domingo, abril 28, 2024

Ridley Scott – Ranqueamos os 10 MELHORES Filmes do Diretor de ‘Napoleão’

Estreou neste fim de semana no Brasil e no mundo ‘Napoleão’, a nova superprodução de Ridley Scott. Produzido pelo estúdio Sony, o longa promete ser um dos chamarizes deste fim de 2023, postulando indicações ao maior prêmio do cinema, o Oscar. Como diz o título, o filme é um retrato de um dos maiores conquistadores a terem passado por nosso planeta, o francês baixinho Napoleão Bonaparte – aqui com mais uma caracterização perfeita de Joaquin Phoenix, um queridinho do público na atualidade.

O diretor britânico octogenário Ridley Scott é um dos maiores veteranos da indústria ainda em atividade. O cineasta não é estranho a superproduções, tendo começado a carreira logo de cara emplacando “golaços” do nível de ‘Alien – O 8º Passageiro’ e ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’. E caso tivesse apenas essas duas produções no currículo, já entraria para a história como um dos mais cultuados.

Mas Scott seguiu em frente, criando outras obras igualmente adoradas. E são justamente elas que olharemos aqui nesta nova matéria. Aproveitando a estreia de seu novo e badalado filme, resolvemos listar os 10 Melhores filmes na opinião dos críticos e do grande público. Para a média, analisamos as avaliações do público no IMDB, e dos críticos e do público no Rotten Tomatoes. Confira abaixo.

10) Os Duelistas (1977)

Abrimos a lista com o primeiro longa-metragem da carreira de Ridley Scott; e talvez o seu filme mais obscuro, que poucos conhecem. Antes de ‘Alien’ ou ‘Blade Runner’, Scott resolveu apostar em um drama histórico como seu debute, que de certa forma se passa no mesmo cenário de seu mais recente trabalho nos cinemas. Acontece que ‘Os Duelistas’ fala sobre dois militares do exército de Napoleão, cujas divergências acarretam uma série de duelos até a morte. Harvey Keitel e Keith Carradine vivem os protagonistas, e o elenco traz ainda Albert Finney.

09) Os Vigaristas (2003)

A nona posição temos outro dos filmes menos lembrados quando falamos em Ridley Scott, mesmo assim o longa obteve avaliações boas o suficiente para coloca-lo no top 10 do diretor (segundo os críticos e o grande público de dois dos maiores sites de cinema no mundo). Esse é um filme da boa safra de Nicolas Cage, quando o ator ainda estava no auge de sua carreira. Ele vive o golpista Roy Waller, um trambiqueiro profissional que tem uma peculiaridade, é cheio de “tiques nervosos” e possui TOC. Ele vive de dar golpes com seu parceiro (papel de Sam Rockwell), até que em sua porta aparece uma filha da qual nunca havia ouvido falar (papel da sumida Alison Lohman). Agora o sujeito precisa lidar com essa situação.

08) O Último Duelo (2021)

Um dos trabalhos mais recentes de Ridley Scott, lançado no mesmo ano do badalado ‘Casa Gucci’. A expectativa e realidade podem ser coisas realmente muito distintas. Quando estava sendo produzido, as fotos de bastidores de ‘Casa Gucci’, com a caracterização de Lady Gaga e o elenco renomadíssimo anunciavam um novo sucesso arrebatador no Oscar. Quando o filme foi lançado, dividiu bastante as opiniões, para dizer no mínimo. Por outro lado, poucos sabiam da existência desse ‘O Último Duelo’, filme que Scott lançou no mesmo ano, com Ben Affleck, Matt Damon e Adam Driver. O resultado é a oitava posição do ranking.

Não deixe de assistir:

07) Falcão Negro em Perigo (2002)

No início dos anos 2000, Ridley Scott deixava para trás a zica de filmes ruins que entregou nos anos 1990. O diretor resolveu se afundar no trabalho, batendo ponto quase todos os anos da citada década. Foram nada menos que oito filmes na década, quase um por ano. Dessa leva estão alguns dos filmes mais prestigiados do diretor, como ‘Falcão Negro em Perigo’, produção de guerra baseado em uma história real sobre um helicóptero do exército americano que é derrubado em um confronto na Somália, deixando os soldados atrás das linhas inimigas, precisando lutar por sobrevivência.

06) Thelma & Louise (1991)

Dos filmes que lançou na década de 1990, o único que se “salva” é verdadeiramente ‘Thelma & Louise’. E está de bom tamanho, já que o longa se tornou um dos maiores clássicos da década e da história do cinema. Um filme feminista bem à frente de seu tempo, que consagrou Susan Sarandon e Geena Davis como ícones de uma geração. É curioso notar como o filme funciona bem até hoje, talvez até melhor atualmente do que foi na época.

05) O Gângster (2007)

Agora adentramos o top 5 dos filmes do diretor. Quem abre em quinto lugar dos preferidos de críticos e público é a obra-prima ‘O Gângster’, com os lendários Denzel Washington e Russell Crowe. No filme, Washington vive Frank Lucas, considerado o “Poderoso Chefão” do Harlem durante a década de 1970. Uma boa companhia para o filme é a série ‘Godfather of Harlem’, com Forest Whitaker, que conta os eventos anteriores à ascensão de Lucas no poder, com o domínio de seu “padrinho” Bumpy Johnson.

04) Gladiador (2000)

Durante muito tempo ‘Gladiador’ esteve no top 3 dos filmes preferidos de Ridley Scott. Bem, para grande parte dos fãs ainda está. Esta é a trinca que todos mencionam ao falar de Ridley Scott. Porém, como veremos mais abaixo, um filme mais recente do diretor roubou o coração de todos pelo mundo, jogando ‘Gladiador’ para o número quatro. Aqui não falamos de nossa preferência pessoal. A lista foi formulada, como dito, através da média de avaliações e sendo assim, o épico eletrizante com Russell Crowe e Joaquin Phoenix, que promete continuação para 2024, terminou em número quatro. Não que seja demérito, afinal ainda se mantém como um dos mais queridos e inesquecíveis da carreira do diretor.

03) Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)

E se o fato de ‘Gladiador’ ter caído para quarta posição já irá incomodar muitos, o que dirá ver o irretocável ‘Blade Runner’, objeto de culto de 10 entre 10 cinéfilos raiz, “rebaixado” para terceira posição. Provocações à parte, a ficção científica noir sobe ao pódio com a medalha de bronze. É preciso levar em conta, no entanto, que em sua época de lançamento nos cinemas, o longa protagonizado por Harrison Ford não foi, por assim dizer, um sucesso de crítica ou bilheteira. As pessoas da época simplesmente não entenderam o filme, e ele seria redescoberto um tempo depois quando saiu nas vídeo locadoras. Foi aí que ‘Blade Runner’ começou uma nova trajetória como cult.

02) Perdido em Marte (2015)

Agora sim. É revelado o filme recente de Ridley Scott que há oito anos arrebata corações. O longa é o mais recente da carreira do diretor a atingir um grande status de popularidade. ‘Perdido em Marte’ fica lado a lado com ‘Interestelar’ como uma superprodução espacial de ficção científica muito adorado pelos fãs. Os mais puristas podem até achar sacrilégio ‘Perdido em Marte’ estar acima de filmes como ‘Gladiador’ e ‘Blade Runner’, mas enquanto a arte é subjetiva, os números não mentem. E por mais que os dois citados marquem avaliações bastante favoráveis, a produção que traz Matt Damon esquecido no planeta vermelho apresenta números quase perfeitos. Isso que é amor! E você, acha que ‘Perdido em Marte’ merece toda esta badalação? Se tornou um filme querido mesmo ou não é para tanto?

01) Alien – O 8º Passageiro (1979)

Não tem jeito. Por mais que ‘Perdido em Marte’ tenha ultrapassado ‘Gladiador’ e ‘Blade Runner’ no gosto dos críticos e do grande público (ambos do Rotten Tomatoes e do IMDB), o “novato” não conseguiu mover o primeirão. ‘Alien – O 8º Passageiro’ foi o primeiro grande sucesso da carreira de Ridley Scott, e é até hoje uma das ficções científicas mais enaltecidas da história da sétima arte, assim como também um filme de terror. Até hoje um filme estudado e reverenciado, ‘Alien’ é mesmo uma aula de cinema em tensão e construção de clima. Fora isso, Scott dá protagonismo para Sigourney Weaver em começo de carreira, eternizando uma das personagens femininas mais fortes de todos os tempos, com Ripley, a única capaz de derrotar uma criatura espacial quase indestrutível. Inesquecível.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS