Percy Jackson e os Olimpianos | Conheça a história de Medusa, a Górgona que aparece no 3º episódio da série

O terceiro episódio de Percy Jackson e os Olimpianos’, adaptação em live-action da saga literária homônima de Rick Riordan, apresentou uma das personagens mais icônicas do panteão grego que inspirou o autor: a temível Medusa.

No capítulo em questão, Medusa, disfarçada sob o pseudônimo de Tia Em e interpretada por Jessica Parker Kennedy, vive no mundo terreno e é dona de um empório localizado no meio de uma floresta. Solitária por causa da maldição que foi forçada a carregar – ou seja, transformar qualquer um que a olhe em uma estátua de pedra -, ela recepciona Percy (Walker Scobell), Annabeth (Leah Sava Jeffries) e Grover (Aryan Simhadri), que estão fugindo das garras da poderosa fúria conhecida como Alecto (Megan Mullally). Medusa tenta enganá-los e desviá-los da missão de recuperar o Raio de Zeus, que foi roubado do Olimpo, mas ela eventualmente encontrou sua ruína pelas mãos do protagonista titular.

Ao longo do capítulo, Medusa aproveita para contar sua história e explicar o motivo de Annabeth enxergá-la apenas como um monstro terrível. Ela revela que a mãe da jovem guerreira, a deusa Atena, a castigou com uma punição terrível por inveja e por vingança cega.

Mas será que foi isso mesmo o que aconteceu?

Medusa faz parte de um trio de criaturas mitológicas conhecida como Górgonas, dividindo o título ao lado de Esteno e Euríale. Entretanto, diferente das irmãs, Medusa era mortal antes ser transformada em Górgona – mas não há uma descrição exata e uniforme de como a personagem veio a se consagrar como a conhecemos hoje. Na Teogonia de Hesíodo, por exemplo, não há quaisquer menções à física das Górgonas, enquanto Homero, na Ilíada, já começa a descrevê-las com uma obscuridade arrepiante; porém, não seria até Pseudo-Apolodoro que as Górgonas seriam descritas com “cabeças com serpentes escamosas enroladas em seu torno, e grandes presas como as de porcos, e mãos de bronze, e asas de ouro que lhes davam o poder de voar; e elas transformavam em pedra todos os que as viam”.

Ovídio, na Metamorfose, indicaria que Medusa era a única das irmãs a ter serpentes no lugar dos cabelos, além de explorar suas “origens”: a princípio, a personagem era uma mulher de beleza invejada por todos, tendo, inclusive, chamado a atenção de Poseidon (Netuno, em seu correspondente romano), o deus dos oceanos. Poseidon, por sua vez, desceu do Olimpo e a estuprou em um santuário construído para Atena (Minerva) – a qual, enxergando aquilo como um ato de desrespeito, transformou os longos cabelos da jovem em serpentes e condenou-a com o fardo de nenhum outro ser vivo ser capaz de enxergá-la como ela realmente é e viver para contar a história (motivo pelo qual ela consegue transformar qualquer um que a fite diretamente nos olhos em pedra).

Medusa também tem uma profunda história com Perseu, filho de Zeus com Dânae. Ainda segundo Pseudo-Apolodoro, quando o pai de Perseu, Acrísio, descobriu que Dânae havia concebido um filho do rei dos deuses gregos, ele os trancou em um baú, lançando-os ao mar até que eles chegassem à ilha de Sérifos, e fossem recebidos pelo rei Polidectes – que se apaixonou por Dânae, mas que enfrentou uma sólida resistência por parte de Perseu, que protegia a mãe com todas as forças. Para tanto, Polidectes arquitetou um plano para enganar o jovem, convidando o povo local para um banquete em comemoração ao casamento de Hipodâmia, uma domesticadora de cavalos, exigindo que todos levassem cavalos como oferenda; considerando que Perseu não tinha muitos recursos, ele não conseguiu levar os presentes – e, assim, Polidectes o pediu para trazer a cabeça de Medusa, a única Górgona mortal, com esperanças de que ele não voltasse da missão.

Guiado por Hermes e Atena em sua viagem, Perseu recebeu artefatos que o auxiliariam a derrotar Medusa, incluindo sandálias aladas, uma sacola conhecida como kibisis para guardar a cabeça da Górgona sem, acidentalmente, ser transformado em pedra, a capa de invisibilidade de Hades e uma foice de adamantino. Para enfrentá-la, Atena guiou a mão de Perseu até um escudo de bronze, utilizando o reflexo do objeto para conseguir decepar sua cabeça e retornar a Sérifos com o prêmio prometido.

Na série, a ajuda de Atena vem através do boné que é dado a Annabeth, que o usa para deixá-la invisível para que Percy possa decepar sua cabeça. E, diferente da história original, o jovem semideus a coloca em uma caixa de correio, enviando-a para o Olimpo como um ato de “rebeldia e impertinência” que, provavelmente, terá repercussões nos episódios seguintes.

Lembrando que o próximo capítulo da série será exibido em 02 de janeiro.

Notícias

Asa Butterfield era cotado para viver o Ciclope em ‘X-Men’, diz reportagem

O reboot dos 'X-Men' no Universo Cinematográfico da Marvel...

Sucesso! ‘A Odisseia’ supera US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais

'A Odisseia', novo épico de Christopher Nolan, consolidou seu...

Ryan Murphy confirma estar “considerando” REBOOT de ‘Glee’

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Ryan Murphy ('American...

‘Rivalidade Ardente’: Justice Smith se junta ao elenco da 2ª temporada

De acordo com o Deadline, Justice Smith ('Pokémon: Detetive...
Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.