O cineasta Steven Soderbergh comentou recentemente sobre o cancelamento de ‘The Hunt for Ben Solo’, filme derivado do universo de ‘Star Wars’ que daria continuidade à jornada do icônico personagem vivido por Adam Driver.
Segundo a Variety, o diretor falou sobre a entrevista de despedida de Kathleen Kennedy da Lucasfilm e revelou a frustração da equipe com o cancelamento do projeto.
“Todos nós ficamos frustrados. Sabe, foram dois anos e meio de trabalho gratuito para mim, Adam e a [roteirista] Rebecca Blunt. Quando Adam e eu discutimos a possibilidade de ele falar sobre isso publicamente, eu disse: ‘Olha, não editorialize nem especule sobre o motivo. Apenas diga o que aconteceu, porque tudo o que sabemos é o que aconteceu’. O motivo declarado foi: ‘Não achamos que Ben Solo poderia estar vivo’. E foi tudo o que nos disseram. Então não há nada a fazer, exceto seguir em frente”, disse Soderbergh.
O cineasta também revelou que já imaginava o filme completo, mas ficou decepcionado com a decisão do estúdio.
“Eu já tinha praticamente feito o filme na minha cabeça e fiquei triste por ninguém mais poder vê-lo. Achei que a conversa seria estritamente prática, algo como: para onde isso vai e quanto vai custar? E eu tinha uma ótima resposta para isso. Mas nunca chegou a esse ponto. É insano. Estamos todos muito decepcionados”, continuou o diretor.
A revelação gerou forte repercussão entre os fãs da franquia. A atriz Daisy Ridley, que interpretou Rey na trilogia mais recente, comentou que já havia ouvido rumores sobre o projeto.
“Eu sabia de uma parte da história. Ouvi alguns rumores”, disse Ridley ao IGN. “Tenho muitos amigos na equipe, então as coisas sempre circulam assim. Mas, uau! Quando a notícia saiu, eu pensei: ‘Meu Deus!’ E foi ele quem contou, certo? Foi engraçado porque foi tipo: ‘Uau, o Adam está falando sobre isso’, e essa foi a grande surpresa do ano”.
A atriz também destacou o apoio dos fãs nas redes sociais.
“Eu adoro quando há um coletivo de positividade”, acrescentou. “A forma como a internet se uniu para tentar fazer isso acontecer é fantástica para todos nós. É bom estarmos unidos por algo de forma realmente positiva. Obviamente, todos sabem que ele era um personagem muito popular, mas também foi lindo pensar: ‘Uau, as pessoas realmente se importam e querem isso’. Eu simplesmente gosto disso”.

Vale lembrar que o próprio Adam Driver já havia revelado a existência do roteiro, destacando que não estava pronto para se despedir de Ben Solo. O ator chegou a apresentar à Lucasfilm e à Disney uma proposta de spin-off que serviria como continuação direta de ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ (2019).
“Eu sempre tive interesse em fazer mais um Star Wars”, disse o ator, conforme o Deadline. “Desde 2021, eu vinha conversando sobre isso. A Kathleen [Kennedy, presidente da Lucasfilm] entrou em contato. Sempre disse: com um ótimo diretor e uma boa história, eu toparia na hora. Eu amava aquele personagem e adorava interpretá-lo”.
Driver revelou que o conceito do filme foi transformado em um roteiro escrito por Steven Soderbergh, que ele descreveu como: “Um dos roteiros mais incríveis que já li em toda a minha carreira”.
Segundo o ator, o roteiro foi apresentado à Lucasfilm, que adorou a ideia e entendeu o “motivo e a abordagem” proposta para trazer Ben Solo de volta. No entanto, quando a proposta foi levada aos executivos da Disney, Bob Iger (CEO) e Alan Bergman disseram “não”.
“Eles não conseguiam ver como Ben Solo poderia estar vivo. E foi isso. Acabou por ali”, destacou.
O filme se chamaria provisoriamente “The Hunt for Ben Solo” (A Caça por Ben Solo), e segundo Driver: “Mas esse projeto não existe mais, então finalmente posso falar sobre ele”.
Soderbergh comentou com bom humor: “Gostei muito de fazer o filme… na minha cabeça. Só lamento que os fãs não poderão vê-lo”.

Lembrando que a segunda e última temporada de ‘Andor’, a mais recente adição ao universo ‘Star Wars’, já está disponível para streaming no catálogo do Disney+.
Relembre o trailer:
Além de Diego Luna, o elenco conta com Genevieve O’Reilly, Adria Arjona (‘Esquadrão 6’), Denise Gough (‘Guerrilla’), Stellan Skarsgård (‘Chernobyl’), e Kyle Soller (‘The Titan’). Ewan McGregor também pode reprisar seu papel como Obi-Wan Kenobi, enquanto Andy Serkis volta como Snoke.
O’Reilly reprisa seu papel como a membro-chefe da Aliança Rebelde, Mon Mothma, personagem que representou pela primeira vez em ‘Star Wars: A Vingança dos Sith’ (2005) e depois em ‘Rogue One‘ (2016).
Nicholas Britell é responsável pela trilha sonora. Ele é conhecido por inúmeros projetos de grande aclame no cinema e na televisão. Ele recebeu duas indicações ao Oscar por seu trabalho em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e em ‘Se a Rua Beale Falasse’. Além disso, conquistou um Emmy Award por sua magnífica trilha para o ovacionado drama ‘Succession’, onde trabalhou na primeira e na segunda temporadas. Seus outros créditos incluem ‘A Grande Aposta’, ‘Vice’, ‘Cruella’ e ‘Não Olhe para Cima’.




