Tom Cruise é um dos atores mais conhecidos do cenário do entretenimento cinematográfico e, em determinado momento, estava atado para interpretar o Homem de Ferro no Universo Cinemático Marvel. Entretanto, como bem sabemos, o papel foi eventualmente dado a Robert Downey Jr., que eternizou o personagem nas telonas.
Agora, através do recém-lançado livro ‘MCU: The Reign of Marvel Studios’, que explora os 15 de construção do universo cinematográfico do estúdio, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, revelou o motivo pelo qual Cruise não interpretou o super-herói.
Na obra, é explicado que o ator, à época com 34 anos, “flertou com a ideia de interpretar [Tony] Stark” (via CBM). Porém, o valor do cachê pedido por Cruise era muito alto para que ele pudesse, de fato, encarná-lo nas telonas.
Segundo Feige, “o valor do cachê de Cruise, à época, era maior que mesmo um estúdio de lucrativo como a Fox estava disposta a arriscar com uma propriedade super-heroica ainda não testada”.
Além disso, o livro aponta que a Marvel Studios também não conseguia escalar nenhum astro A-List, incluindo Johnny Depp (que foi considerado para encarnar Tony). Por essa razão, nomes como Timothy Olyphant, Jim Caviezel e, por fim, Downey Jr. foram considerados para o projeto.
Vale lembrar que, na mesma obra, Feige revelou à autora Joanna Robinson que tinha planos para três personagens específicos tomarem as rédeas como os Vingadores no MCU após a já esperada partida de Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor) e Downey Jr.: Capitã Marvel (Brie Larson), Pantera Negra (Chadwick Boseman) e Homem-Aranha (Tom Holland).
““[Chadwick Boseman] me contou a história de como, no set de ‘Vingadores: Ultimato’, ele, Brie Larson e Tom Holland sentaram-se e conversaram sobre como eles eram o futuro da Marvel e como isso era emocionante para eles. [Então,] você olha para o colapso entre o acordo Sony-Marvel sobre o Homem-Aranha, você olha para Chad Boseman falecendo, e você olha para Brie Larson ou não se encaixando bem ou apenas, você sabe, sendo prejudicada por fãs tóxicos. Tantos fatores entraram em jogo que derrubaram o plano [de Feige]”.
Durante uma entrevista para o podcast The Watch (via Screen Rant), Robinson também revelou outra citação de Feige, sugerindo que o MCU será reiniciado após ‘Vingadores: Guerras Secretas‘.
“Temos uma citação de Kevin Feige que sugere que, tipo, ‘Guerras Secretas‘ servirá como uma suave reinicialização do MCU, na qual eles podem podar tudo. Esse ‘podar’ não é um termo tirado de Loki. Eles realmente vão reiniciar tudo que não está funcionando e apenas manter o que está funcionando, ou trarão de volta pessoas que você pensava que haviam partido para sempre.”
De acordo com o Screen Rant, o fim do livro também traz uma passagem que diz o seguinte:
“Feige teve que aprender diferentes lições dos quadrinhos: como os super-heróis precisavam ser reiniciados periodicamente, como impedir que variantes e derivados saíssem do controle, como um evento anual de mega-crossover poderia unificar uma linhagem de personagens diferentes”.