Percy Jackson e os Olimpianos | Quem é Hades, o deus grego do submundo?

O sétimo episódio de Percy Jackson e os Olimpianos’ foi exibido recentemente pelo Disney+ e, como podíamos esperar, a narrativa introduziu o temível deus grego do submundo, Hades.

No capítulo em questão, Percy (Walker Scobell), Annabeth (Leah Sava Jeffries) e Grover (Aryan Simhadri) finalmente encontram uma passagem para o submundo para poderem resgatar o raio-mestre de Zeus das mãos de Hades (interpretado por Jay Duplass), apenas para descobrirem que a deidade não está com o lendário objeto. Pelo contrário, ele conseguiu salvar a mãe de Percy, Sally (Virginia Kull), de ser assassinada pelo mortal Minotauro lá no episódio de estreia da série, transformando-a em uma estátua de ouro até que o herói titular fosse resgatá-la.

E, enquanto o deus é retratado como uma figura “normal”, por assim dizer, sua história dentro da mitologia grega é bem mais complexa do que poderíamos pensar.

Tendo como seu correspondente romano o deus Plutão, Hades funciona tanto como o nome da divindade em questão quanto o nome do sombrio lugar que se encontra abaixo da Terra – considerado o destino final para as almas dos mortos. Considerado o mais temível dos deuses, ele é descrito pelos poetas Homero e Hesíodo como “impiedoso”, “repugnante” e “monstruoso” (uma caracterização bem diferente da que vemos na série do Disney+). Hades também tem uma esposa, Perséfone, que sequestrou para viver com ele no submundo.

Após a derrota de Cronos e dos Titãs pelos deuses do Olimpo, Hades reuniu-se com seus irmãos Poseidon e Zeus para decidir por qual parte do planeta cada um ficaria responsável: Zeus, eventualmente, ficou a encargo do comando dos céus; Poseidon, dos mares; e Hades, designado a governar o submundo. Por essa razão, o personagem não tinha tanta proeminência nas histórias mitológicas, ainda que fosse temido e seu nome, evitado de ser pronunciado (ora, é notável como inúmeros epítetos eram utilizados para se referir a ele, como Eubuleus, que significa “dar um bom conselho”). Além disso, recontagens apontam que diversos sacrifícios eram feitos em sua honra, ocorrendo à noite e com o sangue de vítimas que escorria pela terra até chegar aos confins de seu reino.

Sendo o único deus a não residir no Olimpo, Hades construiu para si um obscuro palácio abaixo do mundo terreno. Ele também tinha um capacete forjado por Hefesto, que lhe dava o poder da invisibilidade – e que, inclusive, foi utilizado por Atena no combate contra Ares durante a Guerra de Troia, e por Perseu em sua batalha contra Medusa.

Na arte grega clássica e arcaica, Hades é representado como um homem mais maduro, barbado e segurando um cetro, uma lança de duas pontas, um vaso de libação ou uma cornucópia (símbolo da riqueza mineral e vegetal que brota da terra). Em certas ocasiões, ele está sentado em um trono de ébano, ou até mesmo comandando uma carruagem guiada por cavalos negros, com Perséfone a seu lado.

- Advertisement -

Lembrando que o último episódio da 1ª temporada vai ao ar em 30 de janeiro.

SE INSCREVER

NOTÍCIAS

Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.