quinta-feira, abril 18, 2024

‘Por que Você Não Chora?’: Drama com Bárbara Paz sobre suicídio e depressão ganha data de estreia

O aguardado drama sobre suicídio e depressão, intitulado ‘Por que Você Não Chora?‘, ganhou data de estreia. A produção, estrelada por Bárbara Paz e Carolina Monte Rosa, faz parte da seleção oficial do 48° Festival de Cinema de Gramado e será o primeiro longa a abrir o evento, no dia 18 de setembro, às 20h30.

O filme será exibido no Canal Brasil, ao lado de toda a programação desta edição do festival.

Na produção, Paz interpreta Bárbara, uma mulher com Transtorno de Personalidade Borderline, que passa a ser acompanhada por uma jovem apática e estudante de Psicologia, durante um período de estágio universitário.

O longa é dirigido por Cibele Amaral e faz um relato cru, honesto e confrontador a respeito das mazelas que norteiam a depressão, o suicídio e as demais questões ligadas à saúde mental.

Na trama, ao receber a missão de acompanhar e orientar a Bárbara – uma mulher diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, a estudante de Psicologia Jéssica (Carolina Monte Rosa) gradativamente vai descobrir que os extremos de sua “paciente” revelam de fato um obscuro e sombrio lado de sua própria alma – que sempre calada, aprendeu a ignorar os seus sofrimentos mais íntimos.

Para o produtor Patrick de Jongh, a versão on-line do festival permitirá que uma audiência ainda maior tenha acesso ao filme e aos seus debates:

Estamos empolgados por poder fazer parte desta experiência única, que será a 48ª edição do Festival de Gramado, que de maneira histórica será realizada no formato on-line. Unimos a ousadia e um cuidado categórico para construir essa história, a fim de não apenas abordar com delicadeza e genuinidade questões como o suicídio, a depressão e transtornos como o Borderline, como também apresentar um lado ainda mais versátil e autoral que a cineasta Cibele Amaral já possui. E o cinema foi feito com essa finalidade, a de encontrar o seu público e ser encontrado por ele. Creio que ‘Por que Você Não Chora?‘ vai se comunicar com muitas pessoas, muitas famílias e muitas histórias e estamos esperançosos com os reflexos que poderá surtir em nossa sociedade“.

A cineasta brasiliense Cibele Amaral – que usou sua própria expertise como psicóloga para construir toda a dramaticidade do filme, ainda comentou como o drama se comunica de maneira única e particular com o público feminino, ao trazer à luz o atual cenário de aumento de casos de suicídio entre as mulheres.

“Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 50% na taxa de suicídio em meio as mulheres, entre os anos de 2009 e 2019. E essa foi uma percepção muito forte que tive durante o meu período de estágio como psicóloga no Instituto de Saúde Mental de Brasília. Desenvolvi este filme justamente para que possamos abordar, de forma mais aberta e honesta, aquelas questões que se apresentam pelo menos uma vez na vida de cada mulher, como a maternidade, a busca por autoconhecimento, a dúvida e a necessidade de encontrar a nossa força interior para sobreviver num mundo que nem sempre nos enxerga. Espero que ‘Por que Você Não Chora?‘ promova uma discussão sadia e produtiva sobre como podemos lidar melhor com esses complexos e tão delicados cenários”.

Não deixe de assistir:

Confira o cartaz oficial, acompanhado de sua sinopse:

“Jéssica, menina de origem humilde que veio do interior para estudar na Capital, se depara com um novo mundo durante o estágio na faculdade de psicologia, quando passa a atender Bárbara, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Jéssica é séria demais. enquanto Bárbara é uma bomba relógio. Jéssica nada sabe de si, Bárbara está sempre em processo de autoconhecimento. Enquanto Bárbara vai ganhando limites e confiança para recuperar sua vida, Jéssica vai descobrindo que nunca teve uma. Todas as perguntas e dúvidas que estavam caladas, de repente irrompem, quebrando as estruturas do caráter de Jéssica. O antigo não serve mais e o novo não existe. É um lugar de vazio, de nada. Feminino e forte, sobre a vontade de viver ou morrer, “Por que você não chora?” aborda o controverso tema do suicídio”.

Por que Você Não Chora?‘ ainda conta com um grande elenco global, composto pelas atrizes Maria Paula, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda e Priscila Camargo

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS