Todo final de ano é época de relembrar tudo que foi lançado, não é mesmo?!


E 2009 foi marcado por lançamentos mais do que esperados. Lua Nova, Bastardos Inglórios, Up – Altas aventuras, Anjos e Demônios, Wolverine e O Exterminador do Futuro: A salvação são só alguns dos nomes que rechearam as telonas nos últimos 12 meses. E o Cinepop convida você para uma retomada dos principais filmes que passaram pelas salas de cinema em 2009!

Se não viu, alugue!

Aproveite para assistir:

Não se pode deixar o ano passar sem comentar os Bastardos Inglórios e os Inimigos Públicos (com roteiros densos e atuações impecáveis de Brad Pitt e Johnny Depp, respectivamente). Brad Pitt também marcou sua passagem no O Curioso Caso de Benjamin Button, bem no começo do ano – época de lançamento do premiado Quem quer ser um milionário?.


Bastardos Inglórios

Ainda entre os roteiros mais ‘tensos’ O leitor e Gran Torino merecem ser lembrados como bons dramas. Já 2012 e Arraste-me para o inferno recebem destaque pelos efeitos espetaculares que dão os teores de catástrofe às tramas.

Já que o assunto é terror e caos, nada mais a calhar que Jogos mortais 6, que , apesar de não tão brilhante quanto seus antecessores, conseguiu bons resultados e promete (mais) uma continuação.

Pensando nas bilheterias, é impossível traçar a retrospectiva deste ano sem falar do recente Lua Nova.

A continuação da história dos vampiros de Crepúsculo conseguiu arrastar cerca de 1,5 milhão de pessoas às salas de cinema, só no final de semana de estréia. Mas ele não foi o único sucesso teen memorável de 2009.

O público também pode se esbaldar com os lançamentos dos quadrinhos: Watchmen, Wolverine e GI Joe – a origem do cobra; sem contar o recente Avatar que vinha sendo esperado há um bom tempo e que, apesar de não ter tido uma bilheteria inicial tão rentável, vale muito a pena pelo show de efeitos especiais.


Watchmen


E as adaptações não param por aí. Anjos e Demônios e Ele não está tão a fim de você são os que merecem um espaço bom na memória de 2009. Entre as continuações, O Exterminador do Futuro: a salvação, Velozes e Furiosos 4, Transformers: A vingança dos derrotados e Harry Potter e o enigma do príncipe foram os mais marcantes em 2009.

Os infantis também não deixaram por menos. Up – altas aventuras, 9 – A Salvação, Planeta 51, Era do Gelo 3 e Uma noite no museu 2 arrastaram os pequenos para perto das telonas. Quem é fã de comédia também não se decepcionou este ano. A verdade nua e crua (que era pra ser um romance, mas agradou mesmo como filme pra fazer rir), Se beber, não case e Brüno, arrancaram boas risadas de quem estava nas poltronas.


Up – Altas Aventuras


Se não viu… não veja!

Como todo ano, 2009 também trouxe algumas decepções. Os fãs de mangas, por exemplo, se irritaram bastante com a adaptação de Dragon Ball Z. Já quem é fã de um bom terror, ficou decepcionado com o Dia dos namorados macabro, que prometia mais (uma vez que terror em 3D deveria ser, minimamente, de arrepiar), mas cumpriu com bem pouco.

Retomando o enredo batido das histórias da Segunda Guerra Mundial, Operação Valquíria desapontou pela demora em desenrolar uma história mais que conhecida.


Os pequenos também se cansaram assistindo ao tão falado Tá chovendo hambúrguer. A trama – que parte de um clássico da literatura infantil – se perde no meio de temporais de comidas e efeitos 3D. Outro clássico que perdeu um pouco nas telonas foi Os Fantasmas de Scrooge, remasteurizado em 3D, com interpretações de Jim Carrey e Colin Firth.


Tá Chovendo Hambúrguer

É daqui mesmo!

Os nacionais em 2009 inovaram com histórias universais e atingiram um público mais que considerável. O ano já começou abalando com Divã e Se eu fosse você 2, boas histórias, recheadas de comédia e romance.
A Mulher Invisível também cativou com a história peculiar de um romântico (interpretado por Selton Mello) que podia ser qualquer um de nós.



Se Eu Fosse Você 2

Selton Mello também merece ser lembrado pela atuação em Jean Charles – adaptação da história do mineiro, morto em Londres.

Entre os atores que merecem destaque o nome de Glória Pires – que já tinha sido destaque em Se eu fosse você 2 – deve ser lembrado, também, por Lula, o filho do Brasil.

O contador de histórias deve ficar marcado pelo enredo emotivo e pela lição de vida que apresenta.
Os documentários trouxeram a história de Arnaldo Baptista e dos Titãs à tona. Titãs – a vida até parece uma festa e Loki – Arnaldo Batista são bons para quem é fã, mas nem tão cativantes para o público em geral.


O contador de histórias

E, para ficar em 2009 é o longa de direção de Matheus Nachtergaele, A festa da menina morta, que não conseguiu agradar.

Veja ainda:

Preview 2009
Retrospectiva 2008 – Sucessos & Fracassos
Preview 2008
Retrospectiva 2007 – Sucessos & Fracassos
Preview 2007
Retrospectiva 2006 – Sucessos & Fracassos
Preview 2006

Matéria Por: Denise Businaro Aielo

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE