sexta-feira, abril 26, 2024

Saiba Quais São os 10 Filmes Mais POPULARES dos Últimos 10 Anos!

Todos nós temos nossos filmes preferidos. Mas isso não significa que eles sejam os mais badalados do momento. Por outro lado, existem aqueles filmes que são tão falados, que mesmo sem querer terminamos sabendo sobre eles, ou ouvindo falar em determinados momentos. A popularidade de um longa é justamente isso: é quando eles chegam até nós, mesmo sem irmos procura-los. Significa que todos estão falando sobre, e a notícia rapidamente chega até nós, pelos mais variados canais. Aqui, nessa nova matéria iremos falar justamente deles, os filmes mais populares dos últimos 10 anos no mundo.

Antes, apenas uma breve consideração lógica. Como iremos abordar os últimos 10 anos, é natural que uma produção lançada há mais tempo, tenha tido espaço para desenvolver uma base de fãs mais forte do que uma lançada, digamos, esse ano ou no ano passado. É pura lógica. Por mais que um filme faça enorme sucesso esse ano, sua ressonância não poderá ser comparada a de um que já tem 10 anos de estrada, por exemplo. Bem, vamos a eles. Confira abaixo.

Leia também: Saiba Quais São as 10 Séries Mais POPULARES dos Últimos 10 Anos!

10) Star Wars: O Despertar da Força (2015)

Inaugurando a lista, temos um exemplar da que é provavelmente a maior franquia do cinema de todos os tempos: Star Wars. É claro que não poderia faltar. No entanto, o único exemplar da nova trilogia (já nas mãos da Disney) a figurar foi o primeiro filme, ‘O Despertar da Força’. Todos devem lembrar bem a comoção que foi o anúncio, e depois a estreia, de um novo ‘Star Wars’. Mas esse não era um ‘Star Wars’ qualquer, pois pela primeira vez iria continuar as aventuras de tal universo após ‘O Retorno de Jedi’, 32 anos depois. E valeu a espera, pois o filme é ótimo e um dos melhores da franquia. Infelizmente também, todos devem lembrar a polêmica depois do lançamento do segundo, ‘Os Últimos Jedi’, resultando no decepcionante desfecho da nova trilogia com ‘A Ascensão Skywalker’. Justamente por isso, ficamos apenas com esse primeiro, que teve 947 mil votos dos usuários do IMDB.

09) Garota Exemplar (2014)

Olha a surpresa aí! Com tantos blockbusters lançados nos últimos dez anos, quem poderia prever que o suspense adulto, baseado em um livro, iria desbancar grande parte deles como um dos dez filmes mais populares da última década. Essa é a graça do público votante no IMDB, é feito da forma mais democrática e eclética possível, com pessoas de todos os gostos, de todas as idades e gêneros – inclusive cinéfilos e espectadores casuais. É inegável que ‘Garota Exemplar’ foi um tremendo sucesso, e é muito bom ver um filme mais adulto, não necessariamente mirado aos adolescentes (e definitivamente não recomendado para as crianças) se tornar popular nesse nível – se conectando com os fãs. Outra explicação é se tratar de uma produção dirigida por David Fincher, um dos cineastas mais queridos e donos de sucessos como ‘Seven’ e ‘Clube da Luta’. O thriller obteve 1 milhão e 8 mil votos no IMDB.

08) Mad Max – Estrada da Fúria (2015)

A década possui dez anos, mas nem todos os anos entregaram filmes realmente marcantes para o grande público. Por isso, alguns deles ficarão de fora, privilegiando mais de um filme de outra data. Essa é a segunda produção de 2015, após ‘O Despertar da Força’. É verdade que teria sido muito legal ver o astro Mel Gibson retornando ao papel mais velho – ‘Herança de Sangue’ (2016), lançado mais ou menos na mesma época, demonstrou que ele estava em plena forma para topar a empreitada. Acontece que Gibson teve sua imagem manchada por vários escândalos e certamente os produtores não quiseram arriscar a reputação de seu blockbuster. Tudo bem, porque o resultado de ‘Estrada da Fúria’, mesmo sem Gibson, não poderia ter sido melhor. O longa elevou a franquia a um patamar que nunca havia estado, saindo das rodinhas cult do passado, para se tornar um verdadeiro fenômeno. Ah sim, é preciso dizer que Tom Hardy não fez feio no papel título, mas o filme é definitivamente de Charlize Theron e sua Furiosa. O blockbuster possui 1 milhão e 30 mil votos no IMDB.

Não deixe de assistir:

07) Deadpool (2016)

Estava demorando. Você provavelmente deve ter se questionado onde estavam os filmes de super-heróis, a febre do momento em Hollywood. Três itens na lista e nada dos personagens saídos dos quadrinhos, o que está acontecendo? Bem, agora em sétima posição temos um filme para remediar isso. Mas este não é um filme qualquer do gênero, já que ‘Deadpool’ foi uma quebra de barreira em alguns sentidos. O mais importante foi demonstrar que obras baseadas em quadrinhos de heróis não precisam sempre ter censura baixa e ser recomendadas para todos os públicos. ‘Deadpool’ tem censura alta, devido à violência extrema e palavrões – e se mostrou um tremendo fenômeno. A jogada da extinta Fox e do astro Ryan Reynolds foi ouvida pelos quatro cantos de Hollywood, abrindo novas possibilidades para o gênero. O filme possui 1 milhão e 67 mil votos no IMDB.

06) Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Eles não tinham como ficar de fora. Uma coisa é não ter filmes de super-heróis na lista, outra é não ter um filme da Marvel. Não tem jeito, o estúdio erguido pelo produtor Kevin Feige, um dos homens mais poderosos de Hollywood na atualidade, é um caso de estudo e domina o mercado. O planejamento de Feige e sua equipe impressiona. Tudo está desenhado e alinhado com sua proposta. É claro que o que ele construiu virou tendência e cada estúdio começou a querer tirar do papel seu próprio universo compartilhado. Nem todos conseguem, como foi o caso da DC/Warner sob a arquitetura de Zack Snyder. O que podemos dizer sobre ‘Guerra Infinita’ é que foi o início do fim de um trabalho duro de 10 anos. Que certamente valeu o esforço e soma 1.123 milhão de votos no IMDB.

05) Vingadores: Ultimato (2019)

Agora adentramos o top 5 dos filmes mais populares dos últimos dez anos, com mais um mega blockbuster da Marvel. É quase trapacear colocar esses dois longas como filmes independentes, já que fazem uma dobradinha tão complementar que são quase uma coisa só. Quase. De fato, ‘Guerra Infinita’ seria dividido originalmente em duas partes, com esse longa sendo sua segunda parte. De forma estratégica, a empresa resolveu rebatizar o longa como ‘Ultimato’, dando sua própria identidade a ele. E se ‘Guerra Infinita’ foi o princípio do fim, ‘Ultimato’ foi o encerramento com chave de ouro. Além disso, muitos fãs consideram este o último grande filme do estúdio – pelo menos até o lançamento do próximo filme-evento da cassa, ou seja, um próximo filme dos ‘Vingadores’. O filme soma 1.180 milhão de votos no IMDB.

04) Guardiões da Galáxia (2014)

Tudo bem, temos mais um filme da Marvel na lista. Mas este é o último, eu prometo. A conquista de Kevin Feige e do MCU foi criar franquias individuais fortes o suficiente e depois as entrelaçar em um universo conjunto maior ainda. No panteão do estúdio, propriedades muito populares e quentíssimas, como ‘Homem de Ferro’, ‘Capitão América’, ‘Thor’, ‘Pantera Negra’ e ‘Homem-Aranha’. Mas nenhum deles conseguiu espaço entre os filmes mais populares dos últimos dez anos. Isso diz muita coisa sobre os que de fato conseguiram lugar na lista. São filmes que obtiveram mais de um milhão de avaliações no maior site de cinema da internet. Tem ideia? Da Marvel, nestes últimos dez anos, apenas os dois últimos ‘Vingadores’ e este fenômeno que pegou o mundo de surpresa chamado ‘Guardiões da Galáxia’. Aliás se você ainda não assistiu ao ‘Vol. 3’ da franquia, corra para os cinemas. O filme tem 1.218 milhão de votos no IMDB.

03) Coringa (2019)

Na lista já tivemos dois filmes de 2015, dois de 2014 e agora chega o segundo de 2019. Só existe um filme mais popular que ‘Vingadores: Ultimato’ do ano de 2019, e este longa é o anárquico ‘Coringa’. O filme que deu finalmente o Oscar de melhor ator para o talentosíssimo Joaquin Phoenix é diferente de tudo no gênero. Para começar dá destaque não a um herói, mas a um vilão – o mais popular de todos: o palhaço do crime Coringa. Assim como seu arqui-inimigo Batman, o Coringa já teve muitos intérpretes ao longo dos anos, desde o clássico Jack Nicholson, o surpreendente Heath Ledger e o execrado Jared Leto.

Justamente por isso, todos estavam receosos sobre um outro ator seguir esses passos – inclusive porque Ledger havia ganhado um Oscar póstumo por seu desempenho. Mas todas as incertezas se esvaíram após a revelação de que o novo Coringa do cinema seria Phoenix – e com as divulgações das imagens, a ansiedade pelo filme só aumentava. ‘Coringa’ se beneficiou do que ‘Deadpool’ havia feito pelo gênero, um filme de censura alta, e foi ainda mais longe, realizando um filme pesado do início ao fim, sem qualquer alívio cômico. E que venha a sequência com Lady Gaga como Arlequina. ‘Coringa’ possui 1.354 milhão de votos.

02) O Lobo de Wall Street (2013)

Com ‘Coringa’ subimos ao pódio dos filmes mais populares dos últimos dez anos, apresentando a medalha de bronze. Agora chega a medalha de prata, e ela é presentada para Leonardo DiCaprio, Martin Scorsese e seu assombroso ‘O Lobo de Wall Street’. Nada de super-heróis nas primeiras posições. Não deixa de ser uma surpresa, mas uma muito bem-vinda. Esse é o filme mais antigo da lista, e o único representante do ano de 2013 – ano que vem ficará de fora da nova edição desta matéria. Mas por enquanto é o segundo colocado. O filme incorreto, de censura alta, conta a história real de Jordan Belford, um investidor sem muito escrúpulo, que fez fortuna e viveu de uma forma acelerada, deixando o governo dos EUA completamente doido com suas falcatruas megalomaníacas. Sem dúvida é mais uma obra-prima da carreira do prestigiado diretor, e seu filme moderno mais querido pelo grande público. Merece todos os elogios e mais. ‘O Lobo’ possui 1.463 milhão de votos no IMDB.

01) Interestelar (2014)

“In Nolan We Trust”. Existem diretores que conseguem ser extremamente populares, e que marcam seus nomes com os fãs igual aos astros de Hollywood. Isso é simplesmente fantástico. Afinal, todos nós começamos a prestar atenção em certos diretores conforme vamos gostando de seus filmes. Christopher Nolan talvez seja o diretor mais popular da atualidade, um cineasta que surpreende a cada filme com suas superproduções, despertando a paixão das multidões. O grande passo do diretor para se tornar tão querido pelas massas foi assumir o comando de um filme do Batman, com ‘Batman Begins’ (2005) e fazer algo que nunca havia sido apresentado antes. Ou seja, um filme realista, que poderia estar se passando em nosso mundo. Com o filme seguinte, ‘O Cavaleiro das Trevas’, Nolan foi ainda mais longe e nenhum fã de cinema jamais esqueceria seu nome.

Os mesmos apaixonados por filmes de super-heróis são os fãs apaixonados por Nolan, apesar do cineasta ter se despedido do subgênero em 2012, e desde então ter entregue três longas totalmente autorais. Este ano, o diretor vem chamando atenção novamente, e o hype está lá em cima para seu ‘Oppenheimer’, filme sobre o criador da bomba atômica. E que outro realizador tem a moral de gerar essa tremenda expectativa com um filme histórico, que a maioria do público casual poderia achar “chato”. Só Nolan. Nos últimos dez anos, seu filme mais popular foi a ficção científica ‘Interestelar’, uma obra extremamente querida e que é a única que chega perto da marca de 2 bilhões de votos, com 1.910 milhão de votos no IMDB.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS