sábado, abril 27, 2024

Primeiras Impressões | ‘Andor’ é instigante e entrega MAIS do que ‘Obi-Wan Kenobi’

Desde que foram anunciadas, as novas produções de ‘Star Wars’ têm atiçado a ansiedade dos fãs por novidades que expandam esse universo. Aos poucos a DisneyPlus está cumprindo sua promessa, disponibilizando as novas séries em intervalos regulares de modo a nos deixar alimentados o tempo inteiro. Dentre as mais aguardadas, estava a minissérieObi-Wan Kenobi’, que mostrou-se uma produção contemplativa e nostálgica, cuja função era sanar uma ansiedade antiga dos fãs da segunda trilogia. E, exatos três meses depois, estreia hoje a série ‘Andor’, que irá agradar não só aos fãs da última trilogia, mas a todos que se rebelam contra o Império.

Cinco anos antes dos eventos ocorridos em ‘Rogue One’, Cassian Andor (Diego Luna, como é bom te ver de novo!) era apenas um sujeito tentando sobreviver. Oriundo de algum povo originário e adotado por Maarva (Fiona Shaw) quando ainda era garoto na Orla Exterior de Fest, os dois hoje vivem em Ferrix. Certo dia, porém, o passado de Cassian fala mais alto e ele acaba cometendo um erro ao tentar encontrar uma moça que supostamente teria vindo do mesmo lugar que ele. Por causa dessa noite, os agentes do Império emitem um alerta atrás dele, forçando Andor a largar sua vida confortável e fugir. Para isso, ele contará com a ajuda de sua amiga Bix (Adria Arjona) e do dróide (Dave Chapman), sem imaginar que o representante comercial com quem iria se encontrar para vender uma importante peça para arrecadar dinheiro para sua fuga fosse, na verdade, recrutá-lo para um objetivo muito maior: combater de verdade o Império opressor.

Um dos principais acertos da Disney foi liberar os primeiros três episódios de uma só vez na estreia; dessa forma, o espectador conclui o primeiro arco da jornada do herói (tudo que acontece antes do chamado para a aventura) parando a história justamente quando começa a aventura, o que nos obriga a querer continuar assistindo pois, afinal, o melhor ainda está por vir. Para um total de doze episódios na primeira temporada, esse aperitivo já dá o indicativo de que todo o ciclo da jornada do herói irá ser direcionado nos nove episódios seguintes.

Fica bastante claro que o roteiro de Tom Gillroy se inspira não apenas nos personagens criados por George Lucas, mas principalmente na construção da evolução destes em consonância com a jornada do herói épico, que é uma das principais estratégias de Lucas na sua criação. Assim, tudo nos leva a crer que ‘Andor’ entregará ainda muitos momentos emocionantes a partir do encontro de Cassian com Luthen Rael (Stellan Skarsgård), e que o oficial responsável pela bagunça toda (Noof Ousellam) se transformará em um personagem cruel, vingativo e sádico na história.

Desde o início de ‘Andor’ o espectador encontra uma grande produção, e o diretor Benjamin Caron encontra formas de também inserir novos elementos e registrar sua própria assinatura na série, como a acertada escolha de colocar a música ao vivo no set nos momentos-chave do enredo, que vemos no terceiro episódio; dá para sentir a diferença que isso fez na entrega do elenco ao sentimento das cenas. Ainda sobre este ponto, toda a dinâmica do sistema de alerta em Ferrix faz o espectador brasileiro pensar na engenhosa rede de comunicação das comunidades periféricas que temos em nosso país.

Em poucos episódios ‘Andor’ mostra que a história pessoal de Cassian será tão emocionante quanto sua participação em ‘Rogue One’, partindo do homem comum em luta pela sobrevivência para o herói rebelde que amamos. A trajetória entre esses dois pontos será desvendada na série, que começa no caminho certo, alinhada com as expectativas dos fãs, e em três episódios já entregou mais do que ‘Obi-Wan Kenobi’.

Não deixe de assistir:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Desde que foram anunciadas, as novas produções de ‘Star Wars’ têm atiçado a ansiedade dos fãs por novidades que expandam esse universo. Aos poucos a DisneyPlus está cumprindo sua promessa, disponibilizando as novas séries em intervalos regulares de modo a nos deixar alimentados o...Primeiras Impressões | ‘Andor’ é instigante e entrega MAIS do que ‘Obi-Wan Kenobi’