segunda-feira, abril 29, 2024

Previsão Oscar 2024 – Parte 1 | 10 Filmes que Devem Fazer Sucesso na Próxima Edição do Maior Prêmio do Cinema

Estamos oficialmente no antepenúltimo mês de 2023. Você tem noção? Sim, podemos dizer que o ano já ficou para trás, esperamos que você tenha realizado tudo o que planejou de meta para a sua vida. Para os amantes de cinema, o fim de um ano significa já começar a olhar para o outro e o que os próximos doze meses irão trazer nas telonas e nos streamings – desta vez, sem greve por favor.

Antes de começarmos a nos mobilizar para 2024, falta a última grande cerimônia de 2023. Mas calma, é claro que este ano ainda reserva alguns grandes filmes de entretenimento, que prometem arrastar multidões aos cinemas, como ‘Aquaman 2’, o novo ‘Jogos Vorazes’, ‘As Marvels’, ‘O Exorcista – O Devoto’ e ‘Wonka’ – além de filmes esperados nos principais streamings, como ‘Rebel Moon’, por exemplo.

Com a greve dos roteiristas (que graças a Deus chegou ao fim) e a dos atores também, os estúdios se sentiram compelidos a adiar grandes produções, que poderiam muito bem chegar até o Oscar – vide ‘Duna – Parte 2’. Mas isso não significa que as produções de 2023 ficaram desamparadas ou que o próximo Oscar será um evento minguado. Nada disso, ainda temos muitas obras de qualidade para representar bem o ano e celebrar o melhor do cinema com muito gosto.

São justamente destes filmes que iremos falar nesta matéria, já tentando prever alguns dos filmes que poderão sair com indicações para a maior festa da sétima arte. Como de costume em nossa matéria anual, essas são nossas previsões dos filmes que devem ser indicados ao Oscar 2024. Ps. Para a matéria não se alongar demais, este ano a dividiremos por partes, que irão englobar todas as categorias que determinado filme pode vir a ser indicado. Confira abaixo.

Oppenheimer

Mesmo antes de ser lançado, todos já anunciavam com gosto que a biografia do criador da bomba atômica seria um dos grandes concorrentes ao Oscar 2024. Também pudera, na direção temos um dos grandes pilares da Hollywood atual – Christopher Nolan – um dos poucos cineastas a conseguir mesclar o melhor dos dois mundos: ou seja, cinema autoral de qualidade com a potência do cinema-entretenimento-evento. ‘Oppenheimer’ foi um dos maiores sucessos de 2023, e deve ser indicado para melhor filme, melhor direção (Nolan), melhor ator (Cillian Murphy), melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor fotografia (é claro) e outros prêmios técnicos como edição, efeitos visuais, trilha sonora e som. Ah sim, o filme poderá ser lembrado também para não uma, mas duas atrizes coadjuvantes – com Emily Blunt e Florence Pugh.

Assassinos da Lua das Flores

Esse é outro que é batata! Martin Scorsese é considerado o melhor diretor de cinema ainda em atividade e qualquer novo projeto seu é garantido de ser abraçado pelos votantes da Academia. Ainda mais um que traga seus dois maiores colaboradores (Leonardo DiCaprio e Robert De Niro) juntos pela primeira vez em cena em um filme seu. Fora isso, o tema do massacre a uma tribo indígena pela ganância de empresários brancos é mais atual do nunca. O longa da Paramount e Apple TV+ deve ser indicado para melhor filme, diretor (Scorsese), ator (DiCaprio), atriz (Lily Gladstone), ator coadjuvante (De Niro), roteiro adaptado, direção de arte, figurino, fotografia, edição e trilha sonora.

Maestro

Não deixe de assistir:

Por falar em trilha sonora, essa produção da Netflix tem tudo a ver com música. A começar que se trata do novo trabalho como diretor de Bradley Cooper, cuja estreia foi igualmente no muito musicado ‘Nasce uma Estrela’ (2018). Aqui, ele se volta para a música clássica ao invés da pop, na biografia do maestro judeu Leonard Bernstein – com um misto de preto e branco e cor. ‘Maestro’ é visado para indicações a melhor filme, diretor (Cooper), ator (Cooper), atriz (Carey Mulligan), roteiro original, figurino, maquiagem (é claro), edição, trilha sonora, edição de som e quem sabe fotografia, direção de arte e atores coadjuvantes para Matt Bomer e Sarah Silverman.

Napoleão

Superprodução épica de Ridley Scott, a biografia sobre o imperador francês que é uma das figuras históricas mais emblemáticas de todos os tempos, promete marcar a volta do cineasta às boas obras do gênero que assinou no passado – vide ‘Gladiador’ (2000). Ainda mais tendo em seu corner performances como as de Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby como os protagonistas. ‘Napoleão’ promete indicações para melhor filme, direção (Scott), ator (Phoenix), atriz coadjuvante (Kirby), direção de arte, figurino, fotografia, edição, trilha sonora e som; e quem sabe efeitos visuais e roteiro original.

Os Rejeitados

Depois dos quatro primeiros itens acima representando a categoria das superproduções, agora temos um drama mais intimista – sobre a relação de alunos rebeldes e rejeitados por suas famílias, e um professor de quem ninguém gosta. Esse é o novo filme de Alexander Payne, três vezes indicado ao Oscar de direção (‘Sideways’, ‘Os Descendentes’ e ‘Nebraska’) e vencedor de dois Oscar de roteiro (‘Sideways’ e ‘Os Descendentes’). ‘Os Rejeitados’ deve ser indicado para melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph), roteiro original e quem sabe para melhor direção (Payne), ator (Paul Giamatti) e trilha sonora.

Vidas Passadas

Não é novidade vermos dentre os candidatos a melhor filme, uma produção vinda de fora dos EUA – e isso já ocorria mesmo antes da abertura para 10 filmes. É verdade que depois da vitória de ‘Parasita’, não passou uma edição do Oscar em que não tenhamos ao menos um filme falado em outro língua que não o inglês nomeado na categoria principal. E o representante estrangeiro deste ano na categoria, ao que tudo indica, deve ser ‘Vidas Passadas’, um longa sensível sobre relacionamentos. A obra deve concorrer a melhor filme, roteiro original e talvez melhor direção (Celine Song), coadjuvante (John Magaro) e trilha sonora.

Saltburn

Outra promessa no Oscar 2024, ‘Saltburn’ é a comédia ácida com toques de crítica social da vez. Se trata do novo filme escrito e dirigido pela promissora Emerald Fennell, atriz e cineasta britânica cujo primeiro trabalho no comando de um filme rendeu o elogiado ‘Bela Vingança’, que marcou o Oscar de 2021. ‘Saltburn’ conta com um grande elenco e mostra um estudante fascinado pelo estilo de vida de um colega, após este o convidar para um feriado no castelo da família. A obra deve ser lembrada para melhor filme e pode figurar também nas categorias de melhor direção (Fennell), ator (Barry Keoghan), atriz coadjuvante (Rosamund Pike), ator coadjuvante (Richard E. Grant), roteiro original, direção de arte, figurino, fotografia e edição.

Segredos de um Escândalo

Mais conhecido por seu título original ‘May December’, esta é mais uma produção que promete fazer da Netflix uma potência também nesse Oscar, como tem sido em todas as edições passadas desde que o streaming pôde se adequar às regras da Academia. O filme que une em tela as vencedoras do Oscar Natalie Portman e Julianne Moore pela primeira vez tem direção de Todd Haynes – de ‘Carol’ (2015). Na trama, uma atriz resolve estudar seu próximo papel em um filme, e para isso acompanha de perto a vida da mulher real a quem irá interpretar no cinema – uma abusadora de menores. Além do óbvio melhor filme, o longa pode vir a receber indicações de direção (Haynes), atriz (Portman), atriz coadjuvante (Moore), ator coadjuvante (Charles Melton) e roteiro original.

Dinheiro Fácil

Também conhecido como o ‘A Grande Aposta’ de 2023, este longa é igualmente baseado em uma história real envolvendo investimentos e uma crise financeira – mesmo que em menor escala. Um negociador de ações sem qualquer experiência vira celebridade do dia para a noite após uma dica que deu acidentalmente ter se mostrado certeira, o fazendo milionário instantaneamente. Despertando, é claro, a atenção de todo tipo de ricaço. A produção da Sony também traz um grande elenco e se trata do novo filme de Craig Gillespie, de ‘Eu, Tonya’. A comédia dramática pode levar indicações de melhor filme, ator (Paul Dano), roteiro adaptado e edição.

Barbie

Finalizando essa primeira parte da matéria da previsão do Oscar 2024 (com os filmes que possuem chance real de indicações), mas não menos importante, temos o maior sucesso de 2023 nos cinemas: ‘Barbie’. Ninguém, nem mesmo os envolvidos imaginariam o fenômeno que este filme se tornaria. Tudo bem que protagonizando temos atores indicados ao Oscar, assim como também na direção uma cineasta com indicação. Mesmo assim, a proporção que o filme tomou foi simplesmente imensurável. ‘Barbie’ deve assumir a cota de “cinema entretenimento” ou “blockbuster” do ano, com indicações a melhor filme, atriz (Margot Robbie), ator coadjuvante (Ryan Gosling), direção (Greta Gerwig), roteiro original, direção de arte, figurino, maquiagem, fotografia, edição, trilha sonora, som e efeitos visuais.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS