A Walt Disney é conhecida por ser um dos maiores impérios de animação da história do cinema – mas isso não quer dizer que não se aventurou no mundo dos live-actions. E, em 2003, a companhia trouxe à vida o ótimo remake de ‘Sexta-Feira Muito Louca’.
Estrelado por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, o longa-metragem acompanha Tess, uma mãe que luta demais para se entender com a filha adolescente rebelde, Anna, de 15 anos. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos após comerem biscoitos da sorte em um restaurante chinês. Agora, cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.
Além das críticas amplamente positivas, a produção fez um sucesso de bilheteria gigantesco, arrecadando US$160 milhões mundialmente contra um modesto orçamento de US$26 milhões. Como se não bastasse, Curtis conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical.
Em 2022, o filme completa 19 anos e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Quando Curtis descobriu que Lohan tinha estrelado a clássica rom-com ‘Operação Cupido’, em 1998, ela perguntou: “qual das gêmeas você interpretou?”, sem saber que Lohan tinha interpretado ambos os papéis.
- Um membro da banda Orgy instruiu Curtis a tocar a guitarra. Na sequência do concerto, apesar da prática de Curtis em tentar deixar autêntico, um músico profissional “dublou” os toques do instrumentos em um estúdio.
- Kelly Osbourne originalmente fez audição para interpretar Anna e até conseguiu o papel, mas decidiu abandonar o projeto. Mais tarde, ela disse que as pessoas falavam que aquele tinha sido o pior erro que cometera, em virtude do sucesso crítico e comercial do longa-metragem.
- As fotos nos créditos iniciais são, na verdade, retratos de Curtis e sua filha, Annie Guest.
- Michelle Trachtenberg havia sido elencada como Anna, mas teve de abandonar o projeto em virtude de obrigações contratuais com a série ‘Buffy – A Caça-Vampiros’.
- A famosa cantora e compositora Gwen Stefani foi abordada para interpretar um dos membros da banda, mas, eventualmente, ela não apareceu no filme.
- Annette Bening foi originalmente escalada para interpretar Tess Coleman. Ela abandonou o projeto pouco antes das filmagens e foi substituída por Curtis. Sigourney Weaver também foi considerada. Curtis teve apenas seis dias para se preparar para o papel.
- A capa do livro de Tess, “Through the Looking Glass”, é a mesma do romance original de Mary Rodgers, que inspirou tanto este remake quanto as outras versões.
- O produtor Andrew Gunn disse que, a princípio, tinha esperanças de que Jodie Foster, que interpreta a filha no filme original ‘Se Eu Fosse Minha Mãe’, de 1976, estaria disposta a viver a mãe no remake. Foster recusou a oferta, parte porque tinha preocupação de que o elenco de dublês iria ofuscar o mérito do longa.
- A mãe de Lohan, Dina, aparece na cena final em que Anna está dançando com Jake. Ela está dançando no fundo com um homem mais velho e olha diretamente para a câmera.