Há alguns meses, a Disney+ lançou a versão em live-action da clássica animação ‘Pinóquio’ que, seguindo os passos de outras adaptações similares, foi massacrado pela crítica e amargou 26% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Agora, chegou a vez do aclamado realizador Guillermo del Toro imprimir sua própria visão da atemporal história com uma ambiciosa animação em stop-motion – que está fazendo sucesso entre os especialistas internacionais.
Antes de estrear na Netflix dia 9 de De Dezembro, o filme estreia HOJE (24) nos cinemas nacionais com 96% de aprovação, e altíssima nota 8,5/10. Das 68 críticas publicadas, 65 são positivas e 3 negativas.
Confira os comentários:
“Certamente tem seus momentos de pungência e tristeza e os tons engraçados de McGregor enquanto o grilo sofredor fornece algumas notas graciosas de diversão.”, Guardian
“A perspectiva de Guillermo del Toro percorre cada quadro desta releitura única, que não tem medo de abordar temas problemáticos. Uma exploração sincera e cheia de alma do que significa ser humano.”, Empire Magazine.
“Você nunca viu um Pinóquio como este, uma obra-prima engraçada, comovente e vital de del Toro que usa animação stop-motion para criar um mundo de beleza e terror para se perder. O Oscar de melhor filme de animação pertence aqui.”, ABC News
“É o que é, e isso é perfeitamente imperfeito” – THR.
“Uma obra-prima em stop-motion” – TheWrap.
“’Pinóquio’ de Guillermo del Toro traz o bizarro, o obscuro e a alegria ao conto de Carlo Collodi” – Slashfilm.
“Das primeiras cenas, fica evidente que ‘Pinóquio’ é uma produção de Del Toro, aproximando-se do tom de ‘O Labirinto do Fauno’, mas com o terror e o gore reescalados para as crianças” – Next Best Picture.
“Este é um raro entretenimento infantil que não tem medo de chocar as crianças e nem de encantá-las” – Variety.
O elenco conta com Gregory Mann como Pinóquio; Ewan McGregor como o Grilo Falante; e David Bradley como Gepetto.
Tilda Swinton, Christoph Waltz, Finn Wolfhard, Cate Blanchett, John Turturro, Ron Perlman, Tim Blake Nelson e Burn Gorman completam o elenco.
Del Toro entra também como roteirista da versão em stop-motion, que é baseada no clássico de animação criado por Carlo Collodi.
A trama será ambientada na Itália, durante os anos 30, um momento histórico particularmente carregado, em uma época que o fascismo estava em ascensão e Benito Mussolini estava consolidando o controle do país.