Owen Roizman, lendário diretor de fotografia, morreu aos 86 anos, depois de enfrentar um longo período doente. A notícia foi divulgada pela Sociedade Americana de Cinematógrafos neste sábado (07), ainda que não tenham revelado a causa da morte.
O cinematografo foi indicado ao Oscar cinco vezes, por ‘Operação França‘, ‘O Exorcista‘, ‘Rede de Intrigas‘, ‘Tootsie‘ e pelo faroeste ‘Wyatt Earp‘. Em 2017, ele foi homenageado com um Oscar honorário por suas contribuições ao cinema ao longo da vida.
Em 1997, Roizman já havia recebido outro prêmio pelo conjunto de sua obra, daquela vez pela Sociedade Americana de Cinematógrafos.
Além de suas indicações ao Oscar, Roizman também já foi indicado ao Emmy por um trabalho para a televisão. Foi por sua fotografia no musical estrelado por Liza Minnelli em 1972, o ‘Liza com Z‘, dirigido por Bob Fosse.
Com o cineasta Sydney Pollack, Roizman trabalhou em cinco filmes: ‘Três Dias do Condor‘, ‘O Cavaleiro Elétrico‘, ‘Ausência de Malícia‘, ‘Tootsie‘ e ‘Havana‘.
O produtor Charles de Lauzirika publicou uma homenagem para Roizman. “Momentos icônicos, imagens indeléveis. Owen Roizman trabalhou com os melhores e capturou os melhores. Um diretor de fotografia brilhante e um contador de histórias visual. Descanse em paz”, contou Lauzirika.