‘Star Wars: A Ascensão Skywalker‘ é um sucesso de bilheterias grandioso, mas o longa também foi alvo de polêmicas, por reduzir drasticamente o tempo de tela da personagem Rose Tico (Kelly Marie Tran) para meros 76 segundos.
E essa não é a primeira vez que a saga faz esse tipo de corte. Em virtude da falta de popularidade de outros de seus personagens, os executivos por trás da franquia já reduziram drasticamente a participação de outras figuras. Um caso conhecido é também o de Jar Jar Binks, que foi vítima de um ódio em massa por parte dos fãs, a ponto de ter afetado drasticamente o emocional de seu intérprete, Ahmed Best, que chegou a cogitar o suicídio, em virtude da dura rejeição.
Mas em comparação à Rose Tico, Jar Jar ainda assim conseguiu ter mais tempo de tela do que ela. Após o fracasso de sua participação em ‘A Ameaça Fantasma‘, ele ainda teve 100 segundos de tela na sequência ‘Ataques dos Clones‘.
Jar Jar não é o único personagem relativamente pequeno a ter mais tempo de tela do que Rose Tico. Em ‘A Ameaça Fantasma‘, Sebulba teve 85 segundos de tela. Já Watto, criticado por se “um estereótipo racial insensível”, teve pouco menos de quatro minutos.
A personagem de Kelly Marie Tran, embora tivesse grandes projeções para um possível relacionamento amoroso com o Finn e uma participação maior na batalha final, ficou atrás até mesmo de Dexter Jettster, que trabalha em um restaurante da galáxia. Ele teve 103 segundos de tela em ‘Ataque dos Clones‘. Já Boba Fett aparece por menos de dois minutos em ‘O Império Contra-Ataca‘ e em ‘O Retorno de Jedi‘.
Ironicamente, a morte da irmã de Rose, Paige Tico, foi maior que todo o tempo de tela de Kelly Marie em em ‘A Ascensão Skywalker‘. Em se tratando da cena em questão, a despedida da personagem na batalha de abertura de ‘Os Últimos Jedi’ teve 1:45 de duração.
Assista nossa crítica:
O grandioso elenco conta com Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo, Billie Loud, Naomi Ackie, Richard E. Grant, Kery Russell e os veteranos Mark Hamill e Billy Dee Williams.
Carrie Fisher também aparece como a General Leia Organa através do uso de imagens nunca antes divulgadas de ‘O Despertar da Força‘.