domingo, abril 28, 2024

Saiba quais são as ÚNICAS 11 Atrizes (Até o Momento) em Atividade com mais de uma Estatueta do Oscar em Casa

O anúncio dos indicados ao Oscar 2024 ocorreu na última terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024. Depois disso, é campanha atrás de campanha, numa verdadeira corrida dos estúdios pela vitória, até o dia 10 de março, quando ocorre a cerimônia e serão revelados todos os vencedores da noite. Alguns dos nomeados deste ano já possuem estatuetas do Oscar decorando suas casas, como Emma Stone, Robert De Niro e Jodie Foster.

Ou seja, esses atores conhecem muito bem essa tal corrida do ouro mencionada acima. O que nos leva ao tema desta nova matéria. Ser indicado ao Oscar é uma grande honra. Vencer é melhor ainda. Agora imagina vencer mais de uma vez. Pois é, existem atores que caem nas graças dos membros da Academia, donos de grande talento, e terminam premiados mais de uma vez em suas carreiras. Aqui, iremos trazer as únicas 11 atrizes ainda vivas e trabalhando, prestigiadas com mais de uma estatueta do maior prêmio do cinema. Você sabia de todas? Confira abaixo.

01) Hilary Swank

Começamos a matéria com a atriz mais jovem a ter esse incrível reconhecimento. Swank tinha apenas 25 anos quando recebeu sua primeira indicação ao Oscar e saiu vitoriosa pelo papel em ‘Meninos Não Choram’, sobre uma jovem que vive como um rapaz. Antes disso, seu papel mais marcante havia sido em ‘Karatê Kid 4’.

Cinco anos depois, e Hilary Swank fazia de novo. Recebia uma nova indicação como atriz principal e saía novamente vitoriosa, por ‘Menina de Ouro’, no qual interpreta uma boxeadora. A carreira a atriz, no entanto, é bem curiosa. Pois quando não está sendo indicada e ganhando o Oscar, no geral seus filmes são fracassos de crítica ou dramas menores que o público sequer toma conhecimento.

02) Cate Blanchett

Australiana de 54 anos, Cate Blanchett é considerada uma das melhores atrizes, não apenas de sua geração, mas de todos os tempos ainda trabalhando. Por coincidência, Blanchett e Swank dividiram as telas no thriller sobrenatural de Sam Raimi, ‘O Dom da Premonição’. Ao contrário da colega, Blanchett possui, além das duas estatuetas, outras seis nomeações, sendo a última bem recente (em 2023 por ‘Tár’) – o que faz dela também uma das atrizes mais vezes indicada ainda em atividade.

Blanchett já tinha uma indicação quando ganhou o Oscar de melhor coadjuvante por ‘O Aviador’, de Martin Scorsese. Depois disso, foram mais três indicações que separam seu primeiro prêmio do segundo Oscar, em 2014 por ‘Blue Jasmine’, de Woody Allen, dessa vez como atriz principal.

03) Renée Zellweger

Não deixe de assistir:

O caso de Renée Zellweger, texana também de 54 anos, é igualmente curioso. Acontece que a atriz realizou um dos retornos aos holofotes mais bem-sucedidos de que se tem notícia. Quando surgiu em cena, Zellweger viria a se destacar quatro anos após sua estreia nas telonas, com ‘Jerry Maguire’, no qual fez par com Tom Cruise e muitos acharam que deveria ter sido indicada ao Oscar. Daí foi um passo para o estrelato.

Foram duas indicações como atriz principal (‘O Diário de Bridget Jones’ e ‘Chicago’) até de fato ganhar o Oscar (como coadjuvante) por ‘Cold Mountain’. A carreira da atriz continuou a toda, mas na virada para a década de 2010, Zellweger daria uma freada e se afastaria dos holofotes. Quando voltou, seu rosto estava irreconhecível, devido a inúmeros procedimentos estéticos. Mas a atriz sacudiu a poeira e deu a volta por cima, sendo indicada e vencendo o prêmio novamente, dessa vez como atriz principal, pelo recente ‘Judy – Muito Além do Arco-Íris’.

04) Jodie Foster

Atualmente em cartaz com a nova temporada da excelente ‘True Detective’, Jodie Foster recebeu sua quinta indicação ao Oscar este ano, como coadjuvante pelo drama de esporte ‘Nyad’. A veterana de 61 anos começou a carreira ainda menina, em filmes da Disney. Quando fez ‘Taxi Driver’, de onde saiu sua primeira nomeação ao Oscar, Foster já havia feito mais filmes que ambos o diretor Martin Scorsese e o protagonista Robert De Niro, apesar de ter apenas 14 anos.

Foster é uma das poucas atrizes que levou dois prêmios de atriz principal em um intervalo bem curto de tempo. Foram apenas 3 anos que separaram o primeiro Oscar por ‘Acusados’, onde vive uma vítima de estupro atrás de justiça, de ‘O Silêncio dos Inocentes’, seu longa mais famoso no qual vive a agente do FBI Clarice Starling. Entre outras coisas, a aparição de Foster em ‘True Detective’ ecoa rapidamente aos cinéfilos uma Clarice mais experiente.

05) Frances McDormand

Com a rainha ninguém mexe. Muito se fala em Meryl Streep como a melhor atriz viva de Hollywood. E ninguém quer tirar o mérito dela, afinal é a recordista de indicações na história do Oscar, mesmo dentre as atrizes que não estão mais aqui, e inclusive comparando com os atores também. Isso que é moral. Porém, outra atriz surge com um recorde grandioso e impressionante. Falamos de Frances McDormand – muitas vezes subestimada.

Frances McDormand é a atriz que possui o melhor rendimento de todas, com 3 indicações ao Oscar de atuação e mais 3 vitórias. Fora isso, apenas ela e Meryl Streep possuem 3 estatuetas em casa de todas as atrizes ainda em atividade. Sendo que as 3 de McDormand são como atriz principal, ao contrário de Streep. ‘Fargo’, ‘Três Anúncios para um Crime’ e ‘Nomadland’ são os 3 filmes que premiaram a atriz. Fora isso, ela ainda possui mais um Oscar como produtora de ‘Nomadland’ e uma indicação como produtora de ‘Entre Mulheres’.

06) Meryl Streep

Agora sim, chegamos a “bambambã” Meryl Streep. Como dito no item acima, Streep pode ser a recordista de indicações de atuação na história do Oscar, são 21 no total, mas Frances McDormand tem um aproveitamento melhor e 3 Oscar como atriz principal. Seja como for, Meryl Streep ainda é dona da p%##a toda e já fez de tudo um pouco. Sua primeira vitória sairia logo em 1980, por ‘Kramer vs. Kramer’, como coadjuvante no papel de uma mãe lutando pela guarda dos filhos.

Três anos depois viria o prêmio como atriz principal no Oscar, por ‘A Escolha de Sofia’, no papel de uma mãe que precisa escolher entre seus dois filhos na época da guerra. Assim seguiram décadas de indicações sem vitória, que chegou até a virar piada. Em 2012, finalmente viria o segundo Oscar como atriz principal, e o terceiro no total – pelo filme ‘A Dama de Ferro’, no qual interpretou Margaret Thatcher, a icônica Primeira Ministra Britânica dos anos 80.

07) Jessica Lange

Contemporânea de Meryl Streep, Jessica Lange, de 74 anos, é uma das maiores veteranas de Hollywood ainda em atividade e uma verdadeira Primeira Dama do Cinema Mundial. Lange, que também faz parte do seleto grupo das atrizes com mais de um Oscar de atuação em casa, começou sua carreira ainda na década de 1970, e seis anos após sua estreia nas telonas, já era premiada com o Oscar de coadjuvante pela comédia ‘Tootsie’, na qual vive uma atriz de caso com o diretor de uma novela.

Foram mais 4 indicações ao Oscar depois disso, todas como atriz principal, mas sempre batendo na trave. Até que 12 anos depois de sua vitória, Jessica Lange marcaria um golaço, dessa vez como atriz principal, no drama ‘Céu Azul’, no qual atuou ao lado de Tommy Lee Jones.

08) Sally Field

Sally Field, de 77 anos, já foi companheira do icônico Burt Reynolds por 4 anos. No período estrelou 4 longas ao lado dele. Field é outra que começou a carreira bem jovenzinha, e ganhou destaque nos 82 episódios da série cômica ‘A Noviça Voadora’, da década de 60. No cinema, ficou eternizada como a mãe de ‘Forrest Gump’ e para as gerações mais novas foi a tia May de ‘O Espetacular Homem-Aranha’.

Por falar em melhores rendimentos, Sally Field está no páreo, pois das 3 estatuetas de melhor atriz às quais foi indicada, levou duas. A primeira saiu em 1980 como protagonista de ‘Norma Rae’, no papel de uma mãe solteira sindicalista. Cinco anos depois viria um segundo prêmio como protagonista por ‘Um Lugar no Coração’, onde interpreta uma viúva, mãe de duas crianças precisando salvar sua fazenda na década de 1930. A terceira indicação, mais recente, foi em 2013 por ‘Lincoln’, de Steven Spielberg.

09) Dianne Wiest

A veterana Dianne Wiest deve muito a Woody Allen. Isso porque as duas estatuetas do Oscar que guarda em casa, como atriz coadjuvante, saíram de produções dirigidas pelo lendário cineastas. A primeira, saiu em 1987, ao viver uma das irmãs de Hannah em ‘Hannah e Suas Irmãs’. Depois, já na década de 1990, levaria novamente como uma cantora de cabaré na década de 30, no policial cômico ‘Tiros na Broadway’.

Wiest, que é mais conhecida dos cinéfilos pelo papel da mãe em ‘Edward Mãos de Tesoura’, de Tim Burton, possui ainda mais uma nomeação como coadjuvante, na comédia dramática ‘O Tiro que Não Saiu Pela Culatra’, da década de 80.

10) Jane Fonda

Agora chegamos à rainha de tudo. Jane Fonda foi um símbolo sexual ainda na década de 1960. Sua beleza e forma física em ‘Barbarella’ ainda impressionam até hoje. Atualmente, ela é a octogenária mais bela do mundo, aos seus gloriosos 86 anos de idade. Fonda possui nada menos que 7 indicações ao Oscar em sua carreira.

A primeira nomeação da atriz foi em 1970 e dois anos depois venceria sua primeira estatueta como protagonista no thriller ‘Klute – O Passado Condena’, no qual viveu uma prostituta precisando da ajuda de um policial para tirar um psicopata de sua cola. Depois viriam mais duas indicações, com a segunda seguida de vitória, novamente como protagonista, por ‘Amargo Regresso’, sobre uma mulher casada, cujo marido foi para a Guerra do Vietnã, que se apaixona por um veterano cadeirante da mesma guerra. Fonda ainda obteve mais três indicações depois disso.

11) Maggie Smith

Terminando a matéria das grandes atrizes ainda em atividade com mais de uma estatueta do Oscar em casa, agora temos na lista a lendária Maggie Smith, de 89 anos. A veteraníssima britânica começou a carreira ainda na década de 50, e tem mais de 85 créditos como atriz no currículo. Para as gerações mais novas, será sempre a professora Minerva McGonagall da franquia ‘Harry Potter’.

A primeira indicação de Smith saiu ainda em 1966, mas a vitória como protagonista seria em 1970, com o filme ‘Primavera de uma Solteirona’. No fim da mesma década, em 1979, Smith seria premiada novamente, desta vez como coadjuvante na comédia de Neil Simon, ‘Califórnia Suíte’. Depois disso, a atriz ainda receberia mais duas nomeações, sendo a mais recente em 2002, como coadjuvante em ‘Assassinato em Gosford Park’.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS