sexta-feira, junho 21, 2024

‘Porky’s’, ‘Top Secret!’, ‘Curso de Verão’ e as Comédias Cult Inesquecíveis dos Anos 80 em Suas Primeiras Exibições na TV Brasileira!

Quem cresceu nos anos 80 e 90 irá para sempre lembrar das exibições dos filmes que marcaram sua juventude na TV aberta. Acontece que essa geração não tinha a internet como hoje, e a facilidade de encontrar um filme no toque de um dedo. Naquela época raiz tudo era mais difícil, e o contato que tínhamos com os filmes era quando eles passavam nas famosas redes de TV nacionais – em especial a Globo e o SBT. E dentro destes canais, a Tela Quente e a Sessão das Dez foram dois dos programas mais emblemáticos de filmes de seus respectivos canais.

Aqui falaremos mais uma vez da “então recém-inaugurada” sessão de filmes inéditos da rede Globo nas noites de segunda-feira. A Tela Quente se mantém até hoje como ícone do horário, mesmo enfrentando atualmente a concorrência pesada das plataformas de streaming em um mundo que mudou muito com a internet. Nos anos 80 as coisas eram muito diferentes, e sessões como a Tela Quente serviram de porta de entrada de toda uma geração no mundo mágico dos filmes. Em mais uma matéria nostálgica iremos revisitar alguns dos maiores sucessos clássicos dos anos 80 em suas primeiras exibições na TV. Confira abaixo.

Top Secret! Super Confidencial

Primeiro filme do ator Val Kilmer, essa comédia escrachada dos mesmos criadores de ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu’ tira sarro de sucessos como ‘Footloose’ e ‘A Lagoa Azul’, os misturando a filmes de espionagem clássicos. Essa paródia cult que não merece ser esquecida estreou na Tela Quente em 2 de março de 1989.

Porky’s

Nos anos 80 se fazia um tipo de filme que dificilmente irá retornar nesses tempos politicamente corretos que vivemos: a comédia adolescente com altas doses sexuais. Bem, é preciso ser dito que tais filmes podem também ser considerados bem machistas, pois era a mentalidade da época. E ‘Porky’s’ se resume em um grupo de adolescentes dos anos 1950 que só pensavam em transar. O filme passou pela primeira vez na TV na Tela Quente de 17 de outubro de 1988.

A Última Festa de Solteiro

E não é que até mesmo o astro multi-Oscarizado Tom Hanks participou destas tais comédias de sexo dos anos 80. Estes filmes podem ser considerados as “pornochanchadas” gringas. E bem, esse filme é como diz o título: Hanks vai se casar e os amigos dão uma despedida de solteiro totalmente selvagem para ele. O filme era inédito na Tela Quente do dia 25 de julho de 1988.

De Volta às Aulas

Não dá para falar em anos 80 sem mencionar o icônico humorista Rodney Dangerfield. O sujeito dono de boca suja marcou o período, e no cinema até que ficou mais domado do que seus stand-ups da época. Aqui, ele vive um milionário decidindo fazer faculdade para dar uma força para o filho. No elenco, Keith Gordon e um Robert Downey Jr. bem novinho em um de seus primeiros papeis. O longa também era inédito na Tela Quente do dia 20 de novembro de 1989.

Não deixe de assistir:

Curso de Verão

Por falar em aulas, talvez nenhum outro filme sobre colégio tenha marcado tanto os anos 80 quanto ‘Curso de Verão’. O filme cansou de passar na Globo na Sessão da Tarde e definitivamente é um dos “filmes esquecidos” mais queridos da época. Na trama Mark Harmon é um professor sofrido, obrigado a deixar as férias de lado e dar um curso de verão para alunos de recuperação, todos desajustados, destaque para dois aficionados por filmes de terror. A estreia foi na Tela Quente do dia 17 de abril de 1989.

Um Espírito Baixou em Mim

Outro que não poderia ficar de fora quando falamos de comédias dos anos 80 é Steve Martin. Mas não apenas ele, como também a igualmente icônica Lily Tomlin. Justamente por isso, seria muito bom vê-la em uma participação na série atual de sucesso dele, ‘Only Murders in the Building’. Voltando 40 anos no passado, ela vivia uma ricaça que morre e volta como espírito – e termina “baixando” no corpo errado, de seu advogado (Martin). A estreia na Tela Quente foi no dia 5 de setembro de 1988.

A Melhor Casa Suspeita do Texas

Quando falamos em Lily Tomlin, lembramos de Jane Fonda. E quando pensamos nas duas, o filme que vem à cabeça é ‘Como Eliminar seu Chefe’. E qual era o terceiro elemento deste filme? Isso mesmo, Dolly Parton. Aqui, ela se une a Burt Reynolds, numa comédia com doses sexuais, para viver a cafetina de um famoso bordel na cidade. A estreia ocorreu no primeiro ano da Tela Quente, em 4 de julho de 1988.

A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa

Quando falamos em filmes cult inesquecíveis de comédia, precisamos falar da franquia ‘A Pantera Cor-de-Rosa’ e do hilário inspetor de polícia francês, Jacques Clouseau. E o personagem jamais será desassociado da figura de Peter Sellers. E aqui ele voltava para mais uma aventura, com um filme lançado após a morte do ator em 1980. A estreia na Tela Quente foi em 25 de setembro de 1989.

Trânsito Muito Louco

Em Hollywood nada se cria, tudo se copia. O sucesso da comédia ‘Loucademia de Polícia’, sobre um grupo disfuncional de cadetes adentrando a academia da força policial, gerou todo tipo de “imitação”. Uma que ficou conhecida para quem cresceu na época grudado na TV foi ‘Trânsito Muito Louco’, que seguiu de perto a mesma fórmula, inclusive apresentando um grupo de personagens parecidos, apenas mudando o cenário para uma escola de trânsito muito linha dura. A comédia fez parte do acervo da Tela Quente de 1988, passando no dia 13 de junho daquele ano.

Academia de Combate

Por falar em comédias imitadoras de ‘Loucademia de Polícia’, aqui temos uma dupla de amigos adentrando a academia militar. Quem estrela é o mesmo Keith Gordon de ‘De Volta às Aulas’, que também protagonizou ‘Christine – O Carro Assassino’ e ‘Vestida para Matar’. Aliás, aqui tínhamos até mesmo um dos envolvidos com a comédia citada de intermináveis continuações atrás das câmeras. A estreia foi na Tela Quente no dia 16 de março.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS