sábado, abril 27, 2024

Saiba Quais São os Únicos 13 Atores Vivos com Mais de um Oscar de Atuação em Casa

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 ocorreu há uma semana exatamente, na terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024. Depois disso, é campanha atrás de campanha, numa verdadeira corrida dos estúdios pela vitória, até o dia 10 de março, quando ocorre a cerimônia e serão revelados todos os vencedores da noite. Alguns dos nomeados deste ano já possuem estatuetas do Oscar decorando suas casas, como Emma StoneRobert De Niro e Jodie Foster.

Ou seja, esses atores conhecem muito bem essa tal corrida do ouro mencionada acima. O que nos leva ao tema desta nova matéria. Ser indicado ao Oscar é uma grande honra. Vencer é melhor ainda. Agora imagina vencer mais de uma vez. Pois é, existem atores que caem nas graças dos membros da Academia, donos de grande talento, e terminam premiados mais de uma vez em suas carreiras. Agora, trazemos os únicos 11 atores ainda vivos e trabalhando, prestigiados com mais de uma estatueta do maior prêmio do cinema. Você sabia de todos? Confira abaixo.

01) Anthony Hopkins

Começamos a matéria com uma verdadeira lenda viva da sétima arte. E também um dos mais recentes vencedores a entrar nesse seleto clube de vencedores de dois Oscar de atuação ainda vivos. No auge de seus gloriosos 86 anos, o britânico Anthony Hopkins já anunciou a aposentadoria diversas vezes. Mas segue trabalhando mais do que nunca. Recentemente deu a voz ao robô no “Star Wars de Zack Snyder” chamado ‘Rebel Moon’.

A primeira indicação ao Oscar de Hopkins, que já estava na estrada há décadas, ocorreu em 1992 por ‘O Silêncio dos Inocentes’, e como sabemos o ator saiu vitorioso da noite, neste que é seu papel mais icônico até hoje, o Dr. Hannibal Lecter. Depois disso foram mais três indicações nos anos 90, e uma outra em 2020. Mas a segunda vitória como ator principal seria entregue bem no meio da pandemia, em 2021 pelo drama estarrecedor ‘Meu Pai’.

02) Mahershala Ali

Let's talk about 'Green Book'

De um ator veteraníssimo, agora passamos para um que pode ser considerado da nova geração. Afinal, poucos haviam ouvido falar em Mahershala Ali antes de sua vitória no Oscar como coadjuvante pelo drama LGBTQIA+ tocante ‘Moonlight – Sob a Luz do Luar’, em 2017.

Dois anos depois, e o ator fazia de novo, levando um novo Oscar como ator coadjuvante – apesar de que deveria ser o ator principal. Seja como for, Ali é um dos atores que possuem melhor aproveitamento no Oscar, já que são duas indicações seguidas de vitória por parte do ator. Ali tem 49 anos e entrega um trabalho consistente atrás do outro, como na terceira temporada de ‘True Detective’ e no thriller ‘O Mundo Depois de Nós’, com Julia Roberts. Em breve, ele aparecerá como o novo Blade da Marvel.

03) Denzel Washington

5 times Oscars and SAG Awards clashed on Best Actor - GoldDerby

Não deixe de assistir:

Mahershala Ali e Denzel Washington são os dois atores negros de maior prestígio nos prêmios da Academia. São os únicos que possuem duas estatuetas do Oscar decorando suas casas. É claro que queremos que este número aumente, afinal a proporção em relação aos atores brancos deste seleto clube ainda é bem pequena. Washington, é claro, está na estrada há bem mais tempo, e é considerado um dos grandes atores vivos. Não seria ótimo um filme unindo os dois em tela?

Washington ganhou seu primeiro Oscar em 1990, com o drama épico sobre a Guerra Civil Americana ‘Tempo de Glória’, no qual teve a oportunidade de contracenar com o lendário Morgan Freeman. Esse prêmio foi como coadjuvante. Assim, todos achavam que estava faltando alguma coisa. Faltava o astro levar como protagonista. E o prêmio finalmente viria em 2002, com ‘Dia de Treinamento’, um suspense policial de tirar o fôlego. Depois vieram mais quatro nomeações como protagonista. Está na hora do ator levar outro.

04) Robert De Niro

Uma geração anterior a Washington, Robert De Niro é outra lenda da sétima arte, considerado o grande ator de sua geração. De Niro tem 80 anos e está indicado novamente em 2024 por seu trabalho como coadjuvante em ‘Assassinos da Lua das Flores’, de Martin Scorsese. Se ganhar, De Niro ficará com 3 estatuetas em casa.

No momento ele já possui duas, uma como coadjuvante por ‘O Poderoso Chefão Parte 2’, de 1975, e outra como protagonista por ‘Touro Indomável’, de 1981. Fora isso, o monstro possui outras cinco indicações.

05) Tom Hanks

Por falar em Denzel Washington, o ator duas vezes vencedor do Oscar foi coadjuvante do drama sobre Aids ‘Filadélfia’, que deu o primeiro Oscar como protagonista para um certo Tom Hanks. Aliás, Hanks além da seleta lista dos atores que possuem mais de uma estatueta em casa, faz parte de um clube ainda mais restrito: o dos atores que venceram dois Oscar em anos consecutivos. Desse fazem parte apenas dois: ele e o icônico Spencer Tracy, falecido em 1967 – 11 anos depois de Hanks ter nascido.

Depois da consagração como protagonista por ‘Filadélfia’ em 1994, Hanks fez de novo no ano seguinte com ‘Forrest Gump’, levando como ator principal em 1995. Difícil conter o rolo compressor que foi o filme do sujeito que achava que a vida era como uma caixa de chocolates.

06) Christoph Waltz

O austríaco de 67 anos, Christoph Waltz tem uma trajetória parecida com a de Mahershala Ali. Ou seja, ninguém sabia muito bem quem ele era até ser indicado ao Oscar pela obra-prima de Quentin Tarantino, ‘Bastardos Inglórios’, em 2010. Mas foi só levar o prêmio de melhor coadjuvante como o visceral Coronel Hans Landa, que Waltz estava em todos os lugares.

Assim como Mahershala Ali também, seus dois Oscar são como ator coadjuvante. Christoph Waltz guarda ainda outro recorde curioso, que o coloca lado a lado com a atriz Dianne Wiest. Acontece que ambos possuem dois Oscar como coadjuvante, graças a filmes do mesmo diretor. No caso de Wiest foram duas obras de Woody Allen que a premiaram. Com Waltz, dois filmes de Tarantino, sendo o segundo, ‘Django Livre’, três anos depois.

07) Daniel Day-Lewis

Agora temos na lista o “Frances McDormand de calças”. O britânico Daniel Day-Lewis é conhecido por ser um perfeccionista, e tem na carreira apenas 30 trabalhos como ator, datando de 1971. Lewis é muito seletivo com suas escolhas, e em anos recentes foi se tornando mais e mais. Por exemplo, foram apenas 5 filmes nos anos 90, e nos anos 2000 foram 4 filmes. Nos anos 2010, apenas 2 filmes. Sua última atuação foi em 2017.

Day-Lewis faz parte de um clube muito restrito: o único ator vivo com três estatuetas de ator protagonista. Ao seu lado apenas a atriz Frances McDormand. O primeiro prêmio veio em 1990 pelo drama ‘Meu Pé Esquerdo’. Depois, em 2008, foi premiado novamente na mesma categoria pelo visceral ‘Sangue Negro’, de Paul Thomas Anderson. Seu último Oscar até o momento foi como o presidente Abraham Lincoln no filme homônimo de Steven Spielberg, em 2013.

08) Sean Penn

Assim como Anthony Hopkins e Tom Hanks, o ex-bad boy Sean Penn é outro que está no trio dos atores vivos com duas estatuetas de melhor ator protagonista. Mas aqui vai uma dica: ele não será o último desta lista na categoria. Agora ativista de causar relacionadas ao meio ambiente e ameaças globais, Penn foi indicado ao Oscar pela primeira vez em 1996, por ‘Os Últimos Passos de um Homem’, mas viria a vencer quase dez anos depois pela obra de Clint Eastwood, ‘Sobre Meninos e Lobos’ – no qual vive o pai de uma jovem assassinada.

Na mesma década, cinco anos depois, Penn sairia novamente premiado da categoria de melhor ator protagonista pelo filme ‘Milk – A Voz da Igualdade’, no qual interpretou o ativista dos direitos LGBTQIA+, Harvey Milk, um político assassinato por sua orientação sexual em um crime que chocou a América.

09) Michael Caine

Nomeado Sir pela coroa britânica, o gigante Michael Caine está na casa de seus 90 verões muito bem vividos. Sir Michael Caine é outro ator que tem duas estatuetas do Oscar, ambas na categoria de coadjuvante. A primeira, no mesmo filme que premiou a atriz Dianne Wiest em seu primeiro Oscar de coadjuvante igualmente, ‘Hannah e Suas Irmãs’, de Woody Allen, em 1987.

Mais de uma década depois, Caine levaria seu segundo prêmio como coadjuvante no Oscar. Desta vez pelo drama ‘Regras da Vida’, no qual interpreta um médico cuidando que crianças carentes, e atua ao lado de Tobey Maguire e Charlize Theron.

10) Dustin Hoffman

O grande Dustin Hoffman também está chegando perto dos 90 anos de idade. O veterano tem 86 anos e é o quarto ator da lista com duas estatuetas de melhor ator protagonista. Hoffman, infelizmente não tem estado tão presente nas telas quanto gostaríamos. A primeira vitória de Hoffman no Oscar foi em 1980 no drama ‘Kramer vs. Kramer’. Pelo mesmo filme, Meryl Streep também ganhou sua primeira estatueta, mas de coadjuvante.

Dustin Hoffman fecharia a década de 80 com sua segunda vitória no Oscar, pelo querido drama ‘Rain Man’, com Tom Cruise. No filme, o veterano interpreta um sujeito com autismo, com uma mente brilhante para números, que descobre que tem um irmão mais jovem malandro. Cruise vive o irmão. E usa o talento de seu parente recém-descoberto para ganhar dinheiro nos cassinos de Las Vegas.

11) Kevin Spacey

O “maldito” Kevin Spacey é mais um que possui duas estatuetas do Osca em seu currículo. Spacey era um ator muito bem respeitado, e considerado um dos melhores de sua geração. Seus prêmios têm apenas 4 anos de diferença entre eles. Mas, como sabemos muito bem, Spacey foi um dos atores cancelados com força pelo movimento #metoo, e excluído de Hollywood por seus assédios sexuais e abuso de poder em sets.

Spacey segue os passos de Denzel Washington e Robert De Niro, sendo o terceiro ator da lista com um Oscar de ator protagonista e outro de ator coadjuvante. A primeira veio como coadjuvante no filme ‘Os Suspeitos’, no qual entrega uma atuação magistral e dono de uma das melhores reviravoltas dos anos 90. A segunda, como protagonista, em ‘Beleza Americana’, no qual vive um homem de meia idade, em crise no casamento, obcecado com a amiga de sua filha. Essa subtrama hoje, é claro, não poderia ser mais creepy.

12) Jack Nicholson

Além de Frances McDormand, Meryl Streep e Daniel Day-Lewis, outro ator possui três estatuetas do Oscar. A diferença é que o monstro Jack Nicholson tem dois Oscar de ator protagonista e uma como ator coadjuvante – ao contrário dos outros dois citados. Outra diferença também é que infelizmente o icônico Nicholson se encontra aposentado, com seu último filme lançado sendo ‘Como você Sabe’, de 2010. E o último como protagonista, ‘Antes de Partir’, de 2007.

O primeiro Oscar do ator foi em ‘Um Estranho no Ninho’, em 1976. Depois veio a de coadjuvante por ‘Laços de Ternura’, em 1984. Por fim, sua última estatueta veio por ‘Melhor é Impossível’, em 1998, no papel de um escritor com TOC, extremamente machista e homofóbico. Esse é outro longa que não desce muito redondo nos dias de hoje.

13) Gene Hackman

Por fim, temos outra lenda do cinema que se encontra atualmente aposentado. Falamos do talentoso Gene Hackman, que hoje está no auge de seus 94 anos. Seu último trabalho como ator foi em ‘Uma Eleição Muito Atrapalhada’, comédia que está completando 20 anos de estreia em 2024. As vitórias de Gene Hackman no Oscar foram como protagonista e coadjuvante também. Como protagonista foi premiado pelo thriller policial ‘Operação França’, em 1972, no papel do policial durão Popeye Doyle. Já como coadjuvante, recebeu um presente do colega Clint Eastwood no faroeste ‘Os Imperdoáveis’, em 1993, no papel do xerife Little Bill.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS