Em entrevista à ICG Magazine, o diretor e roteirista Christopher Nolan revelou mais detalhes sobre ‘Tenet’, um dos filmes mais aguardados do ano que, dia após dia, vem chamando a atenção do público.
Nolan disse que se comprometeu a usar efeitos especiais práticos na ousada produção, afastando-se da utilização exacerbada de efeitos visuais (VFX). Segundo ele, a editora Jennifer Lame estimou um corte final com menos de 300 tomadas com VFX.
“O lado visual do filme é em grande escala, mas nosso uso de VFX é provavelmente menor que as comédias românticas”, ele disse.
A encargo de comparação, ‘Vingadores: Ultimato’ tem alegadamente mais de 2000 tomadas com efeitos visuais. Outras obras de Nolan, como ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’ e ‘A Origem’, também optam pela praticidade, trazendo apenas 450 e 500 tomadas, respectivamente.
Recentemente, a produção foi exibida em IMAX para alguns funcionários da empresa e as primeiras reações foram divulgadas pelo próprio CEO da companhia, Rich Gelfond.
Durane uma reunião por vídeo conferência com analistas de Wall Street, o empresário salientou que as percepções gerais sobre o filme foram excelentes e salientam a grandiosa qualidade do novo thriller de Nolan – que fora todo filmado com equipamentos IMAX:
“A reação deles foi: ‘Oh Meu Deus! Eu havia me esquecido o quão bom é estar dentro de uma sala de cinema. Tenet foi lindamente criado e filmado, é um filme incrível…’E isso não foi apenas uma pessoa, de uma determinada idade. Essa reação foi a de vários funcionários da IMAX, que espontaneamente disseram isso a mim”.
A previsão é que a estreia do filme aconteça em território nacional no dia 10 de setembro.
O estúdio está preocupado com o avanço da pandemia de coronavírus pelo mundo, já que a maioria das salas de cinemas seguem fechadas.
A Warner planeja lançar a produção dia 26 de agosto em países que já contiveram o pico do coronavírus, como Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, Rússia, Espanha e Reino Unido.
Vale lembrar que, de acordo com uma recente matéria do IndieWire, o filme teria que arrecadar pelo menos US$800 milhões pelo mundo para não ter prejuízo comercial. Com o adiamento indefinido, é provável que o valor aumente.
O filme é dirigido e escrito por Nolan e tem duração de 149 minutos (2 horas e 29 minutos).
“Armado com apenas uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência do mundo inteiro, o Protagonista viaja através de um mundo crepuscular de espionagem internacional em uma missão que irá desenrolar em algo para além do tempo real.
Não viagens no tempo. Inversões”.
John David Washington, Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Michael Caine e Kenneth Branagh estrelam.