Um dos filmes mais aguardados da temporada do Oscar finalmente chegou aos cinemas brasileiros hoje! Tendo estreado lá fora ainda em novembro do ano passado, o longa em que Kristen Stewart dá vida à Princesa Diana chega nessa quinta às salas de exibição do país para o deleite dos cinéfilos. Vem conhecer 10 curiosidades sobre esta produção:

10 – Crepúsculo

Sim, essa eu fiz questão de colocar aqui, embora muita gente já saiba: sim, a princesa Diana é interpretada em ‘Spencer’ por ninguém menos que Kristen Stewart, a Bella de ‘Crepúsculo’. Para aqueles que encheram a boca para falar da apatia da atriz na saga dos vampiros, vem dar um confere nesse filme aqui e entender como ela atua bem.



9 – Diretora e roteirista

Aproveite para assistir:

É verdade que desde ‘Crepúsculo’, Kristen Stewart não tem feito taaaantos papéis assim, apenas uma coisa ou outra que lhe interesse mais, como ‘As Panteras’, em 2019. Entre um trabalho e outro, Kristen também dirigiu um filme! Intitulado ‘Come Swim’, o curta foi produzido em 2017, escrito e dirigido por Kristen e foi exibido nos festivais de Sundance e de Cannes daquele ano.

8 – Indicação ao Oscar



Às vésperas de completar 32 aninhos, Kristen Stewart pode receber sua primeira indicação ao Oscar, e como Melhor Atriz. Nada mal para alguém cujo estrelado teve início numa franquia teen ganhando prêmios de Melhor Beijo, né?

7 – Adiamento de estreia

Tendo sido exibido pela primeira vez no Festival de Veneza em setembro de 2021, o longa estava programado para estrear nas salas brasileiras no final de novembro do ano passado. Então, por conta do aumento dos casos de covid ao redor do mundo, o filme acabou tendo sua estreia adiada para 3 de fevereiro aqui no Brasil, mas, felizmente, a produção foi antecipada e chegou hoje às salas brasileiras, dia 27 de janeiro. Oba!

6 – Nome de solteira



Embora o longa seja baseado nas angústias da Princesa Diana, ao contrário do que se pode esperar o longa é intitulado ‘Spencer’, que nada mais é do que o sobrenome de solteira de Diana. O sobrenome vem da linhagem paterna de sua família.

5 – Gravado durante a pandemia

Acreditem se quiser, mas o filme foi gravado durante a pandemia! As gravações começaram no final de janeiro de 2021 e terminaram em abril daquele ano.

4 – Múltiplos países



Embora Lady Di seja a Princesa de Gales, da realeza britânica, ‘Spencer’ foi gravado em diversos países. A primeira locação aconteceu na Alemanha, na Schlosshotel Kronberg. Após um mês o set foi transferido para a Inglaterra, quando entra em cena Jack Farthing no papel do Príncipe Charles.

3 – Aplausos

Em sua estreia mundial, no Festival de Venice, ‘Spencer’ recebeu três minutos ininterruptos de aplausos da plateia. O mesmo aconteceu na exibição para a imprensa no Rio de Janeiro, em novembro de 2021. Pudera: é um filme intenso, com uma atuação de Kristen Stewart digna para se aplaudir de pé!

2 – Channel



Um dos aspectos que mais chamam a atenção no longa é a acurada semelhança de boa parte do figurino – especialmente o de Diana – com o que foi usado na realidade pela verdadeira Lady Di. Para o filme ‘Spencer’, boa parte dos vestidos da protagonista foram customizados pela marca francesa Channel.

1 – Baseado em história real

Ainda que Diana tenha sido uma pessoa pública e que particularidades de sua vida privada tenham vazado para a imprensa (o que contribuiu para a sua trágica morte), o que Diana realmente sentia e pensava nas semanas que antecederam sua morte ainda é um mistério ao grande público. Entretanto, já se sabe que meses antes do acidente de carro Diana estava sofrendo com mania de perseguição, paranoia, ansiedade e outros transtornos psicológicos – e é nesse aspecto que ‘Spencer’ enraíza seu argumento. Além de trazer essa característica da realidade, a personagem Maggie (Sally Hawkins) teria sido inspirada em uma pessoa real, uma verdadeira dama de companhia de Diana, entrevistada pelo roteirista Steven Knight, mas que preferiu se manter anônima.



Não deixe de assistir: