domingo, abril 28, 2024

Sur l’Adamant – Único Documentário na Competição leva o Urso de Ouro [Berlim 2023]

Contrariando as apostas do CinePOP, Kristen Stewart, a presidente do júri da 73ª Berlinale – Festival de Berlim, anunciou na noite de sábado, dia 25 de fevereiro, o documentário francês Sur l’Adamant como o ganhador do Urso de Ouro, prêmio máximo do festival. 

Sur l’Adamant, de Nicolas Philibert

Dirigido pelo cineasta Nicolas Philibert, de 72 anos, Sur l’Adamant era o único documentário entre os 19 títulos da competição. Em poucas palavras, a obra retrata o cotidiano de um centro de acolhimento para adultos com distúrbios psiquiátricos, localizado em um barco ancorado às margens do Rio Sena, em Paris. 

De acordo com o crítico Jordan Mintzer, do Hollywood Reporter, “o que vemos em cena não é apenas uma descrição do tratamento psiquiátrico administrado com muito calor humano e entusiasmo, mas um retrato de vários indivíduos que, apesar de suas deficiências perceptíveis, são capazes de produzir obras de arte originais e comoventes.” Por certo, este é o motivo do júri tê-lo escolhido como o mais impactante filme na Mostra Competitiva. 

Os Ursos de Prata

Durante a cerimônia, o júri também premiou outras categorias e concedeu menção honrosa a duas outras produções, consideradas como o segundo e o terceiro lugar. O Grande Prêmio do Júri (Silver Bear Grand Jury Prize), o segundo mais importante, foi entregue à tragicomédia Afire (em tradução livre Em Chamas), do alemão Christian Petzold. Seguido pelo Prêmio do Júri (Silver Bear Jury Prize) ao português Mal Viver, de João Canijo

Afire, de Christian Petzold.

Já no quesito prêmios individuais, o veterano cineasta francês Philippe Garrel ganhou o Urso de Prata de Melhor Direção por Le Grand Chariot (em tradução livre, A Grande Carruagem). De um outro lado, a estreante no cinema, Sofia Otero, de 8 anos, levou o prêmio de Melhor Performance Protagonista por 20.000 Especies de Abejas. No filme, ela interpreta um menino de 8 anos que não se reconhece no seu corpo biológico e deseja ser tratado como uma menina.

Sofia Otero, de 20.000 Especies de Abejas

Sem distinção de gênero na premiação de artistas, o Urso de Prata de Melhor Performance Coadjuvante foi concedido à atriz austríaca transexual Thea Ehre pelo alemão Till the End of the Night (em tradução livre, Até o Fim da Noite). 

Veja a lista completa prêmios da Mostra Competitiva: 

  • Urso de Ouro: Sur l’Adamant, de Nicholas Philibert
  • Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri: Afire, de Christian Petzold
  • Urso de Prata do Prêmio do Júri: Mal Viver, de João Canijo
  • Urso de Prata de Melhor Direção: Philippe Garrel por Le Grand Chariot 
  • Urso de Prata de Melhor Interpretação Protagonista: Sofía Otero por 20.000 Especies de Abejas
  • Urso de Prata de Melhor Interpretação Coadjuvante: Thea Ehre por Till the End of the Night
  • Urso de Prata de Melhor Roteiro: Angela Schanelec por Music 
  • Urso de Prata por Contribuição Artística Excepcional: Hélène Louvart pela cinematografia em Disco Boy.

Vale lembrar que o Festival Internacional de Cinema de Berlim possui diversas mostras paralelas e cada uma delas tem sua premiação separadamente. Por exemplo, o curta brasileiro Infantaria, de Laís Santos Araújo, ganhou o Prêmio Especial do Júri na mostra Generation 14+, no dia 24 de fevereiro. 

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS