São poucas as pessoas que nunca ouviram falar ou que nunca assistiram a um filme do conhecido realizador Ridley Scott.

O cineasta e produtor britânico fez sua estreia oficial no mundo cinematográfico ainda em 1977, com o lançamento de ‘Os Duelistas’, mas não seria até dois anos mais tarde que revolucionaria o gênero da ficção científica com ‘Alien – O 8º Passageiro’. Desde então, Scott ficaria à frente de uma carreira recheada de altos e baixos e que, de qualquer maneira, ajudou a imortalizar clássicos fílmicos como ‘Blade Runner’Thelma & LouiseGladiador e vários outros.

Com 84 anos, Scott ainda permanece na ativa e, só em 2021, encabeçou dois projetos ambiciosos – o drama histórico ‘O Último Duelo’ e o drama de assassinato ‘Casa Gucci’. E, para celebrar seu aniversário (comemorado hoje, 30 de novembro), separamos os melhores títulos de sua filmografia que estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Confira:



ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (1979)

Onde assistir: Star+

Aproveite para assistir:

Estrelado por Sigourney Weaver, o clássico sci-fi ‘Alien – O 8º Passageiro’ é um dos marcos do gênero em questão e acompanhou uma tripulação a bordo da nave espacial Nostromo que se tornou alvo de um predador espacial conhecido como xenomorfo. Trazendo nomes como Tom SkerrittVeronica CartwrightHarry Dean StantonJohn Hurt e vários outros, o título teve recepção mista à época de seu lançamento, levando décadas até que os especialistas compreendessem sua grandiosidade e sua importância para o mundo do entretenimento.

BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES (1982)



Onde assistir: HBO Max

Três anos depois de ‘Alien’, Scott voltaria a construir mais um marco no gênero da ficção científica com o icônico e atemporal ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’. Adaptado do romance ‘Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?’, de Philip K. Dick, a narrativa neo-noir é ambientada em uma Los Angeles distópicas em que humanos sintéticos conhecidos como replicantes são construídos para trabalhar em colônias espaciais. Quando um grupo de replicantes rebeldes escapa de volta para a Terra, cabe a Rick Deckard (vivido por Harrison Ford) a caçá-los.

THELMA & LOUISE (1991)

Onde assistir: Telecine Play

A dramédia criminal estrelada por Geena DavisSusan Sarandon carrega consigo um dos melhores roteiros já escritos na história do cinema – e conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Considerado uma das assinaturas de Scott, Thelma & Louise merece ser ovacionado em sua completude. A história acompanha Louise Sawyer (Sarandon), uma garçonete quarentona, e Thelma (Davis), uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

GLADIADOR (2000)

Onde assistir: Netflix



Garantindo o Oscar de Melhor AtorRussell CroweGladiador é um épico histórico que nos leva de volta à Roma Antiga. A trama acompanha Maximus, um poderoso general romano, amado pelo povo e pelo imperador Marcus Aurelius. Antes de sua morte, o Imperador desperta a ira de seu filho Commodus ao tornar pública a sua predileção em deixar o trono para Maximus. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego, e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança.

PERDIDO EM MARTE (2015)

Onde assistir: Telecine Play

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade, ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.

TODO O DINHEIRO DO MUNDO (2017)

Onde assistir: MUBI


Itália, 1973. John Paul Getty III (Charlie Plummer) é o neto favorito do magnata do petróleo J. Paul Getty (Christopher Plummer), um dos primeiros bilionários da história da humanidade. O sequestro do rapaz coloca a sua mãe, Gail Harris (Michelle Williams), em uma corrida desesperada para convencer o ex-sogro a pagar o resgate milionário do filho. Frio, manipulador e mesquinho, Getty irá encarregar o ex-espião Fletcher Chase (Mark Wahlberg), seu homem de confiança, de descobrir quem e o que está por trás do crime, solucionando o problema sem o desperdício de nenhum centavo de sua fortuna.
COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: