domingo, abril 28, 2024

Principal conceito de ‘Avatar’ surgiu de um sonho, diz James Cameron

O aclamado cineasta James Cameron revelou, em entrevista para a revista GQ, que o conceito principal de ‘Avatar‘ (2009) surgiu durante um sonho que ele teve. O diretor disse que possui o “seu próprio serviço de streaming privado que é melhor que qualquer outro disponível por aí – e que funciona toda noite de graça”, brincou.

“Eu acordei depois de sonhar com essa floresta bioluminescente com árvores que pareciam lâmpadas de fibra ótica e esse rio que brilhava com partículas bioluminescentes e uma espécie de musgo roxo no chão que se iluminava quando você caminhava sobre ele. E lagartos que não pareciam muito isso até decolarem. E então eles se transformavam em ventiladores giratórios, como frisbees vivos, e eles desciam e pousavam em alguma coisa. Tudo isso estava no sonho”, contou o cineasta.

Que continuou dizendo: “Acordei super animado e desenhei tudo aquilo. Então, eu realmente tinha um desenho. Isso nos salvou de cerca de 10 ações judiciais. Em qualquer filme de sucesso, sempre há um maluco com papel alumínio na cabeça que pensa que você tirou a ideia da cabeça deles. E descobriu-se que havia 10 ou 11 deles. Eu apontei para este desenho que fiz quando tinha 19 anos, quando estava indo para o Fullerton Junior College, e disse ‘Está vendo isso? Está vendo essas árvores brilhantes? Veja este lagarto brilhante que gira – é laranja? Está vendo o musgo roxo?’ E todos foram embora”.

A atriz Zoe Saldaña, também segundo a GQ, falou como o modo de trabalhar de James Cameron são um “ponto fora da curva” se comparado a outros diretores da indústria.

“As franquias da Marvel são construídas por dezenas de artistas de quadrinhos, escritores e diretores que trabalham juntos para criar histórias. Em contraste, Avatar é o resultado da visão de um único homem. ‘Sem gigante cérebro de Jim’, ela [Zoey] disse, ‘tudo isso desmoronaria’”, disse Saldaña.

Lembrando que Avatar: O Caminho da Água‘ chega aos cinemas nacionais em 15 de dezembro.

Confira o trailer:

Não deixe de assistir:

O corte final da sequência tem 3 horas e 10 minutos, sendo 28 minutos mais longo que o primeiro filme.

O primeiro capítulo de ‘Avatar’ teve nada menos que 162 minutos de duração (isso é, quase duas horas e quarenta minutos) – e o cineasta já havia adiantado que quer ir além na sequência.

“Não quero ninguém reclamando da duração, ainda mais porque eles sentam e fazem maratona [de séries] por oito horas”, ele comentou. “Eu já posso ver essa parte nas críticas: ‘o filme agonizante de três horas…’. É tipo, me deixem em paz. Eu assisti cinco episódios de uma hora cada com meus filhos. Esse é o paradigma social que precisa mudar: não tem problema você levantar e ir ao banheiro”.

Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, ‘Avatar: O Caminho da Água começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os acompanham, os esforços que fazem para se manterem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.

O filme estrela Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS