O projeto sociocultural denominado ‘Novo Cinepop’ está levando cinema gratuitamente a 20 mil moradores carentes das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, focado nos bairros no entorno da Linha Amarela.
O projeto, que é patrocinado pela LAMSA e o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo Rouanet, com o apoio do Instituto Invepar, promoveu, de 29 de setembro a 28 de fevereiro, exibições grátis de filmes com classificação livre em três sessões de cinema por semana. O projeto atendeu moradores de todas as idades da Maré, de Del Castilho, de Pilares, da Água Santa, da Cidade de Deus e de Higienópolis.
Além das sessões, jovens estudantes do Colégio Estadual Olinto da Gama Botelho, em Pilares, participaram de oficinas sobre produção audiovisual.
Ao fim do projeto, idealizaram, produziram e dirigiram um vídeo sobre o tema “gravidez precoce”, todo filmado com smartphones. O vídeo foi exibido nas sessões do projeto, sempre com uma boa recepção do público.
Idealizado pelo diretor, produtor e roteirista Iberê Cavalcanti, o ‘Novo Cinepop’ é realizado há 14 anos no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. Ao longo desse tempo, beneficiou mais de 420 mil pessoas.
Para mais informações, acesse o site oficial da LAMSA!