domingo, abril 28, 2024

Relembre os Filmes Recentes que Miraram no Oscar, mas Acertaram no Framboesa de Ouro!

De boas intenções o inferno está cheio. Esse ditado certamente se aplica também para o inferno das produções cinematográficas. Aqui nessa nova matéria, como você já deve ter percebido pelo título, iremos abordar alguns filmes recentes que foram do céu ao inferno em fração de horas. Tudo o que bastou foram as primeiras exibições para os críticos, que acabaram completamente com qualquer esperança que tais obras tinham de chegar até o Olimpo da sétima arte. Logo depois, em sua estreia oficial para o grande público, tais filmes igualmente não encontraram amor dos fãs, gerando todo tipo de comentário, digamos, pouco encorajador. Mas não tem problema, acontece nas melhores famílias. Ninguém é infalível, e no cinema qualquer astro ou realizador não está livre de entregar um fracasso monumental. O segredo é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Sendo assim, iremos dar uma olhada em alguns filmes que tinha ambições bem grandes quando estavam sendo produzidos, em especial a de chegar até o Oscar, o maior prêmio do cinema. E de fato chegaram a gerar falatório de prêmios, por diversos motivos. No entanto, tudo o que conseguiram foi indicações para um outro tipo de prêmio mais infame, o Framboesa de Ouro – que aponta o pior do cinema. Confira abaixo essas produções azaradas.

Cats

Começamos a lista com o que deveria ter sido a sensação do Oscar 2020, mas terminou se tornando uma atrocidade felina sem precedentes, indicada apenas para quem prefere cachorro a gato. Baseado num dos mais queridos musicais dos palcos de todos os tempos, ‘Cats’ era para ter sido um fenômeno adorado pelo grande público. Cacife para isso o filme tinha, já que o diretor Tom Hooper havia emplacado seus três filmes anteriores (‘O Discurso do Rei’, ‘Os Miseráveis’ e ‘A Garota Dinamarquesa’) no Oscar, sendo um deles inclusive um musical.

Fora isso, o elenco trazia nomes verdadeiramente de peso, como os veteranos Ian McKellen e Judi Dench, além de astros como Idris Elba, Jennifer Hudson e Taylor Swift. Pior para a estreante nas telonas Francesca Hayward, bailarina profissional em seu primeiro trabalho nos cinemas. Hayward deveria ter sido revelada pelo filme, mas o pobre resultado de ‘Cats’ talvez tenha colocado um fim em sua breve carreira de atriz. Uma das maiores reclamações em relação ao filme foi a aparência medonha dos gatos – que se tornaram um híbrido entre felinos e humanos. ‘Cats’ passou bem longe do Oscar, mas terminou caindo nas graças do Framboesa, onde levou o “prêmio” de pior filme, além de outros 5, num total de 9 indicações.

Music

Logo no ano seguinte de ‘Cats’, os fãs receberiam outra atrocidade cinematográfica na forma de musical – que se tornaria um prato cheio para o Framboesa de Ouro. Ao contrário do prestígio dos grandes nomes por trás da produção de ‘Cats’, ‘Music’ marcou a estreia da cantora Sia atrás das câmeras como diretora de cinema. Mas não apenas isso, Sia também escreveu a obra e a produziu, ou seja, ‘Music’ é cem por cento Sia, sem desculpas ou perdão. O que podemos dizer é que a cantora deveria se ater ao que sabe. Certamente ela deve ter tido vontade de “balançar no lustre”, mas pelos motivos errados.

Aqui temos um musical ambicioso, cuja proposta era mostrar que a pessoa portadora de autismo pode viver num mundo mágico, repleto de alegrias e esperança – como num divertido musical. O resultado pegou muito mal, e por mais que Sia tivesse boa intenção, o que vemos em tela soa de muito mau gosto, e despertou a revolta de instituições de causas relacionadas a tal condição. Fora isso, todos consideraram o retrato do autismo no filme ofensivo. Sia de começo não aceitou as críticas e tentou argumentar suas intenções, mas não teve jeito, ‘Music’ logo se tornou um dos filmes mais execrados da temporada, e ao invés de subir aos céus do Oscar, foi direto ao inferno do Framboesa, com 4 indicações ao pior do cinema, incluindo pior filme e as vitórias de piores atrizes para Kate Hudson e Maddie Ziegler, além de pior diretora para Sia.

Blonde

Não deixe de assistir:

Agora chegamos no filme mais recente da lista, que disputa o “prêmio” este ano no Framboesa. Ao contrário dos demais itens desta lista, no entanto, ‘Blonde’ realmente foi reconhecido pelo Oscar, recebendo uma indicação de melhor atriz para a cubana Ana de Armas na maior premiação da sétima arte. O que acontece é que o polêmico filme tinha ambições maiores, e visava ser reconhecido em outras categorias – já que traz um insight único nos bastidores da lendária estrela de Hollywood Marilyn Monroe. Sem papas na língua, desde que foi anunciado, ‘Blonde’ prometia ser um filme controverso e chocante, e cumpriu todas as promessas.

O que ninguém esperava, no entanto, era que além da polêmica ao relatar os muitos abusos sofridos pela estrela, o público terminasse tão repelido pela proposta do diretor Andrew Dominik (‘O Assassinato de Jesse James’). O filme não foi abraçado como deveria, e terminou indo parar também no evento considerado o “anti-Oscar”, o Framboesa de Ouro. Por lá, ‘Blonde’ ficou indicado em 7 categorias, incluindo pior filme, pior roteiro e pior diretor. Mas Ana de Armas saiu ilesa.

Casa Gucci

Assim como o item acima, onde todos gritaram Oscar quando viram Ana de Armas caracterizada como Marilyn, a internet parou quando foram divulgadas as primeiras imagens e primeiras cenas da estrela Lady Gaga como Patrizia Reggiani. Ao contrário de Armas, porém, Gaga não chegaria até o Oscar. Na época, a diva pop havia acabado de sair de uma indicação ao Oscar de melhor atriz pelo sucesso ‘Nasce uma Estrela’ e estava com tudo. Demonstrando que também é uma ótima atriz, além de cantora, Lady Gaga (ou Stefani Germanotta) deu continuidade a boas escolhas e seguiu nesta biografia de um verdadeiro império da moda controlado por uma família – incluindo crimes e tragédias.

Na direção, o prestigiado Ridley Scott. No elenco, nomes vencedores do Oscar, vide Al Pacino, Jeremy Irons e Jared Leto, e nomeados vide Salma Hayek e Adam Driver. Tinha como dar ruim? Não, mas deu. Depois do lançamento, todos criticaram a qualidade novelesca de dramalhão mexicano do filme, os sotaques italianos exageradamente cafonas e as atuações caricatas – em especial de Jared Leto. ‘Casa Gucci’ até foi indicado ao Oscar de maquiagem, mas nem de perto atingiu o esperado na maior festa do cinema. Pelo contrário, terminou no Framboesa, garantindo indicação dupla para Jared Leto, e a “vitória” como pior ator coadjuvante.

Era uma Vez um Sonho

O diretor Ron Howard é um dos cineastas mais prestigiados trabalhando em Hollywood na atualidade. Howard, que é pai da atriz e também diretora Bryce Dallas Howard, tem 2 Oscar pela direção e produção de ‘Uma Mente Brilhante’; além de mais 2 indicações igualmente pela direção e produção de ‘Frost/Nixon’. Howard possui ainda no currículo o comando de obras como ‘Apollo 13’, ‘Rush: No Limite da Emoção’ e ‘No Coração do Mar’. Ou seja, renome é o que não falta a ele, tornando automaticamente qualquer filme que leve o seu nome minimamente digno de interesse.

Justamente por isso, quando os fãs souberam que Howard iria adaptar o romance ‘Hillbilly Elegy’, sobre um jovem dividido entre deixar para trás a vida ao lado da família humilde e “caipira” do interior para perseguir seus sonhos na faculdade, ou cuidar da mãe problemática, todos ligaram seus radares de premiações. Para ajudar ainda mais o hype gerado pelo filme, Howard escalou em papeis principais Amy Adams (que vinha numa crescente de bons papeis e 6 indicações ao Oscar) e Glenn Close, veterana então dona de 7 indicações. Bom, é seguro dizer que ‘Era uma Vez um Sonho’ não saiu do jeito esperado, mas não ficou totalmente a ver navios, já que Glenn Close saiu indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, além de outra indicação para maquiagem. Curiosamente, ao mesmo tempo em que recebeu nomeação no Oscar, Close também foi indicada no Framboesa, assim como Howard para pior diretor e o filme receberia ainda a nomeação de pior roteiro.

Beleza Oculta

Finalizando a matéria dos filmes que miraram o Oscar, mas acertaram o Framboesa, temos um dos longas mais pretensiosos dos últimos anos. A bobajada que traz Will Smith como chamariz, conhecida como Beleza Oculta. Esse foi um dos filmes que mais me fez contorcer, colocar a mão no rosto e revirar os olhos dos últimos tempos na exibição para a imprensa. Nada faz sentido, e tudo é tão piegas e cafona, que não consegue estabelecer qualquer elo com um sentimento humano real. Na trama desse dramalhão, Will Smith perdeu seu filho e agora está em depressão. Ele escreve cartas para o amor, o tempo e a morte. Fora isso, deixa seus sócios em uma empresa de publicidade de mãos atadas sem saber como agir, já que ele não está mais trabalhando. Assim, resolvem contratar atores para se passarem pelo Tempo, o Amor e a Morte. Sim, isso mesmo que você ouviu.

Tudo é simplesmente ridículo demais, e pedido para que levemos muito a sério. O que chama atenção é o elenco escalado de nomes de peso como Kate Winslet, Helen Mirren, Keira Knightley, Edward Norton, Naomie Harris, além do próprio Smith, todos vencedores ou indicados ao Oscar. Ou seja, ‘Beleza Oculta’ era empurrado para ser o novo drama de Will Smith no Oscar – mas as críticas excessivamente ruins que o filme recebeu o tiraram do radar da Academia e o colocaram no radar do Framboesa, onde recebeu a nomeação para pior elenco.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS