sábado , 11 janeiro , 2025

Relembre as Estreias de Janeiro de dez, vinte, trinta e quarenta anos atrás nos CINEMAS!

YouTube video

Mais um ano que se inicia. Mais um janeiro nos cinemas. O primeiro mês do ano ainda é conhecido, pelo menos nos EUA, como a época de estreias fracas nas telonas. No Brasil, por outro lado, é a época que as produções miradas ao Oscar, os chamados melhores filmes do ano, estreiam nas telonas. Nos EUA, eles geralmente saem no fim do ano anterior, mas continuam em cartaz com a chegada de janeiro. Aliás, muitos expandem seu circuito após as indicações.

Mas tirando os filmes do Oscar, em geral nos EUA este é o mês de lançamentos que ficaram entalados e começam a ser “desovados”. Por lá, janeiro é conhecido como um “mês morto” e ao longo de sua história foi o palco de alguns dos filmes mais, digamos, sem sabor, de seus respectivos anos. Para relembrarmos um pouco de alguns janeiros do cinema, voltaremos dez, vinte, trinta e quarenta anos no passado, apresentando os filmes lançados nessas épocas. Confira.



10 Anos

As Aventuras de Paddington

130.335

Toda regra possui sua exceção. Então, nada mais justo que começarmos com um filme lançado em janeiro que foi uma verdadeira surpresa agradável. E aqui nos referimos unicamente à sua estreia nos EUA, já que no Brasil e no Reino Unido (seu país de origem), o primeiro filme do ursinho mais carismático do cinema na atualidade, estreou no fim de 2014. Nos EUA, a estreia foi em janeiro de 2015. Essa mesma estratégia será usada no terceiro filme, lançado no fim de 2024 em alguns países, mas que chega apenas em janeiro e fevereiro no Brasil e EUA, respectivamente.

Busca Implacável 3

199.468

O primeiro ‘Busca Implacável’ foi o filme que transformou Liam Neeson em herói de filmes de ação na segunda metade de sua carreira, ainda em 2008. É inegável que os filmes foram só decaindo conforme a série foi continuando. De certa forma, esses foram filmes no estilo ‘John Wick’, antes do próprio John Wick existir. Este é outro filme que consta como sendo do fim de 2014, por causa de uma estreia em Berlim, mas chegou ao resto do mundo no início de 2015.

O Garoto da Casa ao Lado

43.771

Assista também:
YouTube video


Agora adentramos o terreno que realmente demonstra que janeiro é o mês para as estreias mais duvidosas do ano. Esse thriller com Jennifer Lopez parece só ter sido produzido para mostrá-la como uma mulher de meia idade, completamente sedutora. Bem, sabemos, afinal é a Jennifer Lopez. Aqui ela cai em tentação e tem um caso com um vizinho, um rapaz bem mais novo que se torna obcecado. A coisa não termina bem. Você lembra?

Hacker

61.850

Você por acaso sabia ou lembrava que Chris Hemsworth, o eterno ‘Thor’, já fez um filme com a musa vencedora do Oscar Viola Davis? E neste filme ambos foram dirigidos por Michael Mann, de ‘Fogo Contra Fogo’, ‘Colateral’ e ‘Ferrari’? Pois bem, esse filme existe, ele é um suspense e foi lançado em janeiro. Hemsworth interpreta um hacker trabalhando com o governo. E sim, foi taxado na época como um dos pontos baixos de seu respectivo ano.

Mortdecai: A Arte da Trapaça

75.462

A carreira do astro Johnny Depp já não ia bem em meados da década passada, antes de ser cancelado. Agora, Depp ensaia um retorno à Hollywood. Mas voltando dez anos no tempo, encontramos um de seus trabalhos mais mornos (para não dizer detestáveis), uma comédia sem qualquer graça. Foi uma tentativa de o ator dar uma de Peter Sellers em ‘A Pantera Cor de Rosa’. Um total desperdício de elenco, com nomes como Ewan McGregor, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany e Jeff Goldblum.

Projeto Almanaque

82.775

Tá aí um filme que muitos podem acreditar ter sido surto coletivo. Bem, ao menos os que tiverem o mínimo de resquício dele na mente. Acontece que a Paramount aqui no Brasil ia lançar esse pseudo blockbuster nos cinemas, e chegou a produzir cartaz nacionais e os espalhou pelos salões de salas de exibição, além de um trailer veiculado nas telonas antes das produções da época. Depois do mau desempenho nos EUA, o filme simplesmente desapareceu e foi lançado (ou quase) em home vídeo. A história fala sobre um grupo de adolescentes e uma máquina do tempo.

Cake: Uma Razão para Viver

39,273

Esse filme foi lançado no fim de 2014 nos EUA, mas entrou em grande circuito por lá em janeiro. No longa, Jennifer Aniston tem um dos melhores desempenhos de sua carreira, como uma mulher levemente desfigurada, parte de um grupo de autoajuda. Pelo filme, muitos acreditavam que a atriz seria indicada ao Oscar, coisa que não aconteceu.

Magia Estranha

12,673

Uma das animações mais inusitadas de anos recentes do cinema, ‘Magia Estranha’ possui assinatura de ninguém menos que George Lucas, o criador de Star Wars. Bem, ao menos na produção. O filme que mostra as aventuras de fadas e duendes, e suas batalhas, foi um fracasso e por aqui passou bem longe dos cinemas.

Padrinhos Ltda.

81,820

Outro que passou bem longe de nossas salas de cinema, foi essa comédia estrelada por Kevin Hart e Josh Gad. Nessa época, Hart estava no auge de sua fama e Gad tentava emplacar como comediante do momento. Alguém ainda lembra dele? Na trama, Gad vai se casar, mas como não tem amigos, contrata um profissional especializado em ser o melhor amigo em casamentos.

20 Anos

Elektra

94.642

Não tínhamos como começar os filmes que completam 20 anos em janeiro de 2025 de outra forma. ‘Elektra’ é o spin-off do sucesso ‘Demolidor’ (2003), que revisitado hoje não é o filme que todos tinham em mente na época. ‘Elektra’, no entanto, já naquela época era considerado um dos piores filmes do gênero – mas foi homenageado no recente ‘Deadpool e Wolverine’.

Assalto ao 13º Distrito

82,821

Ressaltando que nem todo filme lançado em janeiro nos EUA é ruim, todo ano ganhamos pelo menos um filme bom. Ou ao menos um filme Ok. E há 20 anos esse filme era ‘Assalto ao 13º DP’, remake de um clássico de John Carpenter da década de 1970, em que um criminoso importante (Laurence Fishburne) se torna alvo e precisa ser defendido por policiais (encabeçados por Ethan Hawke) na noite de ano novo, em uma delegacia prestes a ser fechada.

O Amigo Oculto

90,317

Até hoje existem filmes muito enigmáticos, repletos de reviravoltas, que não gostam de nos revelar nada, nem mesmo em seus trailers. É o caso com ‘Acompanhante Perfeita’, que estreia em janeiro deste ano. Voltando 20 anos no tempo, o mesmo pode ser dito de ‘O Amigo Oculto’, thriller no qual Dakota Fanning era uma menininha estranha e macabra, filha de Robert De Niro. Marcou época.

Vozes do Além

51,491

Sim, antes de sua volta por cima com ‘Birdman’, o astro Michael Keaton passou por uma fase obscura em sua carreira. E esse filme faz parte dessa época. Aqui, Keaton se aventura no gênero do terror sobrenatural, investigando ruídos estáticos repletos de fantasmas. Sim, não faz sentido.

Coach Carter – Treino para a Vida

166.880

Filme motivacional de esporte ainda muito querido, o longa traz o ícone Samuel L. Jackson como um treinador de basquete acadêmico nada convencional, baseado em uma história real. Produção da MTV, esse foi um dos primeiros trabalhos de Channing Tatum no cinema.

30 Anos

Lendas da Paixão

201.558

Épico dos anos 90, esse drama ajudou a transformar Brad Pitt em um astro de renome internacional. O filme foi lançado de forma restrita no fim de 1994, mas ganhou um circuito amplo pelos EUA em janeiro de 1995. No filme, Anthony Hopkins é o patriarca viúvo de uma família de três filhos, Pitt é um deles. A noiva de um dos irmãos, papel de Julia Ormond, chega para mudar tudo, pois todos se apaixonam por ela.

Antes do Amanhecer

325.932

Quando falamos de filmes cult dos anos 90, poucos são mais celebrados do que o romance ‘Antes do Amanhecer’. A história de amor entre um turista americano (Ethan Hawke) e uma francesa (Julie Delpy), passando um dia juntos pela Europa, apaixonou o mundo, e se tornou uma trilogia. O longa foi exibido em Sundance e logo depois, ainda em janeiro, ganhou as telas pelos EUA em circuito.

Duro Aprendizado

20.809

Spike Lee marcou o fim dos anos 80 com sua obra quintessencial sobre o racismo, ‘Faça a Coisa Certa’. Pouco tempo depois, outro cineasta negro sacudia Hollywood: John Singleton com ‘Os Donos da Rua’ (1991). E o diretor seguiu com longas como ‘Sem Medo no Coração’, que abordou questões de jovens mulheres negras; chegando até esse ‘Duro Aprendizado’, sobre o choque racial em uma universidade.

Highlander 3: O Feiticeiro

21.324

A franquia ‘Highlander’ é uma das mais curiosas do cinema, e consegue se sustentar até hoje pelo sucesso cult do original, de 1986 – que se tornou famoso graças ao lançamento em vídeo. O segundo é considerado até hoje como um dos piores filmes da história, e este terceiro, bem, é simplesmente esquecível. Que venha o reboot com Henry Cavill.

Os Demônios da Noite

25.093

Os mais jovens podem não lembrar, mas no início dos anos 90, um programa de terror fez bastante sucesso na TV a cabo. Falamos de ‘Os Contos da Cripta’, adaptação para as telinhas de uma famosa série de histórias em quadrinho de terror. O programa, produzido por Robert Zemeckis, durou sete temporadas até 1996, e conseguiu atrair os maiores astros da época em participações, como Arnold Schwarzenegger, Demi Moore, Tom Hanks, Michael J. Fox, Christopher Reeve e até Kirk Douglas e a nossa Sonia Braga. Esse foi o primeiro filme baseado no programa.

40 Anos

Tuff Turf: O Rebelde

4.808

Sucesso de exibições no SBT nos anos 80, esse longa esteve recentemente no acervo da Amazon Prime Video para todos os nostálgicos que quisessem revisitá-lo. Aqui temos uma espécie de ‘Karatê Kid’ bem mais barra-pesada, em que um aluno novato, mas muito rebelde, papel de James Spader, vira alvo de valentões do colégio, que na verdade são uma gangue que pratica assaltos. Ao mesmo tempo em que se interessa pela bela namorada do líder da gangue. Robert Downey Jr. vive o melhor amigo. E aqui não temos a presença pacífica de um Sr. Miyagi.

A Traição do Falcão

12.196

Sean Penn sempre marcou presença como um dos melhores atores de todas as décadas por qual passou. O astro sempre sobressaiu com seu talento. E isso desde a década de 80, quando estava apenas começando. Aqui ele divide a tela com outro nome quente da época, Timothy Hutton, que havia ganhado um Oscar. Na trama, baseada em uma história real, um militar (Hutton) e seu melhor amigo traficante (Penn), se tornam espiões da União Soviética, bem na época da Guerra Fria.

Fandango

8.475

Um dos filmes esquecidos da Amblin nos anos 80, ‘Fandango’ foi produzido por Steven Spielberg, e se tornou um dos filmes mais adultos de seu repertório como produtor na época. Esse é um dos primeiros papeis de destaque na carreira do veterano Kevin Costner, na época apenas um jovenzinho. Aliás, essa é uma comédia pós-adolescente na qual um grupo de amigos universitários sai em uma aventura pelas estradas americanas.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

1,956,486FãsCurtir
378,564SeguidoresSeguir
1,639,560SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Relembre as Estreias de Janeiro de dez, vinte, trinta e quarenta anos atrás nos CINEMAS!

Mais um ano que se inicia. Mais um janeiro nos cinemas. O primeiro mês do ano ainda é conhecido, pelo menos nos EUA, como a época de estreias fracas nas telonas. No Brasil, por outro lado, é a época que as produções miradas ao Oscar, os chamados melhores filmes do ano, estreiam nas telonas. Nos EUA, eles geralmente saem no fim do ano anterior, mas continuam em cartaz com a chegada de janeiro. Aliás, muitos expandem seu circuito após as indicações.

Mas tirando os filmes do Oscar, em geral nos EUA este é o mês de lançamentos que ficaram entalados e começam a ser “desovados”. Por lá, janeiro é conhecido como um “mês morto” e ao longo de sua história foi o palco de alguns dos filmes mais, digamos, sem sabor, de seus respectivos anos. Para relembrarmos um pouco de alguns janeiros do cinema, voltaremos dez, vinte, trinta e quarenta anos no passado, apresentando os filmes lançados nessas épocas. Confira.

10 Anos

As Aventuras de Paddington

130.335

Toda regra possui sua exceção. Então, nada mais justo que começarmos com um filme lançado em janeiro que foi uma verdadeira surpresa agradável. E aqui nos referimos unicamente à sua estreia nos EUA, já que no Brasil e no Reino Unido (seu país de origem), o primeiro filme do ursinho mais carismático do cinema na atualidade, estreou no fim de 2014. Nos EUA, a estreia foi em janeiro de 2015. Essa mesma estratégia será usada no terceiro filme, lançado no fim de 2024 em alguns países, mas que chega apenas em janeiro e fevereiro no Brasil e EUA, respectivamente.

Busca Implacável 3

199.468

O primeiro ‘Busca Implacável’ foi o filme que transformou Liam Neeson em herói de filmes de ação na segunda metade de sua carreira, ainda em 2008. É inegável que os filmes foram só decaindo conforme a série foi continuando. De certa forma, esses foram filmes no estilo ‘John Wick’, antes do próprio John Wick existir. Este é outro filme que consta como sendo do fim de 2014, por causa de uma estreia em Berlim, mas chegou ao resto do mundo no início de 2015.

O Garoto da Casa ao Lado

43.771

Agora adentramos o terreno que realmente demonstra que janeiro é o mês para as estreias mais duvidosas do ano. Esse thriller com Jennifer Lopez parece só ter sido produzido para mostrá-la como uma mulher de meia idade, completamente sedutora. Bem, sabemos, afinal é a Jennifer Lopez. Aqui ela cai em tentação e tem um caso com um vizinho, um rapaz bem mais novo que se torna obcecado. A coisa não termina bem. Você lembra?

Hacker

61.850

Você por acaso sabia ou lembrava que Chris Hemsworth, o eterno ‘Thor’, já fez um filme com a musa vencedora do Oscar Viola Davis? E neste filme ambos foram dirigidos por Michael Mann, de ‘Fogo Contra Fogo’, ‘Colateral’ e ‘Ferrari’? Pois bem, esse filme existe, ele é um suspense e foi lançado em janeiro. Hemsworth interpreta um hacker trabalhando com o governo. E sim, foi taxado na época como um dos pontos baixos de seu respectivo ano.

Mortdecai: A Arte da Trapaça

75.462

A carreira do astro Johnny Depp já não ia bem em meados da década passada, antes de ser cancelado. Agora, Depp ensaia um retorno à Hollywood. Mas voltando dez anos no tempo, encontramos um de seus trabalhos mais mornos (para não dizer detestáveis), uma comédia sem qualquer graça. Foi uma tentativa de o ator dar uma de Peter Sellers em ‘A Pantera Cor de Rosa’. Um total desperdício de elenco, com nomes como Ewan McGregor, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany e Jeff Goldblum.

Projeto Almanaque

82.775

Tá aí um filme que muitos podem acreditar ter sido surto coletivo. Bem, ao menos os que tiverem o mínimo de resquício dele na mente. Acontece que a Paramount aqui no Brasil ia lançar esse pseudo blockbuster nos cinemas, e chegou a produzir cartaz nacionais e os espalhou pelos salões de salas de exibição, além de um trailer veiculado nas telonas antes das produções da época. Depois do mau desempenho nos EUA, o filme simplesmente desapareceu e foi lançado (ou quase) em home vídeo. A história fala sobre um grupo de adolescentes e uma máquina do tempo.

Cake: Uma Razão para Viver

39,273

Esse filme foi lançado no fim de 2014 nos EUA, mas entrou em grande circuito por lá em janeiro. No longa, Jennifer Aniston tem um dos melhores desempenhos de sua carreira, como uma mulher levemente desfigurada, parte de um grupo de autoajuda. Pelo filme, muitos acreditavam que a atriz seria indicada ao Oscar, coisa que não aconteceu.

Magia Estranha

12,673

Uma das animações mais inusitadas de anos recentes do cinema, ‘Magia Estranha’ possui assinatura de ninguém menos que George Lucas, o criador de Star Wars. Bem, ao menos na produção. O filme que mostra as aventuras de fadas e duendes, e suas batalhas, foi um fracasso e por aqui passou bem longe dos cinemas.

Padrinhos Ltda.

81,820

Outro que passou bem longe de nossas salas de cinema, foi essa comédia estrelada por Kevin Hart e Josh Gad. Nessa época, Hart estava no auge de sua fama e Gad tentava emplacar como comediante do momento. Alguém ainda lembra dele? Na trama, Gad vai se casar, mas como não tem amigos, contrata um profissional especializado em ser o melhor amigo em casamentos.

20 Anos

Elektra

94.642

Não tínhamos como começar os filmes que completam 20 anos em janeiro de 2025 de outra forma. ‘Elektra’ é o spin-off do sucesso ‘Demolidor’ (2003), que revisitado hoje não é o filme que todos tinham em mente na época. ‘Elektra’, no entanto, já naquela época era considerado um dos piores filmes do gênero – mas foi homenageado no recente ‘Deadpool e Wolverine’.

Assalto ao 13º Distrito

82,821

Ressaltando que nem todo filme lançado em janeiro nos EUA é ruim, todo ano ganhamos pelo menos um filme bom. Ou ao menos um filme Ok. E há 20 anos esse filme era ‘Assalto ao 13º DP’, remake de um clássico de John Carpenter da década de 1970, em que um criminoso importante (Laurence Fishburne) se torna alvo e precisa ser defendido por policiais (encabeçados por Ethan Hawke) na noite de ano novo, em uma delegacia prestes a ser fechada.

O Amigo Oculto

90,317

Até hoje existem filmes muito enigmáticos, repletos de reviravoltas, que não gostam de nos revelar nada, nem mesmo em seus trailers. É o caso com ‘Acompanhante Perfeita’, que estreia em janeiro deste ano. Voltando 20 anos no tempo, o mesmo pode ser dito de ‘O Amigo Oculto’, thriller no qual Dakota Fanning era uma menininha estranha e macabra, filha de Robert De Niro. Marcou época.

Vozes do Além

51,491

Sim, antes de sua volta por cima com ‘Birdman’, o astro Michael Keaton passou por uma fase obscura em sua carreira. E esse filme faz parte dessa época. Aqui, Keaton se aventura no gênero do terror sobrenatural, investigando ruídos estáticos repletos de fantasmas. Sim, não faz sentido.

Coach Carter – Treino para a Vida

166.880

Filme motivacional de esporte ainda muito querido, o longa traz o ícone Samuel L. Jackson como um treinador de basquete acadêmico nada convencional, baseado em uma história real. Produção da MTV, esse foi um dos primeiros trabalhos de Channing Tatum no cinema.

30 Anos

Lendas da Paixão

201.558

Épico dos anos 90, esse drama ajudou a transformar Brad Pitt em um astro de renome internacional. O filme foi lançado de forma restrita no fim de 1994, mas ganhou um circuito amplo pelos EUA em janeiro de 1995. No filme, Anthony Hopkins é o patriarca viúvo de uma família de três filhos, Pitt é um deles. A noiva de um dos irmãos, papel de Julia Ormond, chega para mudar tudo, pois todos se apaixonam por ela.

Antes do Amanhecer

325.932

Quando falamos de filmes cult dos anos 90, poucos são mais celebrados do que o romance ‘Antes do Amanhecer’. A história de amor entre um turista americano (Ethan Hawke) e uma francesa (Julie Delpy), passando um dia juntos pela Europa, apaixonou o mundo, e se tornou uma trilogia. O longa foi exibido em Sundance e logo depois, ainda em janeiro, ganhou as telas pelos EUA em circuito.

Duro Aprendizado

20.809

Spike Lee marcou o fim dos anos 80 com sua obra quintessencial sobre o racismo, ‘Faça a Coisa Certa’. Pouco tempo depois, outro cineasta negro sacudia Hollywood: John Singleton com ‘Os Donos da Rua’ (1991). E o diretor seguiu com longas como ‘Sem Medo no Coração’, que abordou questões de jovens mulheres negras; chegando até esse ‘Duro Aprendizado’, sobre o choque racial em uma universidade.

Highlander 3: O Feiticeiro

21.324

A franquia ‘Highlander’ é uma das mais curiosas do cinema, e consegue se sustentar até hoje pelo sucesso cult do original, de 1986 – que se tornou famoso graças ao lançamento em vídeo. O segundo é considerado até hoje como um dos piores filmes da história, e este terceiro, bem, é simplesmente esquecível. Que venha o reboot com Henry Cavill.

Os Demônios da Noite

25.093

Os mais jovens podem não lembrar, mas no início dos anos 90, um programa de terror fez bastante sucesso na TV a cabo. Falamos de ‘Os Contos da Cripta’, adaptação para as telinhas de uma famosa série de histórias em quadrinho de terror. O programa, produzido por Robert Zemeckis, durou sete temporadas até 1996, e conseguiu atrair os maiores astros da época em participações, como Arnold Schwarzenegger, Demi Moore, Tom Hanks, Michael J. Fox, Christopher Reeve e até Kirk Douglas e a nossa Sonia Braga. Esse foi o primeiro filme baseado no programa.

40 Anos

Tuff Turf: O Rebelde

4.808

Sucesso de exibições no SBT nos anos 80, esse longa esteve recentemente no acervo da Amazon Prime Video para todos os nostálgicos que quisessem revisitá-lo. Aqui temos uma espécie de ‘Karatê Kid’ bem mais barra-pesada, em que um aluno novato, mas muito rebelde, papel de James Spader, vira alvo de valentões do colégio, que na verdade são uma gangue que pratica assaltos. Ao mesmo tempo em que se interessa pela bela namorada do líder da gangue. Robert Downey Jr. vive o melhor amigo. E aqui não temos a presença pacífica de um Sr. Miyagi.

A Traição do Falcão

12.196

Sean Penn sempre marcou presença como um dos melhores atores de todas as décadas por qual passou. O astro sempre sobressaiu com seu talento. E isso desde a década de 80, quando estava apenas começando. Aqui ele divide a tela com outro nome quente da época, Timothy Hutton, que havia ganhado um Oscar. Na trama, baseada em uma história real, um militar (Hutton) e seu melhor amigo traficante (Penn), se tornam espiões da União Soviética, bem na época da Guerra Fria.

Fandango

8.475

Um dos filmes esquecidos da Amblin nos anos 80, ‘Fandango’ foi produzido por Steven Spielberg, e se tornou um dos filmes mais adultos de seu repertório como produtor na época. Esse é um dos primeiros papeis de destaque na carreira do veterano Kevin Costner, na época apenas um jovenzinho. Aliás, essa é uma comédia pós-adolescente na qual um grupo de amigos universitários sai em uma aventura pelas estradas americanas.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS