Através de uma publicação no X, o vencedor do Emmy Michael Starrbury, que trabalhou em um dos rascunhos do reboot de ‘Blade’ para a Marvel Studios antes da greve de roteiristas de Hollywood, se pronunciou sobre recentes polêmicas envolvendo o projeto.
Segundo a Variety, o astro Mahershala Ali, que interpreta o personagem titular, alegadamente considerou deixar o elenco do longa em virtude de problemas no roteiro. Em uma das versões, Blade havia sido relegado como o quarto protagonista do filme.
Mahershala Ali reportedly considered leaving ‘BLADE’ due to script issues. In one of the versions of the script, Blade was reportedly relegated to the fourth lead of the movie.
However, Kevin Feige has since hired ‘LOGAN’ writer Michael Green to work on a new script and the film… pic.twitter.com/hLK8sgu2A6
— Film Updates (@FilmUpdates) November 1, 2023
Agora, Starrbury se pronunciou sobre o caso, comentando sobre a controversa decisão em transformar o personagem no coadjuvante de sua própria história (via Screen Rant).
“Trabalhei em um rascunho [do filme] antes da greve. Nunca vi uma versão em que Blade era o quarto protagonista ou que era ‘uma narrativa liderada por mulheres e cheia de lições de vida’. Mas acho que muito pode ter acontecido desde que eu participei [do projeto]. Ele estava em 99% dos roteiros em que trabalhei”.
Vale lembrar que, também segundo a Variety, a Marvel Studios planeja gastar menos que US$ 100 milhões para fazer ‘Blade‘. O valor é bem baixo comparado aos outros filmes do estúdio. Para comparação, ‘As Marvels‘ custou altos US$ 250 milhões.
Como os filmes de super-heróis não estão arrecadando tanto quanto antigamente, o estúdio planeja diminuir os orçamento astronômicos para voltar a lucrar.
Também foi revelado que o estúdio contratou o roteirista indicado ao Oscar, Michael Green, para reescrever o filme desde o início.
Green, conhecido por seu trabalho em ‘Logan‘, chega ao projeto após uma série de complicações na produção.
‘Blade‘ já passou pelas mãos de pelo menos cinco roteiristas e dois diretores diferentes, que quase acarretou na saída do astro Mahershala Ali da produção.
Diante das dificuldades enfrentadas no desenvolvimento, a Marvel Studios optou por reiniciar o projeto do zero, buscando uma nova direção criativa para o filme.
A nova versão está programada para estrear em 14 de fevereiro de 2025.
O elenco ainda contará com Mia Goth, Delroy Lindo, Aaron Pierre e Milan Ray.
Yann Demange (‘Lovecraft Country’) será responsável pela direção.
“Como meio-humano/meio vampiro, Eric Brooks (Ali) aprimorou suas habilidades para caçar os mortos-vivos que há muito aterrorizaram a humanidade. Um híbrido humano-vampiro desde seu trágico nascimento, Blade passou sua longa tentando livrar o mundo de vampiros como aquele que matou sua mãe. Ao longo dos anos, ele dominou seu próprio estilo para lutar contra monstros de todos os tipos.”
O reboot é intitulado ‘Blade: O Caçador de Vampiros’ e faz referência direta aos primeiros quadrinhos do anti-herói, criado em 1973 pelo roteirista Marv Wolfman e pelo ilustrador Gene Colan.