Quando a gente pensa no filme de terror mais assustador de todos os tempos, provavelmente os primeiros filmes que vêm na cabeça são os clássicos ‘O Exorcista‘ (1973), ‘A Profecia‘ (1976) e até mesmo ‘O Bebê de Rosemary‘ (1968). Porém, a ciência elegeu outro filme como o mais assustador de todos os tempos.
Segundo uma pesquisa científica divulgada pela BroadbandChoices, ‘A Entidade‘ (dirigido por Scott Derrickson) é o filme de terror que mais causa instabilidade psicológica e emocional nos espectadores.
Na trama, Ethan Hawke interpreta um escritor de livros de crime, que luta para conseguir escrever sua próxima história. Ele resolve se mudar com sua família para uma casa onde ocorreu o assassinato de uma família inteira. Lá, descobre uma caixa com vídeos, que mostram assassinatos de outras famílias, revelando a existência de algo sobrenatural e perigoso naquele lugar.
A pesquisa cientifica intitulada ‘Projeto Ciência do Pavor‘ foi aplicada em 50 pessoas de idades variadas, que assistiram a mais de 100 horas de filmes do gênero.
Através do rastreamento de batimentos cardíacos, os pesquisadores foram capazes de determinar os 50 filmes mais assustadores da história do cinema, e ‘A Entidade‘ alcançou o topo da lista.
A frequência cardíaca média em repouso era de 65 batimentos por minuto e, durante o filme de Derrickson, 95% dos espectadores antingiram entre 84 e 86 BPM.
O 2º lugar ficou com ‘Sobrenatural‘ (2010), do diretor James Wan, que elevou a pulsação do público a 80 BPM, mas foi o filme que teve a maior pontuação em cenas jump scare (quando acontece um susto inesperado), elevando o ritmo a 133 BPM.
Além disso, outros dois filmes de Wan entraram na lista do Top 10, como ‘Invocação do Mal’ e ‘Invocação do Mal 2’.
Confira o Top 10:
1) ‘A Entidade’
2) ‘Sobrenatural’
3) ‘Invocação do Mal’
4) ‘Hereditário’
5) ‘Atividade Paranormal’
6) ‘Corrente do Mal’
7) ‘Invocação do Mal 2’
8) ‘O Babadook’
9) ‘Abismo do Medo’
10) ‘A Visita’
Orçado em apenas US$ 03 milhões, ‘A Entidade‘ foi um sucesso comercial, faturando US$ 87,7 milhões pelo mundo.