sexta-feira, abril 26, 2024

Pânico | Ranqueamos todos os ASSASSINOS da icônica franquia slasher

Cuidado: possíveis spoilers à frente para aqueles que não assistiram aos filmes

A icônica franquia slasher ‘Pânico’ é uma das mais conhecidas e memoráveis da história. O primeiro filme foi lançado em 1996, e se tornou um dos maiores clássicos do gênero.

A saga recentemente ganhou seu quinto capítulo – e é claro que precisaríamos atualizar a nosso de todos os assassinos desse sangrento universo, desde Billy Loomis e Stu Macher até Richie Kirsch e Amber Freeman.

Confira abaixo a nossa lista:

9. CHARLIE WALKER, Pânico 4

Intérprete: Rory Culkin

Depois do controverso terceiro filme da franquia, Wes Craven levou mais de uma década para revisitar ‘Pânico’ e apresentar o clássico do slasher a uma nova geração – não apenas de personagens, mas também de fãs. Entretanto, apesar da ótima atuação de Emma Roberts como a psicótica Jill Roberts, a revelação de Charlie Walker (Rory Culkin) como o segundo assassino não causou tanto fervor e não o transformou em um serial killer memorável o suficiente para alcançar o topo da lista (ainda mais considerando sua subordinação à colega de crime).

8. MICKEY ALTIERI, Pânico 2

Intérprete: Timothy Olyphant

Não deixe de assistir:

Mickey é um dos assassinos mais relembrados da saga – e não é por qualquer razão: além da interpretação aplaudível de Timothy Olyphant, o insano personagem levou Sidney Prescott (Neve Campbell) a duvidar de todos à sua volta para isolá-la e atacar pela última vez. Mesmo com uma personalidade pérfida e uma backstory sólida o suficiente para nos convencer, Mickey encontrou seu fim de uma maneira não muito honrável e, como se não bastasse, foi ofuscado pela parceira de crime.

7. RICHIE KIRSCH, Pânico (2022)

Intérprete: Jack Quaid

‘Pânico’, que chegou aos cinemas em janeiro deste ano, representou um ótimo capítulo para a franquia e resgatou todos os elementos adorados pelos fãs sem deixar de lado o fato de apresentar uma nova geração ao clássico slasher. Entretanto, dentre as pontuais falhas, vemos a construção de Richie Kirsch (Jack Quaid) como um dos assassinos: posando como namorado de Sam (Melissa Barrera), ele a enganou em relação a seus verdadeiros objetivos (soa familiar?) dentro de um arco esquecível e cambaleante.

6. AMBER FREEMAN, Pânico (2022)

Intérprete: Mikey Madison

Partindo da mesma premissa que Richie, Amber Freeman (Mikey Madison) também se valeu muito dos filmes originais para ser construída – e, apesar de cometer erros similares e se fincar demais a um arco desequilibrado, conseguiu convencer um pouco mais o público de que era uma das vítimas perseguidas pelo Ghostface, até se revelar como uma das serial killers. Assim como Richie, ela também se aproximou de Tara (Jenna Ortega) e fingiu ser sua melhor amiga apenas para ter a chance de matá-la junto à irmã.

5. JILL ROBERTS, Pânico 4

Intérprete: Emma Roberts

Apesar das críticas mistas, ‘Pânico 4’ é uma entrada subestimada da saga slasher e conseguiu, em certos aspectos, revitalizar a série de filmes ao trazer a narrativa para a era digital. E é claro que, com a emergência das redes sociais, a serial killer Jill (vivida por Emma Roberts) partiria de uma linha similar: invejando a fama da prima, Sidney, Jill arquitetou uma história muito similar ao que a protagonista vivera e fez questão de se tornar a final girl e se tornar o centro dos holofotes – isso é, até morder a própria língua e ter o destino de todos os outros homicidas da franquia.

4. STU MACHER, Pânico

Intérprete: Matthew Lillard

Antes de eternizar Salsicha no live-action ‘Scooby-Doo’Matthew Lillard encarnou o memorável antagonista Stu Macher em ‘Pânico’, de 1996. Apesar de não ser o vilão principal – visto que esse cargo é destinado a Billy Loomis -, Stu causou um choque muito maior quando se revelou como um dos serial killers. A construção irreverente e a falta de detalhes significativos sobre suas reais intenções ainda levantam questões sobre o que ele desejava no final de contas (e, mesmo sem respostas, é sempre divertido revisitar essas teorias).

3. SRA. LOOMIS, Pânico 2

Intérprete: Laurie Metcalf

Quando Debbie Salt apareceu na porta do teatro da Faculdade Windsor e revelou ser a Sra. Loomis, mãe de Billy, o mundo ficou chocado ao vê-la se revelar como a outra assassina de ‘Pânico 2’. Auxiliada pela conturbada mente de Mickey, a personagem mergulhou numa vendeta pessoal, mostrando que era tão psicologicamente deturpada quanto o próprio filho e que faria de tudo para matar Sidney. Como se não bastasse, a complexa personalidade da Sra. Loomis foi absorvida com perfeição pela incrível Laurie Metcalf – que roubou a cena todas as vezes em que aparecia.

2. BILLY LOOMIS, Pânico

Intérprete: Skeet Ulrich

Billy Loomis foi o primeiro assassino da franquia ‘Pânico’ e foi encarnado brilhantemente por Skeet Ulrich. Billy posou como o namorado de Sidney e prometeu ficar ao lado dela depois de Ghostface colocar seu alvo na protagonista, além de jurar protegê-la de qualquer mal. Porém, ele foi o responsável por arquitetar o plano de matar a mãe de Sidney, acusando-a de ter um caso com o pai dele e afastá-lo da família. Billy tem as “melhores” motivações da franquia, e também se mostra um sociopata de primeira. Mas se não fosse o Roman, ele ainda estaria feliz com a Sidney. Talvez…

1. ROMAN BRIDGER, Pânico 3

Intérprete: Scott Foley

‘Pânico 3’ representou uma drástica queda na qualidade da franquia, mas ainda assim é um filme acima da média. Criticando Hollywood e os podres que se escondem por trás dos bastidores do show business, o longa tem seus pontos altos – e um deles é Roman Bridger (Scott Foley). Além de ser o serial killer mais prolífico, com nada menos que nove mortes sob sua reputação, o personagem carrega uma história incrível demais – tendo sido o “responsável” por dar início a toda a franquia. A cena do embate entre ela e a meia-irmã Sidney é uma das melhores e mais intensas de toda a franquia, com um desfecho de matar.

Lembrando que a Paramount Pictures lança ‘Pânico‘ no Brasil no dia 13 de janeiro de 2022, um dia antes da estreia norte-americana.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS