A estrela Scarlett Johansson relembrou recentemente uma fase delicada de sua carreira, desabafando sobre como foi, por muitos anos, rotulada com papéis de “objeto sexual”, especialmente após o sucesso do filme ‘Encontros e Desencontros’ (Lost in Translation), de Sofia Coppola, em que contracenou com Bill Murray.
“Depois de Encontros e Desencontros, todo papel que me ofereceram por anos foi o de ‘namorada’, ‘outra mulher’, um objeto sexual. Eu não conseguia sair desse ciclo”, disse Johansson, conforme a Variety. “Parecia que essa era a minha identidade como atriz. E não havia muito o que eu pudesse fazer com isso”.
A atriz ainda refletiu sobre como sua imagem passou a ser percebida à medida que amadurecia: “Você passa pela descoberta da sua sexualidade e da sua sensualidade como parte do crescimento, e é empolgante florescer dentro de si mesma”.
“Você começa a usar as roupas que quer, se expressar como deseja, mas, de repente, percebe: ‘Espera, estou me sentindo…’, não quero dizer explorada, porque é uma palavra muito pesada. Mas, sim, era uma forma de exploração”, explicou.
No filme, Murray interpreta uma estrela de cinema em decadência que está em Tóquio e acaba formando uma conexão com a jovem recém-formada interpretada por Johansson, em meio a uma crise de meia-idade. A atriz, que na época tinha apenas 17 anos, comentou sobre os bastidores do longa, dizendo que Bill Murray enfrentava um momento difícil durante as filmagens.
“Bill estava em um lugar complicado. Todos estavam andando em ovos ao redor dele, o diretor, a equipe inteira, porque ele estava lidando com suas… questões”, afirmou.
Johansson contou que nunca havia trabalhado com alguém naquele tipo de “espaço mental” e revelou que os dois se reencontraram nos bastidores da celebração dos 50 anos do Saturday Night Live, onde ele estava com um espírito completamente diferente.
“Ele é uma pessoa muito diferente agora. Acho que a vida o tornou mais humilde”, afirmou.
Ela também confirmou que parte dessa mudança está relacionada ao comportamento de Murray no set de ‘Being Mortal’ (2022), filme cancelado após denúncias de conduta inapropriada. Murray admitiu que deu um beijo em uma mulher no set, enquanto usava máscara, alegando que foi “apenas uma brincadeira”.
“Certamente, sim, aquilo foi muito ruim”, disse Johansson. “Mas também sei que a COVID foi algo muito difícil para ele. A vida, tudo isso, acabou levando-o a ser responsabilizado por esse tipo de comportamento. Mas sabe de uma coisa? É maravilhoso que as pessoas possam mudar”.
Sobre sua experiência em ‘Encontros e Desencontros’ de forma geral, Johansson concluiu: “Tenho muito orgulho de como me comportei. Eu realmente só fiz o meu trabalho, sabe? Essa é uma boa tática para superar momentos difíceis: manter os olhos no prêmio”.
‘Encontros e Desencontros’ está disponível no Prime Video.

