‘Star Wars’: Criador de ‘Lost’ detalha visão de seu filme cancelado; “Era como fazer a Reforma Protestante”

O roteirista e cineasta Damon Lindelof, amplamente conhecido por seu trabalho em produções aclamadas comoLost e Watchmen, relembrou abertamente os bastidores de sua breve passagem pela franquiaStar Wars. O diretor detalhou o processo criativo que acabou resultando em seu desligamento da saga criada por George Lucas.

De acordo com informações do Deadline, Lindelof recordou que foi “demitido de um filme de Star Wars após enfrentar sérias dificuldades para “acertar o tom” de seu projeto junto à alta cúpula da Lucasfilm:

“Eles me perguntaram: ‘O que você acha que um filme de Star Wars deveria ser?’ E eu respondi: ‘Aqui está o que deveria ser.’ Então eles disseram: ‘Ótimo, você está contratado’. E então, dos anos depois, fui demitido”, afirmou.

O cineasta explicou que sua intenção era construir uma narrativa conceitual complexa, que colocasse em xeque os próprios pilares e tradições da franquia. No entanto, a ousadia da proposta acabou gerando barreiras criativas:

“O que estávamos tentando fazer era trazer essa discussão para o filme, algo como: existe uma força da nostalgia e uma força da revisão, e elas estão em conflito entre si. Era como fazer a Reforma Protestante dentro de Star Wars. E não funcionou”, acrescentou.

Embora a Lucasfilm aparentemente “tenha gostado da premissa” em um primeiro momento, Lindelof acredita que sua ideia original “não parecia necessariamente tão arriscada” na teoria quanto acabou se provando na prática.

“A escrita era muito difícil, lenta… o tom, acertar aquiloOnde isso se encaixava dentro do cânone, qual seria sua relação com o Episódio IX, se estava iniciando uma nova trilogia…”, explicou o roteirista. 

Para o diretor, o principal desafio foi guiar uma produção de escala monumental mantendo a originalidade, especialmente em uma era em que a franquia parecia oscilar constantemente entre o novo e o clássico:

“É aquela velha equação do navio-tanque: você gira o volante e leva cinco minutos para ele mudar um pouquinho de direção. Estávamos procurando o centro de Star Wars e, quando o Episódio VII saiu, todos sabíamos o que era. Era Rey, Finn, Poe… todos esses personagens. E então fomos migrando de volta para Luke, Leia, Han, Chewie e toda aquela turma”, concluiu.

Star Wars’ está disponível no Disney+.

star wars

Notícias

Conheça a nova ROM-COM com Zoey Deutch e Nick Robinson que chega esta sexta ao streaming!

'Mensagens para Isabelle' ('Voicemails for Isabelle'), comédia romântica estrelada...

‘Crohnie’: Margaret Cho e Chris Parnell entram para o elenco da COMÉDIA sobre a Doença de Crohn

Segundo o Deadline, Margaret Cho, Chris Parnell e John Pirruccello, foram escalados...

10 filmes tão bons que deveriam vir com aviso de obrigatoriedade!

Nós, cinéfilos, assistimos a muitos filmes toda hora, mas...

Megan Stalter comenta sobre possível SPIN-OFF de ‘Hacks’

Em entrevista ao Deadline, Megan Stalter comentou sobre a...
José Guilherme
José Guilherme
José Guilherme é jornalista formado e apaixonado por boas histórias desde a infância. Atua na cobertura de cultura desde 2023, com foco em cinema, séries e animes. Entusiasta do audiovisual, também valoriza boas conversas tanto quanto grandes narrativas.