sábado, abril 27, 2024

Rio2C | Tudo o que Você Não Pode Perder no MAIOREvento da Indústria Criativa

Começa hoje, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a Rio2C. Você conhece? Este é simplesmente o maior evento da indústria criativa da América Latina – o que basicamente significa que se você é escritor, roteirista, musicista, diretor ou pessoa física ou jurídica que produz qualquer tipo de arte, este é o evento para você participar e ficar de olho. É lá que anualmente, desde 2017, os maiores players e nomes do mercado da indústria criativa do mundo se encontram para negociar direitos autorais, comprar projetos, divulgar novidades e observar em quem está despontando na área. Por isso, se liga no que vai rolar de imperdível essa semana no evento:

11/04 – 3ª feira

Abertura do evento, com palestra inaugural, às 18h30, com a cantora multipremiada Angélique Kidjo. No painel intitulado Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense conversará sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afro-brasileira. Vencedora de cinco prêmios Grammy, Angélique é uma das mais importantes artistas da música contemporânea, uma força criativa com 14 álbuns na trajetória. Na palestra de abertura do Summit, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, falará do mercado de capitais. Também nesse dia haverá painéis com a jornalista Fátima Bernardes, com a atriz e empresária Maisa Silva e o youtuber e empresário Felipe Neto.

12/04 – 4ª feira

O dia começa às 10hs no Screening Room, com palestra com o produtor Fabiano Gullane, sócio da produtora homônima responsável por sucessos como ‘O Rei da TV’ e ‘Bingo’. Às 11hs, Gilberto Gil sobe ao palco para falar de seus últimos projetos, e, ao mesmo tempo, o youtuber Tukumã Pataxó fala no espaço térreo BioDom. A parte da tarde será dividida entre o painel com o produtor internacional Rodrigo Teixeira, da RT Features, e a roteirista Maria Camargo, no painel das produtoras Panorâmica e Conspiração Filmes.

13/04 – 5ª feira

Sucesso tem nome: ‘Dark’. Por isso os criadores da série da Netflix virão ao Brasil para conversar com o público às 9:30 da manhã, e, mais tarde, às 17hs, darão um workshop ao público. Em seguida, às 12h, o dramaturgo e escritor Potiguara Juão Nyn conversa com a galera no BioDom. No mesmo horário, você também pode assistir a palestra do Kondzilla, o cara que tá botando ‘Sintonia’ no topo. No fim da tarde, não perca o painel com a diretora Susanna Lira, no espaço Art & Craft. E se ao longo do dia você encontrar o pessoal do Canal Like, dê os parabéns a eles, afinal, é aniversário do canal nesse dia!

Não deixe de assistir:

14/04 – 6ª feira

Logo pela manhã não perca a oportunidade de ouvir a escritora Márcia Kambeba falar de literatura indígena no BioDom. No almoço, às 12hs, é a hora de encontrar a roteirista e dramaturga Thelma Guedes no painel do Screening Room. Às 16hs, o encontro é com a estilista indígena Day Molina, que recentemente teve sua coleção vendida nas lojas C&A. No mesmo horário, a cineasta e diretora Graciela Guarani, junto com Gabriel Martins, falam do episódio “Histórias Impossíveis”, que irá ao ar no próximo dia 17, na Rede Globo. No fim da tarde, é hora de encontrar o premiado diretor Fernando Meirelles, que falará sobre sua nova série.

O final de semana é reservado para a galera que curte games, tecnologia e música, com vários painéis rolando ao mesmo tempo, além das atrações musicais se apresentando na área do térreo. Também é o momento de encontrar os influencers, os gamers e os podcasters que estão bombando nas redes e descobrir as novidades entre os vários estandes parceiros que estarão expondo no espaço, como o estande da Globoplay.

Além disso, se você tem um projeto de audiovisual, você pode inscrevê-lo na sessão de Pitching e conversar com players do mercado. Ou simplesmente se inscrever numa conversa para ouvir a mentoria da galera e se preparar para o ano que vem. O mesmo vale para aquele seu manuscrito na gaveta: na Rio2C você pode participar de um Pitching Editorial e, quem sabe, já lançar um livro na Bienal do Livro esse ano! Também, no final de semana, haverá o Pitching Musical, numa espécie de batalha onde músicos e musicistas já selecionados irão se apresentar no Festival Festivalia, e o público presente votará nos vencedores. Legal, né?

A Rio2C acontece das 9 às 22hs na Cidade das Artes, no Rio. Os ingressos e credenciais podem ser adquiridos aqui.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS