Em 22 de abril de 2001, a icônica e lendária animação Shrek fazia sua estreia oficial nos cinemas estadunidenses, chegando ao Brasil poucas semanas depois e tornando-se um dos títulos mais adorados pelo público.

Ousando desconstruir o maniqueísmo dos contos de fada com tramas originais e um protagonista fora do convencional – um ogro sem quaisquer maneiras que se torna o grande herói da saga -, o longa foi o primeiro filme da história a levar para casa o Oscar de Melhor Animação, ganhando em cima de ‘Monstros S.A.’‘Jimmy Neutron’, e seu sucesso crítico e comercial rendeu nada menos que três sequências e um spin-off.

Shrek | 20 anos da animação que revolucionou o cinema

Para celebrar essa memorável produção e comemorar seu aniversário de duas décadas, o CinePOP separou uma lista com dez curiosidades de bastidores.



Confira:

GRAVAÇÕES À DISTÂNCIA

Os atores principais nunca se conheceram. Todos eles leram seus papéis separadamente, com um outro leitor compensando os diálogos restantes. John Lithgow, que deu vida a Lorde Farquaad, admitiu anos depois que, apesar de ter gostado de interpretar o vilão, ficou desapontado por não trabalhar diretamente com Mike Myers (Shrek), Cameron Diaz (Fiona) e Eddie Murphy (Burro).

“UNS TAPAS NO TRASEIRO”



A frase “você está pedindo uns tapas no traseiro” (“you’re on your way to a smacked bottom”, no original) foi improvisada por Myers depois de ficar irritado com um dos diretores. Ele já havia utilizado a fala anteriormente, ao interpretar Austin Powers no videoclipe de “Beautiful Stranger”, de Madonna.

SHREK FARLEY

Chris Farley foi originalmente elencado como Shrek e até mesmo gravou boa parte do diálogo. Entretanto, após sua morte, o papel foi entregue a Myers, que trabalhara com ele no popular programa de esquetes ‘Saturday Night Live’. As “citações no ar”, inclusive, são homenagem de Myers a Farley, marca registrada do personagem Bennett Brauer.

Aproveite para assistir:



SOTAQUE ESCOCÊS

Myers originalmente dublou Shrek com sua voz natural antes dos testes de exibição. Pouco depois, tentou um sotaque canadense para o personagem. Entretanto, depois de ver o primeiro corte do filme, sentiu que faltava algo em sua performance e regravou todas as falas com um sotaque escocês, baseado em uma rendição vocal que a própria mãe fazia quando lia histórias de dormir para ele.

SMASH HIT

A música “All Star”, do grupo Smash Mouth, era apenas uma substituta até que fosse encontrada outra canção para abrir o filme. Entretanto, os testes de público amaram a escolha e os produtores mantiveram a canção – chamando a banda, inclusive, para performar a faixa de encerramento, “I’m a Believer”.



EDDIE E O BURRO

Murphy já comentou em diversas entrevistas que Shrek está entre um de seus melhores trabalhos de todos os tempos. Por sua aplaudível performance como o Burro Falante, o ator conquistou uma indicação ao BAFTA – a primeira do tipo.

ACLAMAÇÃO UNIVERSAL

Em junho de 2008, o longa-metragem entrou para o ranking dos dez melhores filmes de animação de todos os tempos do American Film Institute, conquistando o oitavo lugar e se tornando a única produção fora do panteão Disney/Pixar a integrar a lista.

PROFESSOR FARQUAAD


No começo das escolhas para os personagens principais, Alan Rickman estava no topo da lista para viver o antagonista Lorde Farquaad. Entretanto, o ator optou por interpretar o Professor Severo Snape na franquia ‘Harry Potter’, que estrearia no mesmo ano. O papel, dessa forma, foi para Lithgow.

A INFAME FADA-MADRINHA

Uma fada-madrinha apareceria, originalmente, no filme de 2001, mas a ideia foi descartada logo no começo da produção. Eventualmente, a personagem, dublada por Jennifer Saunders, apareceria na sequência Shrek 2’ (2004), criando um impacto gigantesco ao longo de toda a saga e aparecendo, direta ou indiretamente, em todos os capítulos.

SEM EXPLICAÇÕES

Janeane Garofalo originalmente daria vida à Princesa Fiona, mas foi demitida da produção sem quaisquer explicações depois da morte de Chris Farley. Até hoje, Garofalo comenta que não ideia do motivo de ter sido cortada do filme. O papel, no final das contas, foi para Diaz.

Comentários

Não deixe de assistir:

🚨 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE 🚨http://bit.ly/CinePOP_Inscreva