quarta-feira, abril 24, 2024

‘Thelma & Louise’ Comemora 30 anos de Lançamento em 2021

Aniversário de obra sobre dupla de protagonistas foi comemorado por ambas as atrizes principais

Um dos road movies (filmes que se passam durante uma viagem na estrada) mais famosos e influentes do cinema sem dúvida é Thelma & Louise de 1991. Protagonizado por Susan Sarandon e Geena Davis o filme estabeleceu sua importância por apresentar duas personagens principais que encontram na amizade entre elas a força para poderem escapar de uma vida insatisfatória.

A ideia que viria a originar a obra comumente é atribuída a uma situação que ocorreu à roteirista Callie Khouri durante um passeio de carro. No que é dito todo o ambiente da viagem de automóvel em si, bem como suas experiências vindas de sua amizade com a cantora Pam Tillis, tiveram um certo peso na concepção final; importante salientar também que ela não era uma roteirista de carreira quando elaborou os primeiros rascunhos da obra, tendo sido essa sua primeira incursão na área.

Outro fator importante é que Khouri tinha interesse que o conceito que estava sendo elaborado por ela gerasse uma obra independente e de orçamento bastante limitado, mas no qual ela ainda teria bastante controle sobre. Porém, isso não foi o que seguiu; graças a seu emprego prévio na indústria dos vídeo clipes ela tinha conexões com produtores envolvidos com nomes pesados de Hollywood.

Para Callie Khouri, “Thelma & Louise” deveria ser um filme de baixo orçamento

Foi justamente um deles que apresentou o conceito da dupla de amigas viajantes para o diretor Ridley Scott, que imediatamente demonstrou boas perspectivas com relação ao futuro da obra. Inicialmente seu cargo se manteria como o de produtor, mas a dificuldade de encontrar quem estivesse disposto a assumir o projeto acabou por colocá-lo no comando do filme.

Com o comandante escolhido iniciou-se o processo de escalação das duas atrizes principais. Os nomes iniciais que mais tiveram força eram os de Michelle Pfeiffer e Jodie Foster, sendo que ambas haviam concordado em estrelar o longa. No entanto, o planejamento sofreu um revés com a primeira indo estrelar As Barreiras do Amor e a segunda em Silêncio dos Inocentes.

Em seus lugares acabaram sendo chamadas, primeiramente, Geena Davis (que já tinha interesse pelo papel desde o início) e eventualmente Susan Sarandon, que já tinha uma carreira consolidada e conhecida por, dentre outros projetos, The Rocky Horror Picture Show. Ao longo do projeto também foram contratados Harvey Keitel e um ainda inexperiente Brad Pitt.

Os papeis de Thelma e Louise são os mais icônicos das carreiras de Geena Davies e Susan Sarandon

Toda a ideia de um filme de orçamento modesto, originalmente pensado por Khouri, foi-se embora quando o projeto contou com US$ 16 milhões (ainda baixo para padrões hollywoodianos), muito dele gasto entre o cachê do elenco e da criação de cenário que remetesse ao clássico de Terrence Malick: Terra de Ninguém, principalmente por este ser uma obra referência para road movies em geral.

O que se seguiu foi um absoluto sucesso de público e crítica, tendo arrecadado mais de US$ 45 milhões em bilheterias e marcando presença nas conversas do público sobre a obra mostrar o ponto de vista de uma dupla de amigas em tempos que esse tipo de discussão ainda não era tão popularizada.

Não deixe de assistir:

A obra também teve bom desempenho na temporada de premiação, tendo disputado com Silêncio dos Inocentes boa parte dos principais prêmios do Oscar de 1992; a única categoria em que ele se saiu vitorioso nessa edição foi em Melhor Roteiro Original, nomeação não disputada pelo suspense de Jonathan Demme.

Completando trinta anos, Thelma & Louise é em si uma obra que nunca foi esquecida por aqueles que a assistiram ou participaram de sua produção; foi um filme importante que empurrou para frente a ideia de produções protagonizadas e escritas por mulheres além de servir como uma mensagem inspiradora sobre a importância da amizade na vida de cada um.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS