Martin Scorsese é um dos diretores mais prestigiados de todos os tempos e, desde suas primeiras incursões na sétima arte, mostrou-se genial na arte que escolheu explorar.
Seja com o clássico ‘Alice Não Mora Mais Aqui’, título responsável por colocá-lo no centro dos holofotes, passando pelos icônicos e irretocáveis ‘Os Bons Companheiros’ e ‘Touro Indomável’, e incluindo incursões polêmicas e controversas como ‘Taxi Driver’ e ‘A Última Tentação de Cristo’, o cineasta vencedor do Oscar sempre explorou seus fantasmas interiores através da arte cinematográfica e mesclando ficção e realidade de maneira gloriosa.
Scorsese se reinventa filme a filme e permanece remodelando sua própria visão sobre o cinema, construindo cartas de amor a esse universo artístico que perduram mesmo em investidas mais recentes, como ‘O Irlandês’ e ‘Assassinos da Lua das Flores’.
Pensando nisso e para celebrar a recente estreia da série ‘Mr. Scorsese’ na Apple TV, que oferece um íntimo retrato sobre a vida e a obra do realizador, preparamos uma breve lista selecionando dez longas essenciais para conhecer a carreira do cineasta.
Confira nossas escolhas:
CAMINHOS PERIGOSOS (1973)

Antes de se tornar um célebre autor cinematográfico, Scorsese começou sua carreira com obras que já denotavam uma perspectiva muito interessante sobre a arte fílmica. Em 1973, recém-saído de uma mancha em sua carreira com ‘Sexy e Marginal’, o diretor ganhou um voto de confiança ao ser escalado para comandar ‘Caminhos Perigosos’, sua primeira colaboração com Robert De Niro. Baseando-se em experiências pessoais e mostrando seu apreço pelo lado sombrio do ser humano, a trama acompanha o cotidiano de dois indivíduos no submundo dos guetos italianos de Nova York.
ALICE NÃO MORA MAIS AQUI (1974)

‘Alice Não Mora Mais Aqui’ parece ter sido ofuscado em meio a tantas obras-primas comandadas por Scorsese, mas merece um lugar de destaque na filmografia do diretor. A dramédia romântica, que rendeu o Oscar de Melhor Atriz a Ellen Burstyn, a trama acompanha Alice, uma mulher que, depois de perder o marido caminhoneiro num acidente, começa a trabalhar como cantora para sustentar o filho Tommy – mas acaba se envolvendo com um homem casado e agressivo e precisará ir embora da cidade se quiser refazer sua vida.
TAXI DRIVER (1976)

Em 1976, movido por seu desejo contínuo de explorar a psique humana e o lado obscuro da vida, Scorsese deu vida ao memorável longa-metragem ‘Taxi Driver’. Retomando colaboração com De Niro, o filme é um dos mais respeitados da carreira do realizador e causou furor à época pela violência e pela crueza da narrativa. A trama acompanha Travis Bickle, motorista de táxi de Nova York e ex-combatente da Guerra do Vietnã, que reflete sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. As coisas mudam quando Travis se torna obcecado em ajudar uma prostituta de doze anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
TOURO INDOMÁVEL (1980)

‘Touro Indomável’ apenas saiu do papel por causa do produtor Irwin Winkler. Já tendo trabalho com Scorsese no musical ‘New York, New York’ e vencido um Oscar por ‘Rocky, um Lutador’, Winkler usou sua influência para convencer os executivos a financiar o projeto caso eles desejassem que ‘Rocky II’ fosse lançado. Considerado um trabalho seminal e quintessencial de Scorsese, o longa também estrelado por De Niro acompanha um boxeador de peso médio e suas vitórias até ter a sua primeira oportunidade de ser campeão da sua categoria. Ele se apaixona por uma linda garota do Bronx, mas a incapacidade de expressar seus sentimentos eventualmente atrapalha sua vida profissional, o que lhe custa tudo.
DEPOIS DE HORAS (1985)

Scorsese fez mágica em meio a problemas pessoais e a uma crise profissional nos anos 1980 ao voltar à ativa com o filme de baixo orçamento ‘Depois de Horas’. A divertida e incrível comédia acompanha o operador de computadores Paul Hackett, que, cansado da monotonia, decide visitar um café em Manhattan. Lá, ele conhece a encantadora e misteriosa Marcy. Mais tarde, Paul pega um táxi para o apartamento de uma amiga de Marcy no centro da cidade. Os problemas começam quando sua nota de 20 dólares voa pela janela do carro e ele não consegue pagar a corrida. À medida que a noite avança, Paul precisa lidar com uma série de situações constrangedoras, surreais e ameaçadoras enquanto tenta voltar para casa.
A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988)

Em sua carreira, Scorsese mostrou que não tinha medo de enfrentar o status quo e “a moral e os bons costumes” para retratar a realidade da maneira que conhecia e de forma nua e crua. Em 1988, ele voltou a causar enorme controvérsia, principalmente entre membros da Igreja Católica e seus adeptos, com o lançamento de ‘A Última Tentação de Cristo’. Facilmente seu projeto mais polêmico, a trama humaniza a figura de Jesus Cristo ao colocá-lo frente a frente com seus medos e aceitando um acordo feito pelo próprio Lúcifer para fugir da crucificação e não ser mais o Messias – recusando-se a se sacrificar para salvar a humanidade.
OS BONS COMPANHEIROS (1990)

Considerado um dos melhores filmes do realizador e de todos os tempos, ‘Os Bons Companheiros’ é um dos emblemas do gênero gângster e inspirou inúmeras produções mais atuais. O projeto nos leva à década de 1950 no bairro do Brooklyn, Nova York, onde o jovem Henry Hill tem a chance de realizar seu sonho de se tornar um gângster quando um mafioso local o recruta para sua gangue. Henry aproveita a oportunidade e ainda conhece James “Jimmy” Conway e Tommy DeVito, dois criminosos destemidos e brutais que fazem serviços para a máfia. Impressionado, Henry se junta à dupla para explorar o lucrativo mercado do tráfico de drogas.
GANGUES DE NOVA YORK (2002)

Estrelado por nomes como Daniel Day-Lewis, Leonardo DiCaprio (que viria a se tornar um frequente colaborador de Scorsese), Cameron Diaz e Liam Neeson, ‘Gangues de Nova York’ acompanha William Cutting, líder de uma gangue violenta na Nova York do século 19 que confronta seus rivais. Após ter o pai morto pelo criminoso, um jovem jura se vingar, mas fica dividido entre a sede de justiça e o fascínio pelo carismático gângster. O longa conquistou nada menos que dez indicações ao Oscar, apesar de não ter levado nenhuma estatueta para casa.
OS INFILTRADOS (2006)

Por incrível que pareça, o trabalho de Scorsese não é tão reconhecido quanto imaginamos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e isso é provado pelo fato de ter recebido seu primeiro e único Oscar de Melhor Direção por seu trabalho no irretocável thriller criminal ‘Os Infiltrados’. Na trama, Billy Costigan, um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar no grupo mafioso comandado por Frank Costello. Billy conquista sua confiança ao mesmo tempo em que Colin Sullivan, um criminoso que atuou na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Quando a máfia e a polícia descobrem que há um espião entre eles, a vida de ambos passa a correr perigo.
ILHA DO MEDO (2010)

Lançado em 2010, ‘Ilha do Medo’ é um thriller psicológico neo-noir ambientado na década de 1950, trazendo Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley e Emily Mortimer no elenco. A trama acompanha o detetive Teddy Daniels e seu parceiro em uma investigação que segue a fuga de uma assassina e seu subsequente desaparecimento de um quarto trancado em um hospital psiquiátrico. Lá, uma rebelião se inicia e o agente terá que enfrentar seus próprios medos. Com sólidos elogios, o filme pode não ser um dos favoritos dos fãs de Scorsese, mas certamente mostra um lado do diretor que não tínhamos visto até então.
A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (2011)

Ainda que tenha uma predileção por filmes sobre a máfia e sobre gângsteres, Scorsese já se aventurou em inúmeros gêneros cinematográficos – incluindo o drama ‘A Invenção de Hugo Cabret’. Talvez seu projeto mais comercial até hoje, o longa estrelado por Asa Butterfield é uma singela e encantadora carta de amor ao cinema, em especial a George Meliès, e nos apresenta a um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século XX. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de lhe mostrar sua última descoberta: um androide. O garoto, então, faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô, dando início de uma surpreendente aventura.
O LOBO DE WALL STREET (2013)

Décadas depois de ter imortalizado seu status no show business, Scorsese voltou a nos surpreender com um impecável longa intitulado ‘O Lobo de Wall Street’. Lançado em 2013 e trazendo Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e Matthew McConaughey no elenco protagonista, o aclamado filme é centrado em Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia.
