domingo, abril 28, 2024

POLÊMICO clássico de Martin Scorsese faz 35 anos em 2023; Veja curiosidades!

Martin Scorsese não é um dos maiores diretores de todos os tempos por qualquer razão. O aclamado realizador é capaz de fazer do cinema uma arte invejável, recheada de construções belíssimas que nos arrebatam imediatamente para outro mundo. E, nos anos 1980, Scorsese chamaria a atenção de todos – para o bem ou para o mal – com o lançamento do ambicioso e controverso longa-metragem ‘A Última Tentação de Cristo’.

Baseado no romance de Nikos Kazantzakis, o filme traz Jesus Cristo como um homem comum, encarnado num Messias contraditório, frágil e perturbado, que se autoproclama filho de Deus. Suas pregações na Judeia, então colônia romana, chocam e incomodam o governo, que decide se livrar dele. Na cruz, ele imagina como seria sua vida se, ao invés de assumir o peso da salvação dos homens, tivesse levado uma vida comum com esposa e filhos.

Com críticas bastante positivas e uma indicação ao Oscar de Melhor Direção, a produção arrecadou quase US$34 milhões contra um baixíssimo orçamento de US$7 milhões. Entretanto, isso não impediu o filme de receber comentários negativos por parte de comunidades religiosas – que inclusive fizeram protesto pela blasfêmia cometida contra a história de Jesus. Scorsese também sofreu ameaças terroristas e teve de andar com segurança reforçada por várias semanas.

Em 2023, ‘A Última Tentação de Cristo’ completa 35 anos desde seu lançamento oficial nos cinemas e, para celebrar seu aniversário e seu profundo impacto na sétima arte, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • O roteiro deste filme ficou no escritório do advogado de Scorsese por pelo menos cinco anos antes de ser feito. Embora Scorsese achasse que o filme poderia ser brilhante, ele estava preocupado com a reação do público ao filme finalizado. Seu advogado concordou que o roteiro era brilhante e muito “corajoso”, mas desaconselhou fazer o filme, porque não achava que os espectadores estivessem prontos para tal história.
  • Universal Pictures concordou em produzir o filme apenas se Scorsese fizesse, depois, um longa comercial. Este foi ‘Cabo do Medo’, lançado em 1991.
  • Scorsese proibiu o fumo dentro do set, tanto porque ele é asmático, quanto para evitar que fossem tiradas fotos de atores e atrizes interpretando personagens bíblicos, principalmente Willem Dafoe, que fumava na época, com cigarros pendurados na boca.

  • Em uma convenção, o ator Christopher Lloyd (‘De Volta para o Futuro’) disse que lhe foi oferecido o papel de um dos discípulos de Jesus, mas recusou. Ele diz que se arrepende dessa decisão até hoje.
  • Um ávido fã de Kazantzakis, Jeff Bridges buscou ativamente o papel de Judas, escrevendo pessoalmente para Scorsese. Entretanto, o papel acabou indo para Harvey Keitel.

  • Várias franquias de cinema se recusaram a exibir o filme. Um deles, a General Cinemas, mais tarde se desculpou com Scorsese por isso. Da mesma forma, quando lançado em vídeo doméstico e laserdic nos Estados Unidos, muitas locadoras de vídeo, incluindo a Blockbuster Video, não levaram o título por causa de sua reputação controversa.
  • Por causa da controvérsia em torno de seu papel neste filme, Dafoe teve seu papel recusado em outro filme épico histórico, depois que os patrocinadores ameaçaram retirar todo o financiamento caso ele fosse escalado. Assim, o papel do Doutor John Henry Holliday em ‘Tombstone: A Justiça Está Chegando’ (1993) foi para Val Kilmer.
  • O longa foi considerado tão polêmico por alguns católicos fundamentalistas franceses, que alguns deles chegaram a incendiar os cinemas que lançavam o filme, em Paris e Besançon, causando uma morte e vários feridos graves entre o público.

  • Quando Jesus está no templo e os soldados romanos estão vindo atrás dele, no que parece ser em todas as direções, são os mesmos cinco guerreiros que são usados ​​em cada tiro. Isso foi um artifício para economizar dinheiro, já que o filme tinha um orçamento pequeno.
  • Quando o filme finalmente recebeu sinal verde pela Universal em meados dos anos 1980, Scorsese ofereceu o papel de Jesus a Aidan Quinn, que havia sido escalado inicialmente durante uma tentativa anterior de fazer o filme. Scorsese então considerou Eric Roberts e Christopher Walken antes de escalar Dafoe.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS