Robert Downey Sr., diretor do clássico satírico ‘Putney Swope‘ e pai do astro Robert Downey Jr., faleceu aos 85 anos.

Sua morte foi anunciada por sua esposa, Rosemary Rogers, ao New York Daily News. Segundo ela, o cineasta batalhava contra o Mal de Parkinson por mais de cinco anos.

Através do seu Instagram, Robert Downey Jr. fez uma homenagem ao pai: “Na noite passada, papai faleceu pacificamente enquanto dormia após lutando lidando com as complicações do Mal de Parkinson. Ele foi um verdadeiro cineasta independente e manteve-se extremamente otimista o tempo todo… De acordo com os cálculos de minha madrasta, eles foram casados ​​e felizes por pouco mais de 2000 anos. Rosemary Rogers-Downey, você é uma santa, e nossos pensamentos e orações estão com você.”



Nascido em Nova York, Downey Sr. se tornou uma força a ser reconhecida nos anos 60, após escrever e dirigir o curta-metragem ‘Balls Bluff‘. Seu sucesso foi seguido por outros filmes independentes, tais como ‘Babo 73‘ (1964), ‘Chafed Elbows‘ (1966) e ‘No More Excuses‘ (1968).

Porém, somente quando o filme ‘Putney Swope‘ (1969) foi lançado que o seu trabalho alcançou o grande público. Em 2016, a obra foi selecionada para a National Film Registry por ser “culturalmente, histórica e esteticamente relevante”.

Aproveite para assistir:

Downey Sr. também trabalhou como ator, tendo aparecido em ‘Viver e Morrer em Los Angeles‘, ‘Johnny Bom de Transa‘, ‘Boogie Nights: Prazer Sem Limites‘ e, em seu crédito final, ‘Roubo nas Alturas‘.

Comentários

Não deixe de assistir: