O ano de 2021 finalmente começou e já no primeiro final de semana nós, cinéfilos, já pudemos acompanhar a entrega do Critics Choice Super Awards, que consagrou ‘Soul’ e ‘Palm Springs’ como os grandes vencedores da noite desse domingo (10). Porém, devido aos muitos adiamentos em 2020, o calendário de premiações este ano está um pouco bagunçado, por isso nós reunimos aqui os principais eventos do ano e como e onde você poderá assisti-lo! Mas, fiquem atentos, pois essas informações podem mudar no decorrer das próximas semanas, a depender do avanço da vacinação no mundo.

Globo de Ouro – 28 de fevereiro

Em outros anos, era o Globo de Ouro que abria a temporada de premiações internacionais, ocorrendo sempre no primeiro domingo do ano. Este ano, porém, a cerimônia foi adiada para 28 de fevereiro, e ainda vem com polêmica: é que ‘Hamilton’ – a peça filmada de Lin-Manuel Miranda foi aceita e poderá concorrer na categoria comédia ou musical. O anúncio dos finalistas ocorrerá dia 3 de fevereiro e a cerimônia terá transmissão do canal TNT.



Critics Choice Awards – 7 de março

Ao contrário do evento que já rolou, o Critics Choice Awards foca nas produções de televisão. Caso o cenário não esteja seguro até lá, o evento será totalmente virtual. O evento será transmitido lá fora pelo canal CW, mas aqui no Brasil ainda não foi confirmado – ainda que tudo indique que a TNT irá transmitir. Os finalistas serão anunciados dia 18 de janeiro.

Screen Actors Guild AwardsSAG Awards – 4 de abril

Aproveite para assistir:





A premiação é realizada pelo Sindicato de Atores da Aliança Estadunidense de Artistas de Rádio e Tv. É o melhor termômetro para o Oscar. Os indicados foram divulgados dia 4 de fevereiro e a premiação ocorrerá dia 4 de abril. A transmissão provavelmente será pelo canal E!.

Grammy Awards – 14 de março

O 63⁰ Grammy Awards, o principal prêmio da música mundial, já teve seus indicados divulgados e ocorrerá dia 14 de março com transmissão no Brasil pelo canal TNT.

BAFTA – 11 de abril

A principal premiação do cinema britânico foi adiada para 11 de abril, mas tudo indica que irá acontecer em formato virtual. Este ano a Academia Britânica de Artes exigirá cota de diversidade entre os indicados e o E! deve transmitir o evento.



Oscar – 25 de abril

Se a vacinação avançar nos Estados Unidos, há chances de alguns convidados participarem da entrega do 93º Academy Awards, porém, até o momento, a previsão é que seja um evento virtual com um mestre de cerimônias presencial ao vivo, transmitida no Brasil simultaneamente pela TNT e a versão compactada em seguida transmitida pela TV Globo. A shortlist será divulgada dia 9 de fevereiro e os indicados a melhores do ano serão divulgados dia 15 de março.

Festival de Cinema de Gramado – julho/agosto


É bem provável que o evento esse ano acompanhe o formato de 2020 e seja de novo totalmente virtual, com apresentação da já consagrada Renata Boldrini. O evento ocorre geralmente no fim de julho até meio de agosto, e ano passado os filmes em competição foram exibidos gratuitamente no Canal Brasil.

Emmy Awards – setembro

Já no segundo semestre, é capaz de muitos dos artistas já estarem vacinados e, portanto, talvez já seja possível termos uma premiação ao menos híbrida. Acompanhando os últimos anos, o Emmy deverá ocorrer no fim de setembro novamente, premiando as melhores séries e programas de televisão dos Estados Unidos e Inglaterra com transmissão da TNT Brasil.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – outubro/novembro

Um dos principais eventos de premiação nacional, a 45ª Mostra de São Paulo deve repetir o formato virtual de 2020, com disponibilização dos filmes em competição gratuitamente no site do SESC ou outra plataforma e venda de ingressos com prazo de validade para os cinéfilos assistirem aos filmes de casa. Deve acontecer entre fins de outubro e início de novembro.

Grammy Latino – novembro

Se até lá tudo andar bem no mundo, é bem provável que a entrega do Grammy Latino ocorra novamente em novembro e talvez presencial, embora a data ainda não tenha sido confirmada. A transmissão provavelmente será da TNT, uma vez que ela irá transmitir o evento estadunidense.

Festival do Rio – dezembro

O festival de cinema mais charmoso do Brasil tem data incerta para acontecer. Em 2019 só rolou graças à vaquinha on-line; em 2020, o evento não rolou. Em 2021 deve acontecer, provavelmente em formato híbrido, possivelmente em dezembro (embora tradicionalmente ele ocorresse entre fim de setembro e início de outubro) e deve aglutinar as edições do ano passado e a atual.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva