quinta-feira, junho 13, 2024

‘Sucker Punch’, de Zack Snyder, completa 10 anos; Confira dez curiosidades sobre a produção!

Antes de se envolver com o universo super-heroico da DCZack Snyder deu vida a um filme que dividiu a crítica e o público e que, da mesma forma, ganhou uma legião de seguidores anos depois de seu lançamento: ‘Sucker Punch – Mundo Surreal’.

A narrativa, que chegou aos cinemas em 2011, mistura ação e fantasia psicológica e traz para o centro dos holofotes Emily Browning como Babydoll, uma jovem mulher que é trancafiada em uma instituição mental e lida com a total falta de prospecto ao imaginá-lo como um bordel. Aliando-se a outras quatro prisioneiras/dançarinas, o grupo arquiteta um plano para fugir do manicômio antes de passarem pela controversa lobotomia, entrando em realidades paralelas e lutando contra os próprios demônios.

Em celebração ao décimo aniversário do controverso longa-metragem, o CinePOP separou uma lista com curiosidades dos bastidores.

Confira:

TREINO PESADO

Cada uma das protagonistas passou por um estrito e pesado treino físico que envolvia levantamentos de peso de até 96kg – por diversos meses antes das filmagens começarem. Vanessa Hudgens, que interpretou Blondie na obra, lembra-se do período com ressentimento e o caracteriza como “atormentador”, chegando ao limite diversas vezes. Em algumas cenas onde é vista chorando, ela, na verdade, estava relembrando das sessões de treino.

FRACASSO COMPLETO

‘Sucker Punch’ tornou-se um fracasso de crítica e de bilheteria, arrecadando apenas US$90 milhões mundialmente. O baque foi tamanho que Jena Malone, intérprete de Rocket, quase desistiu de atuar. Felizmente ela deu mais uma chance à carreira de atriz e, anos depois, participou do aclamado e bem-sucedido ‘Jogos Vorazes: Em Chamas’ no papel memorável de Johanna Mason.

VERSATILIDADE EM CENA

Browning cantou três músicas da trilha sonora do longa-metragem: “Sweet Dreams (Are Made of This)” no começo da obra; “Asleep”, que toca enquanto Babydoll está chorando no banheiro; e “Where is My Mind?”, cantando ao lado de Yoav.

Não deixe de assistir:

BUSCANDO ORIGINALIDADE

‘Sucker Punch’, apesar de trazer inúmeros temas condizentes à ‘Alice no País das Maravilhas’, de Lewis Carroll, foi o primeiro filme original de Zack Snyder. Suas investidas anteriores incluem ‘Madrugada dos Mortos’, reimaginação do filme homônimo de George A. Romero‘300’, baseado nos quadrinhos de Frank Miller‘Watchmen’, baseado nos quadrinhos de Alan Moore; e ‘A Lenda dos Guardiões’, inspirado nos romances de Kathryn Lasky.

CASA LENNOX

O Manicômio Lennox faz homenagem à lendária cantora e compositora Annie Lennox, membro da dupla Eurythmics que compôs uma das músicas-tema do longa-metragem, “Sweet Dreams (Are Made of This)”.

MUDANÇA DE ELENCO

Carla Gugino interpretou a Dra. Vera Gorski na produção, mas ela não havia sido a primeira escolha para a personagem. Na verdade, Angelina Jolie havia sido cotada como Vera, mas não aceitou fazer parte do projeto em virtude de conflitos de agenda, cujo cronograma incluía as gravações de ‘O Turista’.

ACLAMAÇÃO VISUAL

Apesar de duramente criticado pela história e pelas controversas mensagens, o filme recebeu reconhecimento sólido pelos efeitos visuais das sequências de fantasia – recebendo uma indicação ao Scream Awards de Melhor Efeitos Visuais e foi pré-selecionado ao Oscar na mesma categoria. O trabalho de dublês, por sua vez, foi nomeado ao Taurus Award.

CASOS DE FAMÍLIA

No filme, Babydoll é paciente de um manicômio que cria uma realidade alternativa para lidar com o fato de que acidentalmente matou a própria irmã. Entretanto, essa não é a primeira vez que Browning dá vida a uma personagem desse jeito: ela representou o mesmo arquétipo narrativo em ‘O Mistério das Duas Irmãs’, de 2009.

ALERTA AMBER

Jamie Chung também fez parte do elenco como a poderosa Amber e, em diversas entrevistas, comentou que é o seu filme favorito. Ela também já participou de obras como ‘Pacto Secreto’‘Once Upon a Time’‘Believe’.

PERFEIÇÃO A QUALQUER CUSTO

Durante a cena de abertura, na qual Babydoll corre e deixa a arma cair no chão, o revólver batia no soalho e ricocheteava na parede o tempo inteiro. Snyder levou nada menos que sessenta tomadas para conseguir o take que precisava.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS