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Carrie, a Estranha (2)

A nova versão de Carrie é mesmo um terror.

Quando Brian De Palma lançou, em 1977, a primeira adaptação do romance de Stephen KingCarrie, a Estranha, não imaginava que este acabaria se tornando um dos trabalhos mais emblemáticos de sua carreira. Além de montar uma nova estrutura narrativa e engendrar planos absolutamente brilhantes, do ponto vista estético, De Palma soube lidar com temas extremamente complexos, como religião, sociedade e a rejeição popular pelo diferente, desenvolvendo com eficiência cada ponto empreendido.

Ao longo dos anos, continuações e pequenas novas versões de Carrie foram feitas em menor escala, ainda que nenhuma delas tenha tido, sequer, um atinente destaque, em relação à obra referencial. E, provavelmente, essa lacuna tenha despertado o interesse da indústria hollywoodiana e seu maior filão atual: os remakes e reboots – demonstrando, de certa forma, uma carência de novas ideias.

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Deste modo, comandado por Kimberly Peirce (Stop-Loss – A Lei da Guerra), e estrelado pela nova queridinha da América, Chloë Moretz (A Invenção de Hugo Cabret), Carrie, a Estranha ganha, enfim, sua roupagem mais moderna. No entanto, o resultado obtido surpreende de forma tão negativa, ao ponto de inserir-se entre os piores títulos lançados esse ano. É um longa que nada tem a acrescentar ao conto original, possui um roteiro pedestre e é repleto de atuações vexatórias, que poderiam servir bem à franquia Todo Mundo em Pânico – aliás, a fita seria perfeita como uma paródia contemporânea.

Seguindo a linha narrativa do clássico de De Palma, quase que cena por cena, Peirce realiza um trabalho de direção genérico, que em nenhum momento transporta o espectador para a atmosfera de conflito, na qual, justamente, sua protagonista vive. Pelo contrário, a todo o instante nos deparamos com um sorriso no rosto, pelo fato da má construção de cenas e atuações histéricas, que beiram o ridículo. Tal como a dupla de roteiristas, Roberto Aguirre-Sacasa e Lawrence D. Cohen, entrega um texto raso, detentor de terríveis diálogos e de uma deficiência artística impressionante. O que espanta ainda mais, já que Cohen também assina o roteiro do primeiro filme.

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E, mesmo contando com boas atrizes em seu cast, como a própria Moretz – que, em títulos como Kick-Ass – Quebrando Tudo e Deixe-me Entrar, mostrou-se talentosa –, ou a consagrada Julianne Moore (Longe do Paraíso), não temos um mínimo alento. Ambas realizam trabalhos extremamente caricatos e artificiais, principalmente Moore, que costuma exagerar em suas performances, e aqui extrapola todos os limites. Os demais jovens atores, Gabriella WildeAlex Russell e Portia Doubleday, também demonstram descompromisso com o troço, logo, ninguém consegue se sobressair.

Mas o principal problema está mesmo no descaso dos temas presentes na obra do King e na adaptação do De Palma. É aparente que o intuito da diretora seja apenas o entretenimento e o suspense escapista, já que não se aprofunda em qualquer linha de debate, e tenta, a todo o momento, impressionar o espectador médio, com sustos e efeitos visuais – muito ruins, por sinal. É triste constatar que uma cineasta como Kimberly Peirce, que realizou um trabalho tão tocante como Meninos Não Choram, renda-se ao comodismo artístico.

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Assim, este Carrie, a Estranha junta-se a uma extensa lista de terríveis refilmagens descartáveis; estando em nível de desastres como, por exemplo, O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda ContinuaA Hora do EspantoA Hora do Pesadelo, A Morte Pede CaronaA Profecia Psicose. Ratificando o quão sem sentido é sua existência e, mais ainda, a contumácia e proveito dos produtores em trazer de volta às telonas, clássicos do gênero, sem ter um mínimo de cuidado, em relação à qualidade dessas obras. Quem sabe com consecutivos fracassos, estes se emendem e parem com esta demência, que já encheu há tempos.

Batman – O Cavaleiro das Trevas

(The Dark Knight)

 

Elenco:

Christian Bale (Bruce Wayne), Heath Ledger (Coringa), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Aaron Eckhart (Harvey Dent), Morgan Freeman (Lucius Fox), Gary Oldman (Jim Gordon), Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes).

Direção: Christopher Nolan

Gênero: Aventura, Ação

Duração: 144 min.

Distribuidora: Warner Bros.

Estreia: 18 de Julho de 2008 – Reestreia IMAX (6 de Fevereiro de 2009) e convencional (13 de Fevereiro de 2009)

Sinopse:

Em sua nova aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade: o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços para sair triunfante da batalha.

Curiosidades:

» ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ é a maior bilheteria da história da Warner Bros. Pictures no Brasil superando a marca que pertencia a ‘Matrix Reloded’.

» O filme é o segundo na história de Hollywood a ultrapassar a marca dos US$ 500 milhões arrecadados nos EUA.

» O ator que deu vida ao novo Coringa, Heath Ledger, faleceu no dia 22 de Janeiro de 2008, por overdose de pílulas para dormir. Ledger já havia terminado suas cenas.

» A eterna ‘Buffy’, Sarah Michelle Gellar, recusou um convite para participar da sequência de ‘Batman Begins’, intitulada ‘O Cavaleiro das Trevas’. A atriz seria escalada para interpretar a personagem Arlequina, a escandalosa aliada de Coringa, que tem freqüentes surtos psicóticos.

» Batman realmente sofrerá mudanças de uniforme em ‘The Dark Knight’. O Batman troca de uniforme na metade do filme.

» Katie Holmes está fora da continuação de Batman. A atriz Maggie Gyllenhaal (‘O Sorriso de Mona Lisa’) é a advogada Rachel Dawes.

» Philip Seymour Hoffman (‘Capote’) foi cogitado para viver Pingüim.

» Ryan Philippe, Ethan Hawke, Guy Pearce, Liev Schreiber e Jake Gyllenhaal foram cogitados para viver Harvey Dent, ou Duas Caras.


Trailer:


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EXCLUSIVO: Trailer legendado de ‘Virginia’, terror gótico com Elle Fanning

O terror gótico ‘Twixt‘, dirigido em 3D por Francis Ford Coppola (‘Drácula de Bram Stocker’), ganhou seu trailer legendado – que você assiste EXCLUSIVAMENTE no CinePOP.

A Europa Filmes lançará o longa no Brasil com o título ‘Virginia‘, nome da protagonista. A estreia é prevista para 27 de Dezembro.

Elle Fanning (‘Super 8’), irmã de Dakota, e Val Kilmer estrelam. O elenco ainda conta com Joanne Whalley, Val Kilmer, Bruce Dern, Ben Chaplin, Don Novello, David Paymer e Alden Ehrenreich.

Virginia‘ (Twixt) acompanha um escritor decadente que chega a uma pequena cidade para promover o seu mais recente livro, e acaba se envolvendo no misterioso assassinato de uma jovem. Na mesma noite dos eventos, ele é contactado através dos sonhos por uma garota chamada V. Incerto com relação à conexão entre a fantasma e o assassinato, mas satisfeito por ter tomado conhecimento dos fatos, o escritor acaba chegando à verdadeira história e surpreende-se ao perceber que seu fim diz muito mais sobre sua própria vida do que ele jamais poderia ter imaginado.

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O Diabo Veste Prada

(The Devil Wears Prada)

Elenco:

Anne Hathaway, Meryl Streep, Adrian Grenier, Tracie Thoms, Simon Baker, Emily Blunt, Jaclynn Tiffany Brown, Gisele Bundchen.

Direção: David Frankel

Gênero: Comédia

Distribuidora: Fox Film

Estreia: 22 de Setembro de 2006

Sinopse:

Adaptação do livro escrito por Lauren Weisberger, que conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway). Ela é uma jovem que acabou de sair da faculdade e conseguiu emprego como assistente de uma poderosa editora chamada Miranda Priestly (Meryl Streep), da revista ”Runaway”. Mas mal sabe a garota que Priestly é um terror: seu poder vai além da capacidade de levantar ou principalmente destruir a carreira de muita gente em Nova York.

Curiosidades:

» O filme conta com uma ponta da übermodel Gisele Bündchen, como uma empresária.

» Filme baseado no Best Seller ‘O Diabo Veste Prada‘.

 

Trailer:


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Um Estranho no Lago

Com linguagem peculiar, suspense deixa o espectador curioso pela sua conclusão.

O suspense policial Um Estranho no Lago, do cineasta francês Alain Guiraudie, tem uma proposta, digamos, atípica, dentro do gênero que transita. Não é só o roteiro, também assinado por Guiraudie, que parece caminhar por outra direção. Sua estética fílmica fulgente, dramaticidade latente e algumas passagens intimistas, nos fazem crer que estamos diante de algo que abordará, pura e simplesmente, o cotidiano de uma classe marginalizada pela sociedade, que teima em ser dissimulada. O que nos leva a provável resposta dos muitos comentários e sua seleção para a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2013.

O longa nos insere em meio a uma reserva de nudismo, que possui um lago, habitado apenas por homens homossexuais. Nesta espécie de recanto particular, os visitantes podem andar nus, sem nenhum tipo de recriminação e opressão, com uma vida simples e tranquila. Obviamente, eles usam o bosque, ao lado, para ter relações íntimas. Criando quase que uma comunidade sexual. É bom frisar que Guiraudie faz questão de filmar com planos mais abertos, no intuito de mostrar a nudez gratuita, para sentirmos a mesma sensação dos sujeitos em tela.

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Um dos frequentadores mais assíduos do local é o popular Franck (Pierre Deladonchamps), um rapaz boa pinta que parece nunca ter problemas para encontrar parceiros, não fosse seu pensamento fixo pelo misterioso Michel (Christophe Paou). Sujeito por quem ele se apaixonou perdidamente, numa de suas caminhadas pelo bosque. Por outro lado, Franck conhece o solitário, mas adorável Henri (Patrick d’Assumção), que, ouvindo mais do que falando, parece ter respostas sábias sobre a vida. Sendo de fácil identificação para com o espectador, pelo seu frágil estado emocional, passado através dos olhares de d’Assumção, que realiza um trabalho deveras competente.

De momentos ardentes com Michel, e conversas meditativas com Henri, sobre amizade e relacionamentos, Franck vive uma rotina, de certo modo, banal e ditosa. E parece, enfim, ter achado a felicidade. No entanto, assim como o espectador, e seu amigo confidente, Franck percebe que há algo de errado com o companheiro. E que, mesmo com vontade aparente de estarem juntos, é visível a lacuna entre ambos. Isso é simbolizado quando Henri alerta que relações vazias podem machucar um dos lados, e assim perceberá que a essência do prazer vai além da própria carne.

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De repente, um crime acontece no lago, e a desconfiança sobre Michel aumenta ainda mais. Principalmente depois da chegada do inspetor Damroder (Jérôme Chappatte), que com perguntas incômodas, pressiona a todos os visitantes. Em especial o próprio Franck, que visivelmente parece esconder algo. Tornando a relação do casal, cítrica. A fita, então, se transforma num drama policial, distanciando-se cada vez mais da ideia posta no primeiro ato.

Enchendo-o de planos-detalhe e engendrando longas tomadas pelo lago, Alain Guiraudie torna o filme inquieto, em relação à visão do espectador. Que procura a todo o momento algo acontecendo em tela, causando certa angústia. Também vemos que, ao passar do tempo, a fotografia intensa e brilhante de Claire Mathon, vai se tornando cada vez mais densa e tenebrosa, assim como a aura dos personagens. Que, em dado momento, parecem desaparecer, pela negra atmosfera que ali habita.

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Contudo, a conclusão da trama revela certa carência no roteiro, que se sustenta através de sua estrutura narrativa peculiar. Mesmo com algumas passagens mais sérias e reflexivas, explanadas de forma sutil, não poderíamos dizer que o texto de Guiraudie, desperta grande interesse ou vai fazer você matutar pensamentos após a sessão. Tem lá seus momentos de tensão e consegue manter a plateia ligada – que por sua vez pode se sentir afrontada, devido a uma conclusão que eu julgaria súbita, mas fundamental para com a fita. De certo modo, o diretor salva seu trabalho, ao encerrá-lo num momento crucial para a definição da fraca empreitada. Deste modo, o espectador pode decidir o futuro do conto, abrindo margem para mais discussões.

Dia 18 de outubro de 2013.

Texto originalmente publicado na cobertura do VI Janela Internacional de Cinema do Recife.

Blue Jasmine

UMA MULHER DE AZUL ESCURO

 

Segundo os dados do IMDB, Blue Jarmine já é um dos 10 melhores filmes de Woody Allen. Não sei se é pra tanto, mas com certeza, se fosse fazer uma galeria das principais personagens femininas criadas pelo diretor, colocaria Jasmine (Cate Blanchett) entre as primeiras. De Annie Hall a Vicky, Cristina e Maria Elena, Jasmine merece destaque.

O filme inicia com Jasmine (Cate Blanchett) viajando de Nova York para São Francisco depois que seu marido, Hal (Alec Baldwin), foi preso por fraudes no mercado financeiro. Ela vai pedir arrego para a irmã classe média Ginger (Sally Hawkins).

Jasmine está devastada, desequilibrada e revoltada com a vida. Mas não sentimos pena dela. Ela é um entojo capaz de produzir muitos momentos de vergonha alheia. Fútil, egoísta, incapaz de reconhecer que não pode mais comer caviar e só lhe resta comer buchada. Sua postura é de negação diante de uma realidade que considera amarga. Essa negação diante da sua nova classificação social é reforçada pela estrutura do filme.

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Blue Jasmine, do começo ao fim, é uma montagem em alternância de presente e passado. À medida que vemos as dificuldades de Jasmine em São Francisco, pequenos flashbacks nos quais a bancarrota de Jasmine e Hal vai sendo revelado. Mais do que flashbacks, são rememorações da personagem. Eles revelam à plateia que a protagonista já tinha uma grande dificuldade de enfrentar a realidade, como o ato de dificilmente encarar cara a cara o marido nas situações limites.

Se essa estrutura ficar ligeiramente repetitiva e esquemática no terço final, é elemento imprescindível para ajudar a humanizar Jasmine. Diga-se, Cate Blanchett e Woody Allen estão de parabéns por construir uma figura tão chata sem cair na caricatura. A crítica é quase unânime em apontar Cate Blanchett como favorita ao Oscar. Estou entre eles, hehehe!

Sua irmã Ginger é um contraponto, ou quase. Ginger leva uma vida dura, divorciada, com filhos, trabalho em um supermercado e tem um namorado bronco, mas amável. Apesar da vida difícil e dos problemas que teve por causa da irmã, ela continua a buscar enxergar a vida com otimismo. Há um porém.

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Ginger não se vê como uma mulher interessante. Ela acredita estar fadada aos braços de homens brutos. Jasmine, por razões tortas, dá um sacode na irmã, mostrando o quanto ela pode ser interessante.

O filme tem ambiguidades aos montes, especialmente no final construído por Allen para a protagonista.

O Código

(Safe)

 

Elenco: Jason Statham, Chris Sarandon, Anson Mount,James Hong, ReggieLee, Robert John Burke, Catherine Chan.

Direção: Boaz Yakin

Gênero: Ação

Duração: 79 min.

Distribuidora: Imagem Filmes

Orçamento: US$ 30 milhões

Estreia: Nas Locadoras em Setembro de 2012

Sinopse: O ex-lutador Luke (Jason Statham) vive perambulando pelas ruas sem rumo, até que um dia livra a vida de uma garota da mira dos mafiosos. A menina é um fenômeno da matemática, e tem memorizada a combinação de um cofre que vários criminosos matariam para descobrir. A partir desse encontro, Luke terá que proteger a garotinha das máfias russa e chinesa, além dos policiais corruptos.

 

Curiosidades:
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Trem Noturno para Lisboa (2)

Baseado na obra literária de Pascal Mercier, Trem Noturno para Lisboa traz a história de Raimund Gregorius, um professor colegial solitário que embarca na maior aventura de sua vida. Tudo começa quando o protagonista, vivido no filme por Jeremy Irons (Dezesseis Luas), impede uma jovem de suicidar numa ponte. A jovem volta com ele para a sala de aula, mas logo foge deixando apenas seu casaco e um livro. O personagem de Irons descobre a seguir que foi o tal livro que fez com a jovem mulher quase tirasse a própria vida, e fica ele mesmo obcecado pelas palavras de Amadeu, o autor.

O protagonista descobre também uma passagem de trem no casaco da mulher, e em um ato impulsivo e oposto de seu usual comportamento, decide largar tudo e embarcar nessa jornada em busca do desconhecido. O primeiro passo do professor é descobrir quem é, ou foi, o autor do livro, Amadeu. Vivido por Jack Huston (sobrinho dos atores Anjelica Huston e Danny Huston), Amadeu é um jovem médico revolucionário, porém oposto a atos extremistas.

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Dirigido pelo dinamarquês Bille August, mais conhecido pelas produções A Casa dos Espíritos (com Winona Ryder, Meryl Streep e grande elenco, 1993) e a adaptação de 1998 de Os Miseráveis (com Liam Neeson e Geoffrey Rush), a trama se desenvolve em duas linhas temporais paralelas. Uma movida pela outra. A primeira possui uma estrutura narrativa conhecida e imortalizada pelo clássico absoluto Cidadão Kane, na qual um personagem investiga a vida de outro, já falecido, questionando pessoas ligadas a ele e assim chegando à conclusão de quem foi tal pessoa. Irons faz justamente isso, em suas conversas com a irmã de Amadeu, interpretada pela fantástica Charlotte Rampling (Eu, Anna), e pessoas próximas.

Em sua segunda linha narrativa, vemos encenada a época da Revolução dos Cravos, na década de 1970, que deu início a implantação do Governo democrático, posto em vigor em 1976 em Portugal. Nele, Amadeu teve grande papel. Apesar de algumas vezes visto como um traidor da causa, por deixar seu lado médico e seu ideal falarem mais alto, o personagem de Huston lutou como qualquer outro pelo que acreditava. Mas foi um triângulo amoroso que fez sua estruturada célula revolucionária desabar. E não é sempre assim? Nesse núcleo de elenco temos a participação de dois veteranos da obra-prima de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios: a francesa Mélanie Laurent (apagada aqui) e o alemão August Diehl.

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Esse trecho do filme termina sem brilho, por abordar um assunto importante, mas muito visitado no cinema, sem a força para impulsioná-lo. Nem a paixão nem a tensão são sentidas de forma verdadeira. Outro aspecto que chama a atenção na obra é o elenco internacional, todos vivendo personagens portugueses e tentando ao máximo impor um sotaque carregado. O fato das variadas nacionalidades não serem americanas ajuda um pouco. O elenco conta ainda com Bruno Ganz (O Conselheiro do Crime), Lena Olin (O Leitor), Tom Courtenay (Um Golpe Perfeito), e o veteraníssimo e eterno Drácula, Christopher Lee (O Hobbit), de 91 anos.

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Trem Noturno para Lisboa é uma produção agradável, que nos convida para uma viagem em terras exóticas, na qual a direção de Bille August tira o maior proveito. O sentimento de estarmos juntos, embarcados a cada momento é o que de melhor a obra tem a oferecer. Esse é um daqueles filmes no qual sentimos estar vivenciando junto com o personagem suas experiências. Portugal talvez seja o país europeu menos valorizado pelo cinema internacional. É bom vê-lo sendo lembrado, e como parte de uma produção eficiente e chamativa.

Vovô Sem Vergonha

Filmes como Vovô Sem Vergonha são à prova de crítica. Isso porque aqui não contam atuações, fotografia, trilha sonora, ou qualquer outro quesito geralmente avaliado numa produção cinematográfica. A comédia, aliás, sempre foi um gênero um pouco a parte para os especialistas em cinema, afinal o que parece contar é mesmo se o filme te faz ou não rir. Existem também muitas variações da comédia. E é preciso descobrir qual vai falar melhor com você. Qual faz mais o seu estilo.

Existe o humor adolescente, no qual estão incluídos os filmes paródia (como Todo Mundo em Pânico), há muito mirado a uma fatia mais jovem do grande público. Existem os filmes de humor mais refinado, que seria o oposto, mirado a uma fatia mais velha do público (no qual os filmes de Woody Allen se encaixariam, por exemplo). E existem também os filmes ultrajantes e politicamente incorretos, adição recente ao subgênero da comédia. Os filmes escrachados de Will Ferrell (Os Estagiários) e Sacha Baron Cohen (Os Miseráveis) entrariam nessa lista.

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Esse tipo de filme é repudiado por muitos, simplesmente pelo fato de que é garantido de ofender metade de um cinema cheio. Nem todos são adeptos do humor incorreto, negro, e sujo. Borat (2006), por exemplo, não é um filme unânime. Mas está na lista da maioria dos críticos como uma das melhores comédias dos últimos anos, dessas listas de filmes imperdíveis. Sacha Baron Cohen de forma esperta decidiu colocar um espelho diante da sociedade americana, com a desculpa de ser um cidadão vindo de fora, sem o conhecimento da cultural local.

Filmes “pegadinha” servem para analisarmos o comportamento humano em situações absurdas que talvez não se apresentem nunca mais durante a vida de tais pessoas. Particularmente nunca fui grande fã das façanhas de Johnny Knoxville e sua trupe do Jackass. Dispensei todos os filmes (ou esquetes de acidentes filmados), e nunca me importei com o programa de TV. Mas quando soube de Vovô Sem Vergonha, e dei uma olhada no trailer, percebi que poderia ser algo diferente.

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Protagonizado apenas por Knoxville na pele do octogenário Irving Zisman (personagem recorrente no programa), o filme é também uma sequência de esquetes nos quais pessoas comuns são pegas em ciladas filmadas para expor seu comportamento durante uma situação completamente fora do normal. A diferença é que todas as cenas montam uma narrativa ao longo de seus 92 minutos de exibição. Escrito por Knoxville, Jeff Tremaine (diretor do filme e da série de TV), e acreditem, Spike Jonze (diretor de Quero Ser John Malkovich, Adaptação, Onde Vivem os Monstros, e do recente Ela), o filme mostra a saga épica do idoso incorreto ao levar seu netinho Billy de volta aos braços do pai.

Vovô Sem Vergonha se dá ao trabalho de apresentar um relacionamento mais bem explorado entre o menino e o avô do que esperaríamos, ou do que o filme verdadeiramente necessita. O menino Jackson Nicoll (que vive Billy), aliás, está ótimo. Ele é um ator nato. Em uma cena, se veste de menina para chocar (merecidamente) quem nos choca: as mães que fazem de suas filhas animais de exposição em concursos de beleza – criando desde cedo pequenos seres robotizados. Então, por esse aspecto podemos achar certa justiça no que Knoxville faz.

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Não chega a exibir os esqueletos no armário como Cohen fez em Borat, mas sem dúvidas mescla questões em seu discurso escrachado. Irving invade um show de strippers masculinos e conversa com as donas de casa assanhadas em busca de se dar bem. No final, em um encontro de motoqueiros de um grupo contra abusos infantis, cria para eles a situação dos sonhos, na qual triunfam como heróis sem pestanejar. No geral, Knoxville mostra uma América solícita e simpática, que em sua maioria entra na brincadeira. Se está bom o bastante para Spike Jonze, está bom para mim também.

Dose Dupla

(2 Guns)

 

Elenco:

Denzel Washington, Mark Wahlberg, Bill Paxton, Paula Patton Bill Stinchcomb, Bonnie Bentley, Carlos Retana Jr., Christopher Dempsey, David Kency, Doris Morgado, Edgar Arreola, Edward A. Duran, Edward James Olmos, Evie Thompson, Fred Ward, George Wilson.

Direção: Baltasar Kormákur

Gênero: Ação

Duração: 109 min.

Distribuidora: Imagem Filmes

Orçamento: US$ 75 milhões

Estreia: 13 de Setembro de 2013

Sinopse:

Dose Dupla‘ acompanha Bobby (Denzel Washington) e Stig (Mark Wahlberg), dois agentes à paisana escalados para roubar um banco que serve de fachada para Máfia. O detalhe é que um não sabe da real identidade do outro. Quando eles descobrem, o mandande da tarefa demite ambos, deixando a dupla a mercê dos bandidos.

Curiosidades:

» Baseado na graphic novel de Steven Grant, ‘2 Guns‘ tem roteiro de Blake Masters (da série ‘Law & Order: Los Angeles’) e é dirigido por Baltasar Kormakur (‘Contrabando’).

» Paula Patton (Missão Impossível: Protocolo Fantasma) é a protagonista feminina. Bill Paxton (‘Limite Vertical’) completa o elenco.

 

Trailer:

Cartazes:

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Fotos:

 

Círculo de Fogo

(Pacific Rim)

 

Elenco:

Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi, Ron Perlman, Idris Elba, Burn Gorman, Charlie Day, Robert Maillet, Clifton Collins Jr., Heather Doerksen , Herc Hansen, Jake Goodman.

Direção: Guillermo del Toro

Gênero: Aventura/Ficção-Científica

Duração: 131 min.

Distribuidora: Warner Bros.

Orçamento: US$ 180 milhões

Estreia: 9 de Agosto de 2013

Sinopse:

Círculo de Fogo‘ começa quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a surgir do mar, iniciou-se uma guerra que custaria milhões de vidas e consumiria os recursos da humanidade por anos a fio. Para combater os gigantes Kaiju, um tipo especial de arma foi criado: robôs gigantes, chamados de Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos que têm suas mentes trancadas em uma ponte neural. Mas mesmo os Jaegers se mostram quase que indefesos em relação aos implacáveis Kaiju. À beira da derrota, as forças que defendem a humanidade não têm escolha senão recorrer a dois improváveis heróis – um esquecido ex-piloto (Charlie Hunnam) e uma inexperiente aprendiz (Rinko Kikuchi) – que se juntam para comandar um lendário, mas aparentemente obsoleto, Jaeger do passado. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade contra o apocalipse.

Curiosidades:
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Trailer:


Cartazes:

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Fotos:

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(Fast & Furious 6)

 

 

Elenco:

Paul Walker, Vin Diesel,  Dwayne “The Rock” Johnson, Michelle Rodriguez, Gina Carano, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Clara Paget.

Direção: Justin Lin

Gênero: Ação

Duração: — min.

Distribuidora: Paramount Pictures

Orçamento: US$ 100 milhões

Estreia:

24 de Maio de 2013

Sinopse: 

Desde que Dom (Diesel) e Brian (Walker) dizimaram o império de um chefão da máfia no Rio de Janeiro, sua equipe faturou US$ 100 milhões e nossos heróis se espalharam pelo mundo. Mas viver para sempre em fuga e não poder retornar para casa deixaram suas vidas incompletas.

Enquanto isso, Hobbs (Johnson) tem acompanhado por 12 países uma organização de pilotos mercenários mortalmente qualificados, cujo mentor (Evans) é
auxiliado por uma cruel ajudante, Letty (Rodriguez) – que Dom achava estar morta. A única maneira de parar esses criminosos é vencê-los em uma corrida de
carros nas ruas, por isso Hobbs pede que Dom recrute sua equipe de elite em Londres. Pagamento? Retirar todas as queixas de crimes para que eles possam voltar para casa, e reunir com suas famílias novamente.

Curiosidades:

» ‘Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio‘ foi a maior abertura da franquia, com US$ 83,6 milhões.

» Justin Lin revelou que quarto, quinto e sexto filmes foram pensados como uma trilogia.

» Michelle Rodriguez (‘Resident Evil 5: Retribuição’) voltará a interpretar a durona Letty Ortiz. A atriz não esteve presente no elenco do quinto filme.

» A lutadora de MMA Gina Carano, que recentemente estrelou ‘Toda Prova‘, se junta ao elenco.

» Jason Statham (‘Carga Explosiva’, ‘Adrenalina’) dispensou o convite para participar do filme.

» Chris Morgan, responsável pelo roteiro de três filmes da franquia, revelou que a franquia tomará novos rumos à partir do sexto filme. “A trama do sexto filme vai girar em torno de um roubo maior. A intenção da Universal é transformar a franquia de corridas de rua em uma série de filmes de assalto”, disse.

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Spring Breakers – Garotas Perigosas

(Spring Breakers)

 

Elenco:

James Franco, Vanessa Hudgens, Selena Gomez, Rachel Korine, Ashley Benson, Ananda Milsa, Ash Lendzion, Carlee Miller, Courtney Paige Kramer, Dave Kramer, Dayton Sinkia, Debbie Whited, Devin Dudley, Emma Holzer, Eric Russo, Gucci Mane, Heather Morris, Jarrett Ricker, Josh Randall, Kathryn Trail, Lauren Vera, Paige Anderson, Rod Grant, Sidney Sewell, Thurman Sewell, Tony Robinette.

Direção: Harmony Korine

Gênero: Comédia Dramática

Duração: 94 min.

Distribuidora: Universal Pictures

Orçamento: US$ — milhões

Estreia: Nas Locadoras – Outubro de 2013

Sinopse:

Brit (Ashley Benson), Candy (Vanessa Hudgens), Cotty (Rachel Korine) e Faith (Selena Gomez) são as melhores amigas desde a escola primária e estão tentando juntar dinheiro para passar duas semanas de férias na Flórida. Sem conseguir o suficiente, três delas assaltam um restaurante usando armas de brinquedo.
Depois de alguns dias se divertindo, as garotas são presas numa batida policial e vão parar na cadeia, até que Alien (James Franco), um traficante local, paga sua fiança. Logo, elas mergulham de cabeça em férias tão viciantes e perigosas que elas jamais vão esquecer.

Curiosidades:

» Ashley Benson entrou no lugar de Emma Roberts (‘Pânico 4′), que abandonou a produção.

» O roteiro é do polêmico Harmony Korine, mesmo de ‘Kids‘ (1995), que também dirige.

Trailer:

Cartazes:

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Fotos:

 

Casa da Mãe Joana 2

(Casa da Mãe Joana 2)

 

Elenco:

José Wilker, Paulo Betti, Antonio Pedro, Laura Cardoso, Juliana Paes, Leona Cavalli, Carmem Verônica, Fabiana Karla.

Direção: Hugo Carvana

Gênero: Comédia

Duração: 82 min.

Distribuidora: Imagem Filmes

Orçamento: US$ — milhões

Estreia: 06 de Setembro de 2013

Sinopse:

Depois de despejados do apartamento em Copacabana, nossos heróis de Casa da Mãe Joana 1, Juca, PR e Montanha, seguiram rumos diferentes. PR voltou a investir em coroas ricas, Juca resolveu tirar um período sabático em busca da Cannabis perfeita e Montanha finalmente escreveu um livro de sucesso e ficou rico. Hoje ele mora numa antiga mansão no Alto da Boa Vista, e vai receber os amigos Juca e PR que se envolveram em confusões pelo mundo. Novamente reunidos, os três amigos viverão situações hilárias fugindo de duas irmãs em busca de uma herança e terão que contar com ajuda de mediuns para conviver com assombrações que rondam a casa, como o fantasma Zazzie, um dedicado camareiro da Rainha da França Maria Antonieta, que por descuido baixa na casa e decide ficar.

Curiosidades:
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Trailer:

Cartazes:

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Fotos:

 

Viagem Sem Volta

(Magic Magic)

 

Elenco:

Emily Browning, Michael Cera, Juno Temple, Catalina Sandino Moreno, Agustín Silva, Luis Dubó, Roxana Naranjo.

Direção: Sebastián Silva

Gênero: Terror

Duração: 97 min.

Distribuidora: Sony Pictures

Orçamento: US$ — milhões

Estreia: Direto em Home Video – Setembro de 2013

Sinopse:

Se alicia pudesse apenas dormir, tudo estaria muito bem. Enquanto ela e sua prima Sarah passeiam através de um remoto Chile com o namorado, sua irmã e seu estranho amigo brink, a insonia de Alicia lentamente vai assumindo o controle. A diferença do que acontece na realidade e o que está acontecendo apenas em sua mente se torna cada vez mais claro pra ela. Depois que ela leva uma facada em hipnose para tentar resolver o problema as coisas só pioram. Como o seu pesadelo continua, será que seus amigos vão conseguir salvá-la?

Curiosidades:

Trailer:

Cartazes:

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Fotos:

 

A Filha do Meu Melhor Amigo

(The Oranges)

 

Elenco: 

Leighton Meester, Hugh Laurie, Alia Shawkat, Allison Janney, Adam Brody, Catherine Keener, Boyd Holbrook, Oliver Platt, Tim Guinee, Lucas Papaelias, Aya Cash, Sam Rosen, Hoon Lee, Heidi Kristoffer, Cassidy Gard.

Direção: Julian Farino

Gênero: Comédia Romântica

Duração: 90 min.

Distribuidora: Europa Filmes

Orçamento: US$ — milhões

Estreia: 

06 de Setembro de 2013

Sinopse:

David e Paige Walling (Hugh Laurie e Catherine Keener) e Terry e Cathy Ostroff (Oliver Platt e Allison Janney) são melhores amigos e vizinhos que moram em Orange Drive, nos subúrbios de Nova Jérsei. Sua vida confortável entra em colapso quando a filha pródiga Nina Ostroff (Leighton Meester), que terminou recentemente com o noivo Ethan (Sam Rosen), volta para casa para o Dia de Ação de Graças depois de cinco anos de ausência. Ao invés de sentir interesse pelo filho bem-sucedido de seus vizinhos, Toby Walling (Adam Brody), o que agradaria às duas famílias, é o melhor amigo de seus pais, David, quem chama a atenção de Nina. Quando a ligação entre Nina e David se torna inegável, as vidas de todos sofrem uma reviravolta, particularmente a de Vanessa Walling (Alia Shawkat), melhor amiga de infância de Nina. Não demora muito até as ramificações do caso começarem a atingir todos os membros da família de formas hilárias e inesperadas, levando todos a acordarem para a vida e a reavaliarem o que significa ser feliz, percebendo que, às vezes, o que parece ser um desastre se transforma naquilo que precisamos.

Curiosidades:

» Hugh Laurie (House) vive o afair de Leighton Meester, a eterna Blair Waldorf da série ‘Gossip Girl‘.

Trailer:

Cartazes:

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Fotos:

 

 

Turbo

(Turbo)

 

Elenco:

Vozes de: Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson, Maya Rudolph, Michelle Rodriguez, Paul Giamatti, Ken Jeong, Richard Jenkins, Michael Peña, Snoop Dogg.

Direção: David Soren

Gênero: Animação

Duração: — min.

Distribuidora: Paramount

Orçamento: US$ 80 milhões

Estreia: 19 de Julho de 2013

Sinopse:

Turbo‘ acompanha um caracol que sonha em ser o mais veloz de sua espécie, o que acontece quando ele adquire super poderes e uma velocidade surpreendente.

Curiosidades:
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Trailer:


Cartazes:


Fotos:

 

Os Sabores do Palácio

(Les Saveurs du Palais)

 

Elenco:

Catherine Frot, Jean d’Ormesson, Hippolyte Girardot, Arthur Dupont.

Direção: Christian Vincent

Gênero: Drama

Duração: 95 min.

Distribuidora: Europa Filmes

Orçamento: US$ — milhões

Estreia: 23 de Agosto de 2013

Sinopse:

Hortense Laborie é uma renomada chef que mora em Périgord. Para sua surpresa, o Presidente da República a nomeia como sua cozinheira pessoal, responsável por criar todas as suas refeições no Palácio do Élysée. Apesar da inveja dos chefs da cozinha central, Hortense se impõe, graças a seu espírito indomável.

Curiosidades:

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Cena EXCLUSIVA CinePOP:

Trailer:

Cartazes:

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Fotos:

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Tournage Les Saveurs du Palais

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Última Viagem a Vegas

Reunindo um elenco de estrelas do cinema e falando sobre a maturidade em aproveitar a vida, o cineasta Jon Turteltaub (A Lenda do Tesouro Perdido) chega com seu novo trabalho aos nossos cinemas, a comédia Última Viagem a Vegas. A terceira idade é o foco principal deste longa-metragem roteirizado por Dan Fogelman (Amor a Toda Prova), que tenta se sustentar com diálogos cômicos e uma boa atuação de Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda). Mesmo com alguns elementos envolventes, a história tem altos e baixos. Do meio pra frente parece sem direção mas as situações hilárias que passam os velhinhos devem tirar bons risos da plateia.

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Na trama, quatro amigos de infância, que hoje já estão na fase dos 70 anos, resolvem se reencontrar após anos sem contato para comemorar a despedida de solteiro de um deles em Las Vegas, o ricaço Billy (Michael Douglas). Além de Billy, o grupo é formado por: Sam (Kevin Kline), Archie (Morgan Freeman) e Paddy (Robert de Niro). O primeiro está infeliz e depressivo no casamento, o segundo teve muitos problemas de saúde além de ser tratado como criança pelo filho, o terceiro é um viúvo ranzinza e infeliz que tem contas a acertar com Billy. Esse grupo vai se meter em altas confusões pelas noites na famosa cidade dos cassinos.

Talvez o menos famoso da turma, Kevin Kline, leva o filme nas costas. Seu personagem é o único que consegue ter excelentes momentos na trama. O ator nova-iorquino esbanja categoria e improvisos.  Robert De Niro e Michael Douglas ficam engessados nos seus respectivos papéis, não conseguindo desenvolver de maneira convincente seus personagens. O primeiro tem até uma cena bem legal que lembra o personagem Jake La Motta, interpretado por De Niro no filme Touro Indomável, mas decepciona como um todo. Já Morgan Freeman, faz de tudo para desenvolver seu personagem mas Kevin Kline é quem acerta bastante com seu excêntrico velhinho que ganha um Viagra e uma camisinha da esposa pra curtir Las Vegas.

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Em algumas sequências, principalmente em uma específica da boate, há um uso excessivo de merchandising de famosas bebidas alcoólicas. O diretor poderia ter sido um pouco mais delicado para incluir essas marcas no longa, ficou muito exposto e gratuito da maneira que foi filmado. Muitos dirão que esse trabalho é um Se Beber, Não Case sênior, cheio de bebidas e mulheres bonitas. Realmente os filmes possuem vários elementos em comum mas por conta da qualidade de seu elenco, Última Viagem a Vegas é muito mais maduro na hora de passar sua mensagem. Pra quem gosta de comédia, o filme estreia dia 06 de dezembro em todo o Brasil.

 

 

Crítica em vídeo | ‘Vovô sem Vergonha’, ‘Crô – O Filme’ e ‘Um Time Show de Bola’

Acaba de sair do forno a nova edição do CineAgenda, vídeo apresentado pelo editor Renato Marafon com as estreias deste final de semana (29 de Novembro).

Toda semana, vamos informar sobre os lançamentos e comentá-los.

 

Vovô Sem Vergonha

Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha‘ (Jackass Presents: Bad Grandpa) é o filme derivado da franquia sucesso Jackass, que acompanha a jornada de Irving Zisman (Johnny Knoxville), um idoso que percorre toda a América ao lado de companheiro improvável, o seu neto de 8 anos de idade, Billy.

Ao longo do caminho Irving vai colocar o jovem Billy em lugares e situações que dão todo um novo significado ao termo “educar os filhos”. A dupla irá encontrar strippers masculinos, crianças infelizes concorrendo a um concurso de beleza (e suas mães também infelizes), choros em funerária, motociclistas e um monte de cidadãos inocentes.

 

Crô – O Filme

O ex-mordomo e agora entediado milionário Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado) decide voltar ao trabalho que exercia antes de herdar a fortuna de sua ex-patroa. Crodoaldo acaba por se interessar por Vanusa Ribeiro que se apresenta como sócia de uma confecção, na qual – nosso herói descobrirá – ela explora mão de obra escrava. Indignado, Crô decide desbaratar a máfia da qual Vanusa é um dos chefes e, neste processo, acaba se interessando pela sorte de uma das “escravas”, Larissa, uma menina de oito anos.

 

Um Time Show de Bola

Desde garoto Amadeo é apaixonado por totó. Um dia ele é desafiado por Colosso, um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Mas a partida épica de pebolim entre os dois não foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e com seu dinheiro quer transformar a cidade natal em um espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas.