Sabemos quando um estúdio é dono da p#rra toda quando ele tem seu próprio evento no estilo Comic Con para divulgar seus projetos com exclusividade. Esse é o caso com a Disney, o maior estúdio da atualidade. A Disney não é apenas um estúdio de cinema, é um mega conglomerado de empresas, que abrangem parques de diversões (grande parte de sua fortuna), atrações e até mesmo peças de teatro – e agora, claro, sua própria plataforma de streaming. A D23, a tal convenção da Disney, foi criada em 2009, e se tornou uma enorme vitrine para mostrar a investidores e os fãs o que vem por aí para a companhia.
O evento é tão grande que já rivaliza com a Comic Com e a CinemaCon em matéria de importância para o segmento no que diz respeito a novidades que as mídias especializadas irão dissecar até cansar pelo próximo ano. A grande diferença é que a D23 anuncia apenas produções da Disney, enquanto as outras fazem um apanhado de apresentações de todos os estúdios. Aos poucos, a Netflix vem surgindo com um evento parecido, mas as dimensões de ambos ainda são incomparáveis. Também pudera, as produções Disney englobam a Marvel (no cinema e TV), a Pixar, a Disney em si (animações e live-action) e a LucasFilm (em especial o universo de Star Wars). Ou seja, tem é pano para manga!
A cada ano o evento se supera e em 2024 podemos dizer que atingiu seu ápice. Foram anunciados nada menos que 17 produções para o cinema, entre animações e filmes live-action. Alguns, já divulgados anteriormente e inclusive com estreia programada ainda para 2024. Outros, oficializados no evento. São produções até 2027. Confira abaixo as principais atrações dos cinemas que fizeram parte da D23 2024!
Moana 2 (2024)
27 de novembro
A Disney está em alta em 2024 novamente. Isso porque os dois maiores filmes do ano são da casa de ideias. O maior é a animação ‘Divertida Mente 2’. E quem disse que o estúdio vai parar. Em novembro a Disney vai tentar de novo “quebrar a banca” com ‘Moana 2’, continuação do filme de 2016, que foi o mais assistido durante a pandemia. E é nesse hype que o estúdio investiu. Um novo trailer foi divulgado na D23.
Mufasa: O Rei Leão (2024)
20 de dezembro
A Disney dominou os cinemas em 2024 com ‘Divertida Mente 2’ e ‘Deadpool e Wolverine’. E no fim do ano existe grande chance de fazer de novo. Acontece que a casa do Mickey guardou duas superproduções que prometem vir com tudo. Além da sequência de ‘Moana’ (o filme mais assistido na pandemia), teremos também a pré-sequência de ‘O Rei Leão’ (a animação mais rentável de todos os tempos). ‘Mufasa’ promete sacudir as coisas em dezembro. Um novo trailer foi divulgado na D23.
Capitão América: Admirável Mundo Novo (2025)
14 de fevereiro
‘Deadpool e Wolverine’ foi o único filme do MCU em 2024. Mas em 2025, a Marvel volta com tudo nas telonas, já tendo tido tempo de arrumar a casa. E o primeiro que virá no início do próximo ano será ‘Capitão América 4’, que trará Sam Wilson (Anthony Mackie) no uniforme do herói e a presença do Hulk Vermelho. O trailer do filme já havia sido divulgado online, mas na D23 os fãs ganharam de presente novas cenas, como a transformação de Harrison Ford na ameaça vermelha e gigante.
Não deixe de assistir:
Branca de Neve (2025)
21 de março
Uma das produções mais problemáticas da Disney nos últimas tempos finalmente ganhou forma e está pronta para consumo. Anunciado ainda em 2016, diretor confirmado em 2019, início da produção em 2020 e fim das gravações em meados de 2022, o longa vem sendo adiado desde 2023. Mas agora a estreia em março de 2025 parece certa. A D23 levou Gal Gadot e Rachel Zegler ao palco para falar sobre o filme, e divulgou finalmente o primeiro trailer e o cartaz.
Elio (2025)
13 de junho
Produção original da Disney/Pixar, ‘Elio’ é uma das poucas animações que não será uma sequência para os próximos anos entre os filmes do gênero na casa. Aqui, temos uma aventura interplanetária, onde o menino Elio embarca em uma viagem pelas galáxias e é confundido com o embaixador do planeta Terra no universo. No evento, foi divulgada a presença de Zoe Saldana como uma das dubladoras do longa.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (2025)
25 de julho
Uma das maiores apostas da Marvel Studios para o ano que vem é a primeira iteração da primeira família da editora agora nas mãos do estúdio. O longa foi uma das maiores atrações do painel da Marvel na Comic Con e igualmente marcou grande presença na D23. No evento da Disney, foi divulgado o primeiro teaser. E nele os fãs notaram uma conexão com a série ‘WandaVision’, já que a cidadezinha fictícia de WestView aparece um letreiro ao fundo. Seria apenas um easter egg?
Lilo & Stich (2025)
verão
Outra produção em live-action da Disney que se encontrava embargada, a versão de carne e osso de ‘Lilo & Sitch’, sucesso de 2002, foi anunciada há alguns anos e depois disso sumiu de todos os radares. Prometido para esse ano, na D23 o filme foi oficialmente marcado para o verão americano de 2025, ou seja, no meio do ano. Além disso, ganhamos uma prévia do alienígena comilão que se parece muito com um Gremlin.
Tron: Ares (2025)
10 de outubro
Filme em live-action da Disney, ‘Tron’ é uma franquia curiosa do estúdio, a começar porque nunca foi uma propriedade muito lucrativa, e tem seus fãs mais na base de um cult. O original data de 1982, e foi um filme revolucionário em matéria de efeitos visuais. De forma tardia, recebemos uma continuação em 2010, que também não se deu tão bem. Agora chega a terceira parte, encabeçada por Jared Leto. A prévia na D23 nos deu um gostinho da trama, onde percebemos os seres virtuais invadindo o mundo real, em uma história que trará a ação para o nosso mundo pela primeira vez.
Zootopia 2 (2025)
26 de novembro
Um grande favorito de anos recentes, ‘Zootopia’ mostra um mundo povoado por animais antropomórficos, realizando as funções do dia a dia como os humanos. Dentro de sua realidade, vemos a disfuncional parceria entre uma coelhinha policial desacreditada por seus colegas, e uma raposa trapaceira. O anúncio da D23 confirmou o vencedor do Oscar Ke Huy Quan no papel da serpente Gary.
Avatar: Fire and Ash (2025)
19 de dezembro
Um dos maiores anúncios desta D23 foi a confirmação do título do terceiro ‘Avatar’ – ‘Fire and Ash’, algo como ‘Fogo e Cinzas’, mostrará uma nova tribo das criaturas azuladas e gigantes. Depois da tribo dos ares no primeiro, e da tribo da água no segundo, seremos apresentados à tribo do fogo. Para a revelação, James Cameron, Zoe Saldana e Sam Worthington subiram ao palco e divulgaram imagens do longa.
Sexta-Feira Muito Louca 2 (2025)
sem data definida
Uma das maiores surpresas da D23 veio com a sequência de um favorito para quem cresceu nos anos 2003. Falamos da continuação de ‘Sexta-Feira Muito Louca’, filme família que traz Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan como mãe e filha trocando de corpos. O filme por si só era um remake da Disney dos anos 70 em que Jodie Foster fazia a filha. A continuação, que já havia sido anunciada, ganhou teaser e título oficial “Freakier Friday’ – a data de estreia é 2025, mas ainda não foi definido o mês ou o dia.
Hoppers (2026)
primavera
Nem só de sequências vivem as animações da Disney. Além de ‘Elio’, o estúdio tratou de anunciar ‘Hoppers’, animação que conta a história de uma menina trocando de cérebro com um castor, a fim de aprender mais sobre estes animais. Uma história surreal, mas que tem o selo de qualidade da Pixar – então sabemos que será bom. A estreia ainda não confirmou a data, mas a previsão é para 2026.
The Mandalorian & Grogu (2026)
22 de maio
É claro que não faltariam anúncios sobre o universo da Star Wars. No cinema, o maior (e único) foi a estreai do filme do ‘Mandaloriano’. A primeira série do universo de Star Wars na Disney+ também é a mais querida, e tem três temporadas. Assim, o próximo passo é uma superprodução nos cinemas, que seguirá tais eventos. Talvez não seja tão indicado para quem nunca assistiu ao programa. A D23 revelou um teaser e o logo do filme.
Toy Story 5 (2026)
19 de junho
Comentado há algum tempo, a D23 confirmou oficialmente a produção de ‘Toy Story 5’. O evento trouxe uma imagem que servirá de premissa para a trama, onde os brinquedos se deparam com a ameaça da era digital (de celulares e tablets) na guerra pela atenção das crianças. Um pequeno teaser também foi divulgado.
Frozen III (2027)
sem data definida
Ninguém tinha dúvida que ‘Frozen III’ receberia sinal verde da Disney, afinal falamos de duas das maiores animações de todos os tempos, ambos os filmes passando da marca de US$1 bilhão em bilheterias. Assim, não apenas a confirmação do terceiro, que foi jogado para 2027, mas também a oficialização do quarto ‘Frozen’, que deverá ser produzido simultaneamente com o terceiro.
Os Incríveis 3
sem data definida
Podemos dizer que todos os anúncios acima eram de certa forma esperados, em especial quando falamos em sequências. As produções de todos os filmes já haviam sido divulgadas, e o que ganhamos foram apenas detalhes a mais, teasers, imagens, logos, títulos oficiais e por aí vai. Mas se tivéssemos que escolher a maior surpresa da D23 deste ano, sem dúvida ela seria a divulgação oficial de ‘Os Incríveis 3’, que pegou todos de surpresa. Nada mais além do que a confirmação foi mostrada, porém, sem sequer uma data definida para a estreia.
Monster Jam
sem data definida
Finalizando, temos outra confirmação inusitada. Dentre os anúncios da D23 2024, podemos apresentar dois que surgiram como momentos verdadeiramente WTF. O primeiro foi ‘Hoppers’, história de uma menina que troca de cérebro com um castor. E a segunda foi o live-action de ‘Monster Jam’, programa de pick-ups com rodões gigantes, os chamados de big foot, que será transformado em um filme live-action estrelado por ninguém menos que Dwayne “The Rock” Johnson.