O roteirista Kevin Smith relembrou recentemente o cancelado filme ‘Superman Lives’, um projeto que seria dirigido por Tim Burton e adaptaria a aclamada história “A Morte do Superman”, com a presença de vilões como Brainiac, Lex Luthor e Doomsday (Apocalypse). Curiosamente, o filme contaria com Nicolas Cage no papel do Homem de Aço.
Conforme reportado pelo ComicBookMovie, Smith recordou que o cineasta Robert Rodriguez (‘Pequenos Espiões’) esteve muito perto de assumir a direção de seu roteiro para ‘Superman Lives’.
“Houve um momento lá por 1996-97 em que Robert Rodriguez, que eu conhecia um pouco do mundo dos filmes independentes, me ligou dizendo: ‘A Warner Bros. me pediu para dirigir o seu roteiro do Superman’”, contou Smith. “E eu fiquei tipo, ‘Por favor, faça isso. Meu Deus, faça. Você seria incrível para isso.’ E ele disse: ‘Eu meio que gostei. É divertido, cara. Me explica. Claramente você sabe mais sobre o Superman do que eu’”.
A decisão de Rodriguez se deu em um curto período: “Então foi um período de dois dias em que ele estava tentando decidir entre Superman e outro projeto que ele acabou escolhendo porque sentia que devia isso ao estúdio. O estúdio era a Dimension, e o filme era ‘Prova Final’ (The Faculty). Então ele escolheu ‘Prova Final’ em vez de fazer Superman. Mas por esses dois dias, ele estava considerando. A Warner Bros. queria muito ele, e teria sido o maior orçamento da carreira dele até então”.
Smith expressou seu desejo de que essa colaboração tivesse acontecido: “Se eu pudesse fazer qualquer coisa que não aconteceu acontecer, acho que seria isso. Porque eu não teria a pressão de dirigir o filme eu mesmo. Estaria nas mãos de um dos maiores e absolutamente incriveis diretores de ação visionários da minha geração. Teria sido uma união maravilhosa de material, porque aquele roteiro — e eu não estou dizendo que é o melhor roteiro — mas os diálogos eram afiados. E isso foi antes de Vingadores, sabe, antes disso virar o padrão e tal.”
Ele também ponderou sobre os benefícios pessoais: “Então eu teria me beneficiado, como roteirista. ‘Ei, foi ele quem escreveu isso!’ E a pressão… mesmo que as pessoas dissessem, ‘Ah, eu odiei aquele Superman’… eu poderia dizer, ‘É, bem, culpa do Robert. Foi ele quem dirigiu.’ Então eu teria tido o benefício de estar envolvido sem estar realmente envolvido, e eu nunca tive isso”.
Apesar do grande potencial e do entusiasmo em torno do projeto, com Nicolas Cage escalado para viver o herói e Tim Burton na direção em certo ponto, ‘Superman Lives’ acabou sendo cancelado.
O filme enfrentou uma série de obstáculos, incluindo orçamentos crescentes, disputas criativas entre os envolvidos e a hesitação da Warner Bros., que estava cautelosa após as críticas mistas recebidas por outros filmes de super-heróis da época.
