sábado, abril 27, 2024

Oscar e Super-Heróis! Conheça os Filmes do Gênero de Maior Prestígio nos Prêmios da Academia

Os filmes baseados em super-heróis de quadrinhos tiveram uma longa jornada e enfrentaram fases muito difíceis até chegar onde estão. Antes, os longas desta natureza não eram muito levados a sério, e com a exceção de duas franquias em especial (‘Superman’ e ‘Batman’), quase sempre eram produzidos com muita desconfiança, resultando em obras, digamos, não muito memoráveis. E assim passaram pelas décadas de 1980 e 1990, vindo a engatar uma nova marcha somente no início dos anos 2000 – considerado o primeiro passo para leva-las a este estágio atual. De lá para cá elas se tornaram cada vez mais constantes e os executivos de Hollywood perceberam que poderiam ser uma fonte muito lucrativa de ideias.

De fato, tais produções escalaram para se tornar o suprassumo do cinema entretenimento na atualidade, ano após ano figurando como os filmes mais rentáveis, verdadeiros campeões de bilheteria, e ícones de popularidade. Alguns podem até afirmar que são estes filmes que seguram a indústria do cinema atualmente, para combater os streamings e fazer o mercado exibidor continuar de pé. Naturalmente, as premiações da sétima arte precisariam se render aos filmes de super-heróis também. E quando falamos da maior delas, o Oscar, a coisa ocorreu de forma gradual, mas hoje não existe mais o preconceito de antes, e tais longas conquistam a cada ano mais prestígio – alguns com muitas indicações e até vitórias.

Abaixo iremos comentar justamente os filmes do gênero com mais prestígio até hoje junto da Academia. Confira.

10) Homem-Aranha 2 (2004)

Considerado pelos fãs um dos melhores filmes do gênero, o segundo ‘Homem-Aranha’, de Sam Raimi, recebeu três indicações ao Oscar. É comum ver filmes de super-heróis nomeados na categoria de melhores efeitos visuais, afinal esse é um dos destaques de tais produções. Acontece que ‘Homem-Aranha 2’ foi o primeiro e único longa de super-heróis a de fato levar o prêmio, acredita? Suas outras indicações também foram técnicas, para edição de som e mixagem de som.

09) Logan (2017)

Chegando em nona posição, temos outro filme considerado pelos fãs um dos melhores do gênero. A despedida dos longas dos mutantes, ainda produzidos pela Fox, não poderia ter sido de forma melhor. ‘Logan’ era tido como a canção do cisne para Hugh Jackman no papel de Wolverine (agora sabemos que ele irá voltar em ‘Deadpool 3’). ‘Logan’ não chegou a ganhar um Oscar, mas entra para esta lista por ter sido o único filme do gênero na história a receber indicação na categoria de melhor roteiro. Isso que é moral!

08) Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Deu para perceber pelo teor da lista que aqui só teremos longas muito prestigiados, queridos pelos fãs a ponto de serem considerados alguns dos melhores do gênero. E a afirmação segue sendo verdade com esta primeira animação lançada para os cinemas protagonizada pelo herói escalador de paredes. Não por acaso, ‘Aranhaverso’ é considerado por muitos como o melhor filme do personagem e moldou até mesmo sua contraparte em live-action (‘No Way Home’). Como uma bem-vinda surpresa, o longa desbancou a toda poderosa Disney na categoria de melhor animação, e levou o Oscar. Será que a continuação que sai esse ano fará bonito também?

Não deixe de assistir:

07) Esquadrão Suicida (2016)

Bem, pode retirar o que eu havia dito acima. Porque diferente dos demais itens apresentados na lista até agora, é difícil encontrar alguém que coloque ‘Esquadrão Suicida’ como um dos melhores filmes do gênero, ou melhor qualquer coisa de fato. Pelo contrário, geralmente é mais fácil encontrar essa primeira investida nos vilões da DC protagonizando seu próprio filme, entre os piores do gênero. Mesmo assim, a produção não apenas foi indicada, como venceu o Oscar de melhor maquiagem, se tornando um filme vencedor do prêmio máximo do cinema.

06) Batman (1989)

Hoje em dia, o primeirão ‘Batman’ pode até ter ficado meio datado para as gerações mais novas, já que é um filme que tem mais de 30 anos nas costas. Mesmo assim, ainda é preciso reconhecer seus feitos e sua influência. Por exemplo, o visual sombrio do personagem foi resgatado por esta produção de Tim Burton e nunca mais abandonado. Tudo em torno do herói criado aqui neste filme, visual, o uniforme, a trilha pesada, e por aí vai, segue ecoando até hoje e tudo o que temos com Batman precisa ser rastreado até a obra de 1989. E ‘Batman’ chega agora à lista por não apenas ter sido indicado na categoria de direção de arte, como também ter ganhado o Oscar – um dos seus maiores atrativos.

05) Superman – O Filme (1978)

E se temos um verdadeiro marco do cinema de super-heróis com ‘Batman’, é claro que teríamos em algum momento na lista o primeiro grande marco – também da DC – com o primeiro filme do ‘Superman’. Um dos grandes diferenciais que a Warner usou para demonstrar que estava fazendo filmes sérios e para adultos, foi atrair grandes nomes da época para protagonizar tais filmes. E se ‘Batman’ contou com o maior ator da época, na figura de Jack Nicholson; ‘Superman’ contou com dois dos maiores nomes dos anos 70: Marlon Brando e Gene Hackman. ‘Superman’ também levou o Oscar de melhores efeitos especiais, mas ao contrário de ‘Homem-Aranha 2’ não concorreu ao prêmio, e sim recebeu um Oscar especial (já que a categoria não existia na época). Fora isso, ainda foi indicado para melhor trilha sonora, edição e som.

04) Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022)

‘Pantera Negra’ é definitivamente a franquia mais prestigiada dentro do MCU. Tudo bem, é verdade que o segundo filme, ‘Wakanda para Sempre’, não recebeu o mesmo amor dos críticos, do público e dos fãs, que o primeiro havia recebido. Mas convenhamos, era uma tarefa ingrata. Isso porque a ideia foi eliminar de sua trama o personagem principal, após a triste morte do protagonista Chadwick Boseman. Uma opção seria reescalar o papel, mas além do respeito pelo ator, havia também o medo da não aceitação do novo intérprete. A solução foi apostar nas mulheres de Wakanda e na introdução de Namor – O Príncipe Submarino, fazendo sua primeira aparição nas telonas. Embora não tenha superado o original, ‘Wakanda para Sempre’ foi bem, e no Oscar tem o recorde de indicar a primeira atriz em um filme do gênero, na categoria de coadjuvante para Angela Bassett (que pode levar o prêmio). São um total de cinco indicações, com também lembranças para melhores efeitos visuais, maquiagem, figurino e melhor canção original, ‘Lift me Up’, de Rihanna.

03) Pantera Negra (2018)

‘Pantera Negra’ mudaria para sempre a cena não apenas na Marvel, se tornando a produção do estúdio mais prestigiada de todas até hoje, como também o cenário de como a Academia, os críticos e o grande público veriam para sempre os filmes de super-herói. É claro que a importância do longa transcende este gênero, já que é uma produção altamente inclusiva, celebrando a cultura negra em grande estilo como nunca anteriormente numa superprodução de entretenimento. Foi a quebra de diversas barreiras, merecendo todos os louros. A produção foi a primeira do gênero a receber indicação a melhor filme na história da Academia. Além disso obteve mais outras três nomeações técnicas (melhor canção original, melhor edição de som e mixagem de som) e venceu três estatuetas (melhor trilha sonora, direção de arte e figurino), num total de sete indicações.

02) Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

Há de se debater qual filme possui mais prestígio no Oscar: ‘Pantera Negra’ ou ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’. Bem, podemos começar dizendo que o primeiro foi indicado a melhor filme e o segundo não. Mas aí podemos contra-argumentar, usando o pensamento de que a nomeação do primeiro tenha sido “mais fácil” após a abertura para até 10 filmes, enquanto o primeiro precisou se digladiar com outros cinco apenas. É dito também que a pressão foi grande para o segundo filme da trilogia de Christopher Nolan figurar em seu respectivo ano (tendo aparecido em 10 de 10 listas dos melhores de todos os especialistas), mas em cima da hora a Academia deu para trás, ainda com medo de indicar filmes do gênero. Seja como for, o segundo ‘Batman’ de Nolan tem um total de oito nomeações, uma a mais que ‘Pantera Negra’. E embora tenha vencido apenas duas estatuetas, uma delas foi a de ator coadjuvante para o “monstro” Heath Ledger – vitória considerada mais valiosa que os prêmios técnicos de ‘Pantera’.

01) Coringa (2019)

Em primeiríssimo lugar como o filme de super-heróis de quadrinhos mais prestigiado da história do cinema no Oscar, temos não um filme de heróis, mas sim um de vilão. Podemos dizer que ‘Coringa’ é diferente de tudo no gênero, um filme barra-pesada e de censura alta, que está mais para um thriller psicológico do que um filme de ação – como a maioria recai no gênero. Não bastasse o anárquico ‘Coringa’ ter o recorde de indicações de qualquer filme do gênero, com onze ao total, ainda foi nomeado para prêmios importantes: como melhor filme do ano, melhor diretor (Todd Phillips), melhor roteiro e, claro, saiu vitorioso com a estatueta de melhor ator do ano para o fenômeno Joaquin Phoenix. Uma curiosidade é que Phoenix é o segundo ator que leva o Oscar por interpretar o palhaço do crime, depois de Heath Ledger, ou seja, o personagem deve dar sorte. E que venha a continuação, ‘Joker: Folie à Deux’, que trará Lady Gaga como a Arlequina da vez.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS