terça-feira, abril 23, 2024

Primeira Impressões | Sob Pressão – 5a Temporada Foca na Saúde Mental dos Profissionais da Saúde

Não é exagero dizer que ‘Sob Pressão’ faz parte do seleto grupo das séries brasileiras mais bem-sucedidas em território nacional de todos os tempos. Em seis anos, a produção já ameaçou acabar duas vezes, porém, o sucesso de público é tão grande, que ela acaba voltando – para a felicidade de nós, espectadores. Após uma temporada especial nominada ‘Plantão Covid’, que acompanhou de perto os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde no tratamento e combate ao novo corona vírus que assola o planeta (ao mesmo tempo em que a realidade encarava o mesmo risco sanitário) e de tentar levar seus protagonistas para o interior do Amazonas para mostrar a realidade da medicina ribeirinha, a quinta e nova temporada de ‘Sob Pressão’ acaba de chegar ao Globoplay, e os dois primeiros episódios serão exibidos esta noite em rede aberta da Globo após a novela ‘Pantanal’.

Dr. Evandro (Júlio Andrade) e Dra. Carolina (Marjorie Estiano) tentam viver a vida normalmente com o filho do casal, cuja mãe é Diana (Ana Flávia Cavalcanti), ex-namorada do médico. Porém, uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício faz com que os dois tenham que abandonar a tarde em família e correr de volta para o hospital para tratar de dezenas de pacientes que chegam com todo tipo de queimadura e ferimentos, especialmente os irmãos gêmeos (Lázaro Ramos). Enquanto isso, Dr. Décio (Bruno Garcia) recebe a notícia de que o namorado ganhou uma bolsa de estudos na Inglaterra, e fica balançado sobre ir com ele ou continuar no comando do hospital. Tudo indica que a sobrecarga emocional que vem exigindo deles toda a energia nos últimos tempos veio este ano para cobrar sua conta, e a equipe médica terá que tomar decisões importantes em nome de seu próprio bem-estar.

Com dois episódios disponibilizados toda semana por seis semanas na Globoplay, totalizando 12,  e ainda sem previsão de estreia na TV aberta, a nova temporada de ‘Sob Pressão’ desloca o eixo da narrativa que vinha sendo focada nas doenças e nas gambiarras do Dr. Evandro para driblar a falta de recursos da saúde pública brasileira e mostrar que agora a pressão é no emocional, na saúde mental dos médicos e enfermeiros da equipe do Hospital Edith Magalhães Fraenkel (aliás, vale ressaltar: é um local fictício, gravado no Centro da cidade, e presta homenagem a esta grande enfermeira que contribui muitíssimo para a saúde do Rio de Janeiro no início do século 20). Assim, o roteiro da equipe de Lucas Paraizo traz novos dramas pessoais que força seus personagens a fazerem escolhas, o que provoca dinamismo na série, cujas novas temporadas ainda não estão confirmadas, mas que nesta já realiza uma passagem de bastão para um novo núcleo narrativo.

A entrada de Marco Nanini no enredo aprofunda o drama das doenças intelectuais e como isso afeta a família do paciente – um acerto extremamente sensível do diretor Andrucha Waddington em trazer o assunto para o debate aberto do público. Precisamos mesmo falar abertamente sobre o Alzheimer. A participação especial de Leonardo Bittencourt como um residente mauriçoca insuportável ajuda a ilustrar como tem, também, muito estudante que não quer nada com a Medicina, dispostos a fazer o mínimo, e como isso afeta o coletivo em um hospital de emergência.

A nova e talvez última temporada de ‘Sob Pressão’ continua capturando a tensão e a atenção do espectador. Longe de se desgastar, personagens e histórias se renovam com o cotidiano da realidade, prestando grande serviço sobre os desafios da saúde pública brasileira. Mais uma temporada bem-feita!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Não é exagero dizer que ‘Sob Pressão’ faz parte do seleto grupo das séries brasileiras mais bem-sucedidas em território nacional de todos os tempos. Em seis anos, a produção já ameaçou acabar duas vezes, porém, o sucesso de público é tão grande, que ela...Primeira Impressões | Sob Pressão - 5a Temporada Foca na Saúde Mental dos Profissionais da Saúde