quarta-feira, maio 1, 2024

‘Stranger Things’ | Relembre o que aconteceu nas temporadas anteriores da série

A tão aguardada quarta temporada de Stranger Things chega à Netflix nesta sexta (27) depois de um hiato de nada menos que três anos. Como muitas coisas aconteceram desde o lançamento da terceira temporada, incluindo uma pandemia, são altas as chances de você não se lembrar de nada que aconteceu em Hawkins nos anos 80. Pensando nisso, preparamos essa recapitulação para que você consiga assistir à nova temporada sem precisar ver tudo de novo em um dia. Confira!

Obviamente, essa matéria está cheia de Spoilers. Então, caso você ainda não tenha visto as temporadas anteriores e não queira saber os detalhes, não leia nada abaixo daqui. Ah sim, abaixo do texto de cada temporada, você pode ver o resumo oficial da Netflix, que traz imagens que podem te ajudar a lembrar melhor.

Hawkins, 1983

A primeira temporada acontece em novembro de 1983, na cidadezinha de Hawkins, Indiana. Um grupo com quatro amigos – Mike, Lucas, Dustin e Will – fazia uma roda de RPG para se divertir. Mas, na hora de ir embora, o pequeno Will Byers desaparece na floresta. Quando os amigos vão procurá-lo, acabam encontrando uma estranha menina careca, apelidada de 11, que tem poderes especiais. Eles acreditam que o garoto foi sequestrado por um personagem do jogo, o Demogorgon, e vão se unir para encontrar o Will antes que seja tarde demais. Paralelamente a isso, o irmão de Will, Jonathan, faz uma busca sozinho pelo menino e acaba espionando Nancy, a irmã de Mike. No entanto, Barb, a melhor amiga da Nancy é capturada e morta pelo Demogorgon enquanto ela tinha momentos de intimidade com Steve, o cara popular do colégio.

Nancy e Jonathan então se unem para tentar encontrar Will e Barb, o que desagrada o Steve, que fica revoltado e picha o cinema local chamando a Nancy de vadia. Na casa dos Byers, a mãe dos meninos, Joyce, acredita estar se comunicando com o Will, que está preso no Mundo Invertido. Ela coloca luzes de natal por toda a casa e pinta um alfabeto na parede. Dessa forma, eles se falam e Will avisa a ela sobre o Demogorgon. Essa “conversa do além” faz com que toda a cidade ache que Joyce está maluca. Enquanto ela investiga, um corpo aparece boiando no rio, mas o Xerife Hopper invade o necrotério e descobre que era um cadáver de borracha recheado com espuma implantando pelo governo. O mesmo governo que perseguia a 11 e usava carros da companhia elétrica para espionar os habitantes atrás da menina.

O governo tenta recuperar a 11, que foi sequestrada e alterada por meio de experimentos deles, mas a menina usa seus poderes psíquicos, dá uma surra neles, e os quatro amigos vão para a escola. Na casa dos Byers, o Demogorgon encontra uma forma de vir para o Mundo Normal e tenta atacar Jonathan, Nancy e Steve, que tentou se desculpar e reatar com a Nancy. De volta à escola, os meninos colocam a 11 em uma piscina ionizada para ver se ela consegue transitar pelo Mundo Invertido para encontrar o Will. Só que o Demogorgon aparece por lá e começa a persegui-los. Para piorar, o governo aparece lá também e começa a batalha final do Demogorgon chacinando os agentes, enquanto 11 procura manter seus amigos vivos.

Não deixe de assistir:

Assim, 11 se sacrifica para deter o Demogorgon no Mundo Invertido, desaparecendo na frente de Mike. Will reaparece na floresta e volta para sua família. Porém, na ceia de natal, ele vai ao banheiro e vomita um verme com jeitão de Demogorgon que vai por água abaixo, enquanto ele tem pequenos teletransportes para o Mundo Invertido.


Hawkins, 1984

Praticamente um anos após os acontecimentos da primeira temporada, os meninos se preparam para o Halloween se vestindo como o grande fenômeno daquele ano: Os Caça-Fantasmas. O problema é que Mike e Lucas querem ser o Venkman. Para piorar, quando eles chegam na escola, ninguém mais está vestindo fantasias. Pois é. E como Will tinha supostamente aparecido morto no rio e depois voltou para a escola normalmente, os alunos passaram a implicar com o garoto, apelidando-o de Zumbizinho. Mas ele tem mais com o que se preocupar, já que está sendo perseguido por uma criatura maligna do Mundo Invertido: o Devorador de Mentes, que usa o corpo do Will para tentar abrir um portal para voltar para a Terra.

Na escola, Dustin e Lucas estão apaixonados pela garota nova, a ruivinha Max, que joga videogame e anda de skate, mas tem um irmão malhado e insuportavelmente mau. Já Mike, o último romântico, tenta entrar em contato com a 11 todos os dias na esperança dela ter retornado. O que ele não sabe é que ela retornou e virou meio que uma lenda urbana na cidade, que passou a acreditar nos boatos de uma criança russa espiã. Sabendo que ela não é nada disso, o Xerife Hopper a encontrou e adotou, levando a 11 para viver escondida em sua cabana na floresta. Só que a menina não aguenta mais ficar presa e decide ir atrás de seus amigos. Vendo que eles a “substituíram” pela Max, a jovem decide ir atrás de seu passado.

Paralelamente a isso, um mistério das plantações de abóbora sendo queimadas intriga o Xerife Hopper. Ele descobre que há vários túneis subterrâneos pela cidade com a mesma atmosfera do Mundo Invertido. Ele quase morre lá.

Revoltados com o descaso do governo com a família da Barb, que está gastando até o último centavo que têm com detetives particulares e investigadores para encontrar a filha, Nancy e Jonathan procuram uma forma de vazar a história do governo sem que eles sejam presos. Assim, eles vão até o jornalista Murray Bauman, que ajuda a diluir a história para que repercutisse na imprensa sem que eles fossem chamados de maluco. Enquanto eles estavam com Murray, acabam tendo um caso, que termina com os dois namorando e com um pé na bunda do Steve, que já não era mais tão babaca assim. E isso fica nítido quando ele se junta a Dustin e aos meninos para defendê-los do Dart, o filhote de Demogorgon que o Will vomitou no final da primeira temporada. Pois é, o Dustin o encontrou, achou que fosse uma nova espécie e decidiu criar o bicho num aquário. Claro que não dá certo e a criatura escapa. Acompanhados do Steve, os meninos descobrem que há mais filhotes de Demogorgon espalhados pela floresta e decidem ir atrás deles.

Enquanto isso, Will piora e fica secretamente possuído pelo Devorador de Mentes. Joyce e Bob o levam para o laboratório do governo, onde uma equipe estuda o garoto e o auxilia a superar o trauma de ter sobrevivido ao Mundo Invertido. No hospital, praticamente todos os personagens se reúnem e acabam descobrindo que o portal não foi completamente destruído com o sacrifício da 11. O problema é que o Will possuído estava mantendo eles lá por conta do plano do Devorador de Mentes. Dessa forma, as coisas saem de controle e os Demogorgons começam a atacar as pessoas que estavam lá, incluindo o coitado do Bob, que só queria ajudar, e acaba morrendo da forma mais cruel possível.

Longe dali, a 11 reencontra sua mãe de verdade, que teve a mente deteriorada pelo Mundo Invertido e concentra seus esforços a repetir diariamente comandos e dicas para a filha se salvar da ameaça interdimensional. Continuando sua jornada, ela encontra outros jovens que também foram sequestrados e passaram pelos experimentos do governo em um dos piores episódios da série. Em Hawkins, o irmão babaca da Max, Billy, dá em cima da mãe do Mike enquanto procura pela menina. A senhora Wheeler fica movida em ter um caso extraconjugal, mas nada acontece além de uns flertes constrangedores.

Com a situação do Will piorando e o portal praticamente aberto, 11 retorna para Hawkins e vai atrás dos amigos. Eles a levam até o novo portal, o Devorador de Mentes deixa o corpo do pobre do Will, rola uma batalha mental com muito sangramento no nariz da garota e aparentemente eles fecham de vez a porta do Mundo Invertido… Ou é isso que eles pensavam.

Com a situação supostamente resolvida, Steve se torna o melhor amigo de Dustin e dá conselhos para ele arrasar no baile da escola, o que inclui usar o spray de cabelo da Farrah Fawcett para fazer um penteado igual ao dele. Só que as dicas do Steve não adiantaram de nada, e Dustin acaba sendo esnobado por todo mundo. Vendo a situação, Nancy, que estava organizando a festa, dança com o garoto. Lucas e Max ficam juntos, assim como Mike e 11. Conforme eles dançam “Every Breath You Take”, a câmera vai deixando o ginásio do colégio e revela que o Devorador de Mentes está observando os amigos pelo Mundo Invertido, dando a entender que ele ainda vai retornar.


Hawkins, 1985

A terceira temporada acontece em julho de 1985, quando os amigos estão adolescentes e tendo que lidar com as situações típicas dessa fase. Enquanto Mike, Lucas, 11 e Max estão na fase dos namoros, Will se recusa a deixa a infância ir embora e só quer reunir a galera pra jogar Dungeons & Dragons. Em meio a esse conflito de interesses, Dustin retorna do seu acampamento de férias, onde diz ter desenvolvido um rádio potente e arrumado uma namorada “mais gostosa que a Phoebe Cates”. Todos acham que ele está inventando, então ele decide ir atrás de seu amigo Steve, que agora trabalha com a sarcástica Robin na sorveteria Scoop’s Ahoy, no recém-inaugurado shopping Starcourt.

O shopping, inclusive, é ponto central da trama, já que ele está causando a falência de vários microempresários de Hawkins. Essa matéria é sugerida por Nancy, agora estagiária do jornal da cidade, para os repórteres, que só querem ela ali para servir cafezinho e buscar sanduíches. Revoltada com a situação, ela reclama com seu namorado, Jonathan, que trabalha lá como fotógrafo. Quem também reclama bastante é o Xerife Hopper, que não apoia o namoro de Mike e 11, enquanto tenta marcar um encontro com a Joyce, mãe do Will. Quem também entra nessa de romance é a Senhora Wheeler, mãe do Mike, que vai para a piscina flertar com o Billy, o salva-vidas que também é o irmão babaca da Max. Quando ela está bem perto de colocar os chifres na cabeça do Senhor Wheeler, volta atrás em sua decisão de traição e não vai ao encontro do Billy, que termina sendo possuído pelo Devorador de Mentes, que em vez de ter ficado preso no Mundo Invertido, acabou sendo trancado no mundo normal.

Para tentar voltar ao Mundo Invertido, o Devorador de Mentes começou a matar ratos e pessoas para usar seus cadáveres para formar um corpo físico para ele. E ao possuir Billy, ele usa os músculos do rapaz para atrair outras pessoas para a morte certa. Essa trama dos ratos chega à Nancy, que decide investigar por conta própria depois de ter sido humilhada pelos chefes. Ela carrega o coitado do Jonathan para fotografar as provas.

Na montanha onde instalou seu rádio, Dustin capta mensagens que acredita ser de espiões soviéticos. E não é que ele estava certo? O garoto pede ajuda de Steve, mas é Robin, que saca mais de traduções, quem resolve o enigma da mensagem captada por Dustin. O trio então descobre que há uma base soviética fazendo experimentos com o Mundo Invertido embaixo do shopping, que foi construído apenas como uma fachada para a base secreta russa. Eles encontram uma forma de entrar, mas são grandes demais para passarem pelo túnel. Então, eles convencem a pequena e ambiciosa Erika, irmã do Lucas, a se meter nessa furada em troca de um suprimento eterno de sorvete. A menina topa, atravessa o tubo e abre a porta secreta para eles, que ficam presos embaixo da terra na base soviética.

Sem demonstrar interesse nas investidas de Hopper, Joyce está preocupada com as desmagnetização dos ímãs na cidade. Ela acredita que isso possa ter a ver com o Mundo Invertido e teme que o Will vá pelo cano novamente. Joyce e Hopper acabam entrando nessa investigação, voltam ao hospital da temporada dois para checar se o portal estava mesmo fechado e descobrem que havia lá uma base russa. Aí, eles sequestram o Alexei, um dos cientistas que estava trabalhando para os soviéticos. E quem fala russo em Hawkings? Exato, o jornalista Murray Bauman, que já vinha apurando a presença de espiões soviéticos desde a segunda temporada. Só que os soviéticos descobrem a invasão e enviam um agente especial ao melhor estilo Exterminador do Futuro para matar Hopper, Joyce, Murray e Alexei. Hopper, inclusive, confirma que o prefeito de Hawkins, que tanto protegia o shopping, estava envolvido na maracutaia russa. Com a tradução de Murray, é revelado que os inimigos estão tentando reabrir o portal para o Mundo Invertido e isso pode destruir toda a população de Hawkins.

De volta ao núcleo principal, Max apronta com a 11 e elas espionam Mike e Lucas. Nessa brincadeira, elas escutam eles falando mal das meninas e decidem terminar. Mike fica desesperado atrás do que fazer para reconquistar a 11, enquanto a jovem vai curtir o shopping com a amiga. Só que esses problemas de relacionamento ficam em segundo plano quando o Will volta a sentir os arrepios do Mundo Invertido e a Max percebe que o irmão está possuído.

A investigação de Nancy e Jonathan faz com que eles acreditem que o Mundo Invertido está envolvido nessa questão dos ratos e dos desaparecimentos. Só que o próprio chefe do jornal já foi possuído pelo Devorador de Mentes, então eles levam um esporro colossal e são demitidos. Nancy continua a investigação e descobre a possessão do chefe. Mike, 11, Lucas e Max se unem ao Will para seguirem os arrepios do garoto até encontrarem o Billy Possuído. 11 o enfrenta, mas nesse ponto, o Devorador de Mentes já reuniu corpos o bastante para virar uma ameaça.

Na base soviética, Steve e Robin são capturados e torturados. Como eles não falam nada, os russos usam gás da verdade para que eles abram a boca. Mesmo assim, eles conseguem escapar e se juntam aos meninos para tentar encontrar o Devorador de Mentes. Eles precisam de uma fórmula, então entram em contato com a namorada do Dustin via rádio, mas ela só vai ajudar se o Dustin cantar a música tema de “A História Sem Fim” com ela. É meio estranho, mas fofo. Eles cantam, Dustin consegue a fórmula e eles descobrem que o portal está no shopping.

Enquanto Hopper e Joyce vão atrás das crianças na festa da independência, Alexei e Murray passeiam pelo parque para que o russo descubra as maravilhas do mundo livre: comida gordurosa e jogos superfaturados. Só que o Exterminador do ‘SeuRusso’ aparece e atira em Alexei, que morre nos braços do amigo americano. Joyce e Hopper descobrem que as crianças estão indo para o shopping. A dupla invade a base russa menos protegida da história da União Soviética e tenta fechar o portal. Só que o Exterminador aparece e entra numa luta corpo a corpo com Hopper na frente da máquina que está mantendo o portal aberto.

Na parte de cima do shopping, o monstro apareceu. Depois de quase matar 11 e ter sua mente invadida por ela, fazendo com que ele relembrasse da bondade que um dia existiu em sua vida, Billy se livra da possessão e tenta proteger as crianças do Devorador de Mentes, que o assassina na frente de todo mundo.

No subsolo, Jim vê que não tem jeito e faz com que Joyce feche o portal com ele lá dentro lutando com o Exterminador. O portal fecha, o maquinário soviético explode e o Devorador de Mentes formado por cadáveres é derrotado.

Sem o pai adotivo por perto, 11, que aparentemente perdeu os poderes na batalha do shopping, é adotada por Joyce e vai viver junto com ela, Will e Jonathan fora de Hawkins. Nada mais justo depois de tantos traumas. A menina, porém, diz que vai dar um jeito de manter seu relacionamento com Mike. Ah, falando em relacionamentos, o Steve até tenta ter alguma coisa com a Robin, mas ela revela que também gosta de meninas, então eles viram melhores amigos que agora trabalham em uma locadora.

A temporada termina com a revelação de que os soviéticos tinham uma base secreta na Sibéria, onde tinham um portal próprio com Demogorgons e um prisioneiro americano, que tudo indica ser o próprio Hopper.

Hawkins…

Pronto, agora você está a par de tudo que rolou em Hawkins nas temporadas anteriores e já pode se preparar para a primeira parte da quarta temporada de Stranger Things, que estreia nesta sexta (27) na Netflix. A segunda parte, porém, só chega em julho. Ainda não sabemos o ano exato em que essa temporada vai se passar, mas acreditamos que seja ali pela reta final dos anos 80, trazendo uma pegada mais forte de terror.

E aí, ansiosos?

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS