sábado, abril 27, 2024

Saiba Quais São os Filmes MAIS POPULARES de Cada Década desde a Criação do Cinema!

Qual é o melhor filme da história do cinema? É a pergunta que não quer calar. E uma pergunta para a qual não existe resposta, já que o cinema é arte, e a arte é subjetiva, não é uma ciência exata ou sequer uma competição. Essa resposta vai depender muito de pessoa para a pessoa. Mas a melhor forma de responde-la é perguntando a nós mesmos, qual nosso filme preferido, e por quê?

Nenhum crítico jamais será capaz de responder, e nem mesmo o melhor filme do Oscar de seu respectivo ano pode ser considerado o melhor filme para tantas outras pessoas, afinal é um grupo de centenas de pessoas que escolhe o eleito. Até nossa própria opinião pode mudar com o passar dos anos e as experiências que acumulamos como bagagem em nossas vidas. Ou seja, um filme é apenas o reflexo do que levamos para ele. Nosso filme preferido aos 10 anos de idade não será o mesmo aos 15 anos de idade, e aos 20 anos nem se fala. O mesmo pode ser dito aos 30, 40, 50 e 60 anos. Estaremos em constante mudança e nossos gostos e olhares também.

O máximo que podemos fazer é avaliar os números. É onde a ciência exata entra em contato com a arte da área de humanas. Explico. Aqui, nesta nova matéria iremos eleger os filmes mais populares de todas as décadas desde a criação do cinema (ou um pouco depois disso, a partir de 1900). São treze décadas ao total, com a última, a atual de 2020, contanto apenas os quatro primeiros anos, incluindo 2023.

E como chegamos a esta conclusão de qual filme é mais popular? Bem, usamos como base o maior banco de dados de cinema e séries da internet, o IMDB. Assim, analisamos a quantidade de votos que cada filme recebeu (o que demonstra o número de pessoas que os conhecem para votar neles, independente da nota). E aqui deixamos claro que não são os melhores filmes, e sim os mais populares – mesmo que as vezes as duas coisas caminhem juntas.

Sem mais delongas, confira abaixo os treze filmes mais populares de suas determinadas décadas no cinema.

Década de 1900:
‘The Story of the Kelly Gang’ (1906)

Filme mudo e em preto e branco, esta obra é conhecida como o primeiro filme de ficção com duração de mais de uma hora. Antes disso, documentários de boxe, por exemplo, foram produzidos. Mas esta foi a primeira história dramática de ficção a ser lançada nos cinemas. Infelizmente, apenas fragmentos do filme sobreviveram ao longo do tempo. Embora outros relatos afirmem que o longa foi restaurado e colorido para o lançamento em DVD. Talvez apenas as partes que sobreviveram. O filme relata a famosa gangue australiana de Ned Kelly, um fora da lei lendário no país, que vira e mexe vira assunto de filme, vide na versão de 1970 com Mick Jagger, em 2003 com Heath Ledger e mais recentemente em 2019, com Russell Crowe, Nicholas Hoult e Charlie Hunnam.

Década de 1910:
‘O Nascimento de uma Nação’ (1915)

E se o item acima pode ser considerado o primeiro longa de ficção da história, esse próximo é muito enaltecido como o primeiro épico da sétima arte. Ainda hoje estudado e analisado por suas conquistas técnicas e narrativas, ao longo da história a visão sobre o filme foi mudando e ele começou a ser considerado também um filme racista, que enaltece a Ku Klux Klan. Com suas 3 horas e 15 minutos de duração, o filme é considerado um marco da sétima arte, do diretor D.W. Griffith, apesar de seu conteúdo questionável.

Não deixe de assistir:

Tanto que em 2016, o cineasta negro Nate Parker resolveu mudar a narrativa e se apropriar do nome do filme, em uma espécie de refilmagem subversiva com uma mentalidade atual. Ao invés de ficar do lado dos senhores de escravos como no filme original, o diretor focou na visão dos escravos, que lideram uma rebelião contra seus senhores, baseado em uma história real do passado dos EUA.

Década de 1920:
‘Metrópolis’ (1927)

Outro marco que impulsionou o cinema graças a seus avanços tecnológicos e técnicas de filmagem, ‘Metrópolis’, do austríaco Fritz Lang, é a primeira grande ficção científica futurista do cinema. Com seu visual revolucionário, até hoje o filme é influente e rendeu inspiração de design para novos clássicos da década de 1980, como ‘Blade Runner’ e ‘Batman’. A trama também usa muito da abordagem crítica e social na hora de contar sobre a gritante diferença da classe burguesa e da proletária mesmo anos no futuro. ‘Metrópolis’ está entre os mais bem avaliados de todos os tempos na opinião do grande público no IMDB.

Década de 1930:
‘O Mágico de Oz’ (1939)

 

Em uma década que tivemos ‘E o Vento Levou’, ‘Drácula’, ‘Frankenstein’, ‘King Kong’ e ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, demonstra que o cinema dava passos largos agora em sua terceira década de existência a pleno vapor. Mas de todos esses, o mais popular ainda se mantém sendo ‘O Mágico de Oz’, produção que chegou no fim da década e elevou a imaginação do grande público a um lugar verdadeiramente mágico. ‘O Mágico de Oz’ é puro encanto e fantasia, para a época se traduziu como termos nosso sonho realizado em nossa frente. Uma história atemporal que continua a dar frutos até hoje – e quem poderia esquecer esse conto?

Década de 1940:
‘Casablanca’ (1942)

You Must Remember This, a Kiss is just a kiss, a sigh is just a sigh, the fundamental things apply, as time goes by”. A canção ‘As Time Goes By’, de Dooley Wilson, trilha sonora do clássico dos clássicos, ‘Casablanca’, é tão emblemática, que a Warner Bros. decidiu usá-la como música tema da abertura de seus filmes, quando surge em tela o logo do estúdio. Na trama do romance em preto e branco, Humphrey Bogart é Rick, o dono de um bar em Casablanca, no Marrocos, na época da Segunda Guerra Mundial. Quando aparece em sua porta seu antigo amor do passado, Ilsa (Ingrid Bergman), a quem ele nunca superou, lhe pedindo para que ajude seu marido a fugir das garras dos nazistas.

Década de 1950:
‘12 Homens e uma Sentença’ (1957)

Agora temos na lista um favorito pessoal deste amigo que vos fala. Drama de tribunal, ’12 Homens e uma Sentença’ é uma lição de vida, e uma história que deveria ser vista por todos nesses tempos de ruptura social, onde muitas vezes esquecemos de ser humanos e de olhar por cima de pautas políticas. Nesta obra-prima de Sidney Lumet, temos doze homens que servem como jurados em um julgamento de assassinato. Todas as pistas apontam para o jovem de origem latina, que teria assassinado o próprio pai. Assim, todos os jurados estão certos de sua sentença para condená-lo. Todos menos um. Henry Fonda, o jurado número 8, simplesmente levanta a hipótese de não ter sido ele. O jurado não diz que o rapaz é inocente, mas começa a apresentar provas que vão contra sua culpa.

Década de 1960:
‘Três Homens em Conflito’ (1966)

Na década de 1960, o filme mais popular é um faroeste clássico. Se perguntarmos para os fãs de cinema qual é o melhor faroeste de todos os tempos, muitos poderiam dizer ‘Era uma Vez no Oeste’, outros quem sabe apontariam para ‘Os Imperdoáveis’, e os mais nostálgicos talvez elegessem algum de John Wayne. No entanto, de acordo com o público no IMDB, o faroeste mais popular da década de 1960 é ‘Três Homens em Conflito’, conhecido também como ‘O Bom, o Mau e o Feio’, conclusão da chamada trilogia dos dólares de Sergio Leone – estrelada por Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef. Filme que a banda Metallica faz questão de exibir um trecho em suas apresentações.

Década de 1970:
‘O Poderoso Chefão’ (1972)

Essa é barbada! ‘O Poderoso Chefão’ é considerado por uma boa parte dos cinéfilos o melhor filme de todos os tempos. Tendo sido lançado na década de 1970, não existia dúvida que seria considerado o filme mais popular de sua respectiva época. E isso é verdade até mesmo quando falamos da continuação ‘O Poderoso Chefão Parte 2’, igualmente adorada, e a qual alguns fãs acreditam ser melhor do que o original. O que dizer deste clássico irretocável que já não tenha sido muito dito. Ah sim, talvez apenas que o filme da ‘Barbie’ este ano tirou um baita sarro o acusando de ser filme de homem. Será?

Década de 1980:
‘O Império Contra-Ataca’ (1980)

Agora a parada ficou séria. Isso porque adentramos a década de 1980, e a partir daqui existe uma grande conexão dos filmes com o público atual. Se perguntarmos qual a maior franquia da sétima arte, mesmo com o advento da Marvel, a resposta ainda seria Star Wars. A saga espacial de George Lucas começou na década de 1970 – mas nela bateu de frente com ‘O Poderoso Chefão’ e não foi páreo para ele (ao menos dentre os milhões de usuários do IMDB). Mas e na década seguinte. Bem, nos anos 80 não teve para ninguém, e o episódio que é considerado o melhor da saga inteira se destacou, sentando no trono como o melhor de toda a década de 80. Estamos falando de ‘O Império Contra-Ataca’, considerado uma das melhores continuações da sétima arte, e no qual descobrimos que Darth Vader era o pai de Luke.

Década de 1990:
‘Um Sonho de Liberdade’ (1994)

Esse é também o filme mais popular de todos os tempos na opinião dos fãs no IMDB. Acontece que, não apenas ‘Um Sonho de Liberdade’ é o filme que possui a nota mais alta no site, como também é o que possui o maior número de avaliações de todos os tempos. Essa é uma história atemporal, sobre a resiliência do espírito humano, mesmo diante das situações mais adversas. Imagine o pior lugar do mundo. Uma prisão. E o pior, quando você jura a inocência. Essa é a história de Andy (Tim Robbins), acusado de matar a esposa, após descobrir que ela o estava traindo. Por anos ele grita inocência, mas decide escapar deste inferno por conta própria.

Década de 2000:
‘O Cavaleiro das Trevas’ (2008)

Atualmente, se perguntarmos para a maioria dos fãs de cinema, o diretor Christopher Nolan é uma grande preferência mundial. Sua popularidade atingiu o ápice quando topou dirigir ‘Batman Begins’, fazendo um blockbuster autoral e cheio de personalidade. Foi um passo para se tornar um cineasta superstar. Depois disso, todos os seus filmes costumam estar entre os mais populares de seus respectivos anos.

A prova disso foi o sucesso monumental que ‘Oppenheimer’ fez esse ano. Um filme sobre o criador da bomba atômica jamais geraria tamanho hype. Sendo de Nolan, gerou. Daí a frase, “In Nolan We Trust”. Para muitos, o segundo Batman da trilogia é o seu melhor filme, e a performance de Heath Ledger contribui muito para isso.

Década de 2010:
‘A Origem’ (2010)

O que falamos no item acima se aplica aqui também. Olha o homem aí de novo. ‘A Origem’ foi um verdadeiro fenômeno. É o tipo de filme que podemos dizer que com o passar dos anos só aumentou sua popularidade e seu status de culto, ao ser descoberto por cada vez mais pessoas e novas gerações. Isso poderia ser dito dele, mas não podemos esquecer que em sua época de lançamento, ‘A Origem’ já havia se tornado um estrondoso sucesso, arrebatando todos os elogios dos fãs e dos críticos. E foi o filme que Nolan fez depois de ‘O Cavaleiro das Trevas’. Você sabe o quão difícil é marcar dois golaços consecutivos? O que chama atenção verdadeiramente é a popularidade de um filme original como este, que não é uma sequência ou uma adaptação de quadrinhos e afins.

Década de 2020:
‘Homem-Aranha – Sem Volta para Casa’ (2021)

Finalizando a matéria, chegamos até a década atual. Como dito no início do texto, é claro que esta década ainda está em andamento e por enquanto estamos chegando ao final de seu quarto ano. Ou seja, ainda falta uma longa estrada para computar. Mas levando em conta apenas estes quatro primeiros anos da década de 2020 (e levando em conta que este 2023 ainda não chegou ao fim), de forma provisória, o filme mais popular até o momento é o único da Marvel a aparecer na lista. Acredite se quiser.

Sabemos que a Marvel domina o mercado e não conseguimos virar para o lado sem esbarrar em um filme de super-herói do estúdio. Mas o legal dos votantes no IMDB é que dão muito valor a produções cult também. Desta forma, o terceiro ‘Homem-Aranha’ de Tom Holland no MCU, que trouxe de volta Tobey Maguire e Andrew Garfield, é o único a aparecer na lista. E merecido, pois fez o que muitos filmes apenas desejam, ou seja, entregar tudo para os fãs, e ajudar a lotar os cinemas. ‘Sem Volta para Casa’ foi um dos grandes responsáveis pela volta aos cinemas no pós pandemia.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS