sábado, abril 27, 2024

‘Star Trek’, ‘Walking Dead’, ‘CSI’ e as Séries de TV com o MAIOR Número de Derivados

Atualmente vivemos uma era de franquias no cinema. Todo grande estúdio busca por um novo “IP” que possa se transformar em sua nova galinha dos ovos de ouro. É claro que nem todos dão resultado, mas os que dão se tornam o novo item de luxo. Não é por acaso que vemos séries como ‘Velozes e Furiosos’ no cinema chegando ao seu décimo exemplar. Mas isso não é exclusividade de Vin Diesel e sua turma, e se voltarmos no tempo, perceberemos que a prática é mais antiga do que imaginamos, com franquias como ‘007’ e ‘Rocky’, por exemplo.

As marcas extremamente lucrativas e populares não se restringem apenas ao cinema. E mais uma vez não são uma prática atual, embora hoje as séries de TV possuam um escopo tão grandioso quanto as obras do cinema. É só dar uma olhada em propriedades como ‘Star Trek’, por exemplo, que nasceu na TV e resolveu dominar também o cinema – mas sem esquecer suas origens, onde possui quase uma dezena de derivados. Ou que tal a mais recente ‘The Walking Dead’, que não para de render frutos.

São justamente as séries que geraram o maior número de derivados que iremos abordar aqui nessa nova matéria. No entanto, precisamos especificar as regras. A proposta aqui são as séries derivadas de séries. Ou seja, o produto precisa ter nascido primeiro na TV. Desta forma, não iremos levar em conta o universo de ‘Star Wars’ ou da Marvel, por exemplo. Confira abaixo.

Star Trek – 7 Derivados

Também conhecido como ‘Jornada nas Estrelas’, essa é a franquia de ficção científica, aventura e fantasia popular mais antiga da cultura pop. Muitos podem não saber, mas tudo começou na TV, ainda na década de 1960 com a série original – com Kirk (William Shatner), Spock (Leonard Nimoy) e companhia.

Esse icônico seriado gerou nada menos que 7 derivados em live-action, do fim dos anos 80 até hoje em dia. O primeiro foi ‘A Nova Geração’, de 1987 (talvez a mais querida iteração fora a tripulação original). Depois vieram ‘Deep Space Nine’ (1993), ‘Voyager‘ (1995), ‘Enterprise’ (2001) e as recentes ‘Discovery’ (2017), ‘Picard’ (2020) e ‘Strange New Worlds’ (2022) – a última até o momento.

The Walking Dead – 6 Derivados

Tudo começou em 2010, quando a primeira adaptação dos quadrinhos de Robert Kirkman chegou às telinhas. De certa forma, podemos dizer que ‘The Walking Dead’ e ‘Game of Thrones’ (no ano seguinte) foram os grandes responsáveis pela nova era da Televisão que temos hoje em dia, elevando a popularidade de programas a um novo nível (assim como ’24 Horas’ e ‘Lost’ haviam feito no início dos anos 2000).

Os mortos-vivos fariam tanto sucesso que não caberiam em uma única série, gerando nada menos do que 6 programas em live-action derivados do original. O primeiro a chegar foi ‘Fear the Walking Dead’, lançado cinco anos depois. Mais cinco anos e ganharíamos ‘The Walking Dead: Um Novo Universo‘ (The World Beyond). Em 2022 foi a vez da antologia ‘Tales of the Walking Dead’.

Não deixe de assistir:

Mas no último ano vimos uma verdadeira enxurrada. Só em 2023 vieram ‘Walking Dead: Dead City’ e ‘Walking Dead: Daryl Dixon’. Esse ano mal começou, mas já ganhamos mais uma: ‘Walking Dead: The Ones Who Live’.

CSI: Investigação Criminal – 4 Derivados

Por falar em marcos da TV norte-americano, ‘CSI’ se tornou tão popular que teve dois episódios dirigidos por ninguém menos que Quentin Tarantino. Isso que é moral. Fora isso, foi pioneiro no gênero de programas investigativos sobre o uso do DNA nas cenas de crime. O original surgiu em 2000 e teve nada menos que 15 temporadas; além de gerar 4 derivados.

O primeiro a surgir foi ‘CSI: Miami’ em 2002. E essa era a pegada, cada novo programa, uma cidade diferente e uma nova equipe. Dois anos depois viria ‘CSI Nova York’. A franquia passaria por um hiato até 2015, quando sairia ‘CSI Cyber’, sobre crimes virtuais, com a vencedora do Oscar Patricia Arquette protagonizando. E por fim ‘CSI Vegas’, a mais recente em 2022.

NCIS – 4 Derivados

Seguindo de perto ‘CSI’, do canal CBS, tivemos também seu “clone” da mesma emissora. Aqui também tínhamos uma equipe de investigações criminais, a diferença é que esta agência pertence à marinha norte-americana. O programa original nasceu em 2003, três anos depois de ‘CSI’. A diferença é que ‘NCIS’ já dura absurdas 21 temporadas, e ainda está no ar nos EUA – sendo um dos programas mais duradouros de todos os tempos.

Tão popular quanto o original, ao menos no Brasil, é seu primeiro derivado: ‘NCIS: Los Angeles’, surgido em 2009 e protagonizado por Chris O’Donnell e LL Cool J. Depois viria ‘NCIS: Nova Orleans’ em 2014, ‘NCIS Havaí’ em 2021 e finalmente ‘NCIS Sydney’ no ano passado.

Lei & Ordem – 3 Derivados

Mais potente ainda que ‘NCIS’ é o icônico ‘Law & Order’, cuja série original estreou em 1990, rendendo 23 temporadas. Sim, esse é um dos programas mais longos da história da TV. A proposta aqui é a ação em conjunto em busca de justiça, da força policial com promotores em julgamentos nos tribunais.

O primeiro derivado veio logo em 1999, com ‘Special Victims Unit’ (Unidade de Vítimas Especiais), que igualmente está no ar com 25 temporadas. Depois, em 2001, veio ‘Criminal Intent’, ou ‘Crimes Premeditados’. E por último, a recente ‘Organized Crime’ (Crime Organizado), lançada em 2021.

Chicago – 3 Derivados

Essa é bem curiosa. O que os showrunners Michael Brandt e Derek Haas fizeram foi criar uma franquia que é um universo compartilhado de prestadores de serviços públicos de uma cidade específica. O ponto de ligação aqui é a cidade de Chicago. Tudo começou com ‘Chicago Fire’ em 2012, série que segue no ar até hoje, e fala sobre o dia a dia do corpo de bombeiros da cidade de Chicago.

A coisa deu tão certo que os showrunners adicionaram o parceiro Matt Olmstead para a segunda investida, desta vez focando na força policial da cidade, em ‘Chicago P.D.’, de 2014. Logo no ano seguinte, o trio de showrunners uniu forças para lançar um programa desta vez com protagonismo na unidade médica da cidade, em ‘Chicago Med’. E por fim, o sistema judicial da cidade, em ‘Chicago Justice’ – esta última sendo a única que não vingou junto ao público.

Yellowstone – 2 Derivados

Agora chegamos a um dos programas mais adorados pelos fãs na atualidade, e que serviu para impulsionar o streaming da Paramount+ junto ao grande público. ‘Yellowstone’, de Taylor Sheridan, com Kevin Costner, estreou em 2018 e está no ar até hoje, se comportando como uma espécie de ‘Dallas’ moderno, ou seja, uma dinastia de caubóis milionários.

Yellowstone’ é o pilar, mas derivou duas minisséries que foram igualmente elogiadas e surgem para entendermos melhor a construção dos alicerces. ‘1883’ é um faroeste no melhor sentido da palavra, enquanto ‘1923’ mostra como a família se estabeleceu primeiramente com seus antepassados e fez fortuna. O chamariz deste último são as presenças de Harrison Ford e Helen Mirren protagonizando.

FBI – 2 Derivados

Originalmente, ‘FBI’ foi uma série da década de 1960 que fez enorme sucesso na TV norte-americana, com seus casos criminais a cada semana. O programa foi inclusive homenageado na obra-prima de Quentin TarantinoEra uma Vez em Hollywood’ (2019). O programa ganhou um reboot moderno em 2018.

E foi esse reboot que ganharia dois derivados em anos seguintes. O primeiro foi ‘FBI Most Wanted’, com Dylan McDermott e Julian McMahon, de 2020, focado, como diz o título, nos criminosos mais procurados da justiça federal americana. O segundo é ‘FBI Internacional’, de 2021, com agentes americanos viajando pelo mundo para proteger o cidadão onde quer que ele esteja.

Criminal Minds – 2 Derivados

Também conhecido como ‘Mentes Criminosas’, o programa surgiu ainda em 2005 e está no ar até hoje com 17 temporadas. O seriado também foca no FBI, mas em uma divisão responsável por analisar o comportamento dos assassinos mais perigosos dos EUA, e impedir que outros crimes desta natureza ocorram. Algo como a série da Netflix ‘Mindhunter’ mostrou.

Logo em 2011, o primeiro derivado de ‘Criminal Minds’ não deu muita sorte, mesmo trazendo o vencedor do Oscar Forest Whitaker no papel principal. ‘Criminal Minds: Suspect Behavior’ mostrava uma nova equipe de análise do FBI, desta vez sediada em San Francisco, Califórnia. O programa durou apenas 13 episódios da primeira temporada. Por fim, também sem muita sorte, o segundo derivado ‘Criminal Minds: Beyond Murders’ mostrava uma equipe internacional viajando pelo mundo para proteger americanos em qualquer outro país. Estrelada por Gary Sinise, a série durou 2 temporadas.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS