Nicolas Cage já ganhou um Oscar de Melhor Ator em 1996 por seu papel no drama ‘Despedida em Las Vegas’ e recebeu outra indicação ao prêmio em 2003 pela comédia dramática ‘Adaptação’.
Em 2022, muitos fãs acreditaram que ele iria receber uma indicação à estatueta por ‘Pig‘, um dos filmes mais aclamados de sua carreira, com 96% de aprovação dos críticos.
No entanto, o longa que acompanha um eremita moderno numa jornada em busca de sua porca desaparecida não chamou a atenção dos organizadores do Oscar.
Em entrevista para a IndieWire, o astro refletiu sobre o assunto e disse que nunca fez questão de receber uma indicação ao Oscar pelo filme.
“Normalmente, eu não faço coisas como promover campanhas par um filme, mas ‘Pig‘ é um dos dois filmes que fiz em 43 anos que realmente foram como relâmpagos engarrafados… Uma coisa rara. Neste filme, tivemos pessoas trabalhando de forma fluida de uma maneira que nunca vi antes. Enquanto fazíamos o filme, só queríamos que o navio zarpasse e deixamos o vento nos levar. O único outro filme que me fez sentir isso foi ‘Despedida em Las Vegas‘… E eu nunca esperei uma indicação por nem um dos dois. ‘Pig‘ conta uma história linda e esse sempre foi nosso propósito: apresentar esta história ao mundo, é por isso que estou neste ramo. Esse filme é quase como um cântico folclórico, especialmente numa época em que estávamos todos isolados e em quarentena. Para mim, o filme já cumpriu o seu objetivo.”
Ele acrescentou que:
“Quando eu assisti pela primeira vez, até pensei que seria antitético para o personagem fazer campanha para deixá-lo mais popular, mas foi uma alegria imensa trabalhar nele e o filme precisava ser visto pela maior quantidade de pessoas. O filme foi lançado em julho e não recebeu nenhum prestígio de os festivais de cinema. [O diretor de Cannes] Thierry Fremaux disse que não queria exibi-lo, então eu fiquei tipo, ‘Vamos dar a este filme um pouco de atenção para que as pessoas possam descobri-lo, porque eu acho que é digno disso.'”
Apesar de não ser reconhecido pelo Oscar, ‘Pig‘ ganhou várias indicações e vitórias de outras premiações.
O diretor Michael Sarnoski foi indicado para o prêmio de Melhor Filme Estreante do Director’s Guild of America e o longa ganhou como Melhor Roteiro Original do Independent Spirit Awards.
Além disso, vários grupos de críticos concederam a Cage o prêmio de Melhor Ator, incluindo o Austin Film Critics Association e o Georgia Film Critics Association.
Vale lembrar que o próximo trabalho de Cage é a comédia de ação metalinguística ‘O Peso do Talento’.
Com estreia marcada para 28 de abril, o filme abriu com 100% de aprovação no RT.
Na trama, além de interpretar seu atual ‘eu’, Cage também faz Nicky, uma versão mais nova de si mesmo, apresentada como uma memória que está sempre o perturbando por suas trágicas escolhas ao longo da carreira.
Veja os principais comentários:
“‘O Peso do Talento‘ é uma viagem estridente que vai deixar você com um sorriso estampado no rosto. Cage interpretando uma versão de si mesmo é uma meta-comédia única, com muitos momentos fortes e piadas sem noção que aprofundarão a apreciação pelo trabalho dele.” Bloody Disgusting
“Um filme que poder ser considerado a melhor atuação de Nicolas Cage, porque, na verdade, é são várias das suas performances juntadas em uma única.” Dread Central
“Os realizadores utilizaram toda filmografia de Nicolas Cage para criar algo absolutamente transcendental.” RogerEbert.com
“Uma comédia que acerta zombando e ao mesmo tempo celebrando tudo que é Nicolas Cage – e, no final, se tornando um típico filme de Nicolas Cage, sendo uma coisa brega e ao mesmo tempo especial.” Variety
Criativamente desmotivado e enfrentando a ruína financeira, a versão fictícia de Nicolas Cage tem de aceitar a oferta de US$ 1 milhão para comparecer ao aniversário de um super fã perigoso, Javi (Pedro Pascal). As coisas mudam inesperadamente quando Cage é recrutado por uma agente da CIA (Tiffany Haddish) e forçado a fazer valer o seu nome, canalizando seus papéis mais icônicos das telas para salvar a si mesmo e aqueles que ama. Com a carreira construída para este exato momento, o ator premiado tem de assumir o papel de sua vida: Nicolas Cage.
O elenco conta ainda com Pedro Pascal, Sharon Horgan, Alessandra Mastronardi, Jacob Scipio, Lily Sheen, e Neil Patrick Harris.
O filme é dirigido por Tom Gormican (‘Namoro ou Liberdade‘), que também escreveu o roteiro com Kevin Etten, produtor executivo da série ‘Euphoria‘. Cage produz o projeto a partir de sua produtora Saturn Films.