domingo, abril 28, 2024

Tiro, Porrada e Bomba da Nostalgia! Grandes Filmes de Ação que Completam 30 Anos em 2023

O gênero da ação no cinema foi muito responsável pelo que temos hoje em matéria de blockbusters repletos de efeitos especiais, como os filmes de super-heróis da Marvel, por exemplo. No passado, até mesmo as peripécias de Charles Chaplin em seus filmes – como bambear em uma casa desequilibrada nas montanhas (Em Busca do Ouro) ou andar de patins perto da beira de um andar faltando em uma construção (Tempos Modernos) – eram considerados momentos tensos, que deixavam os espectadores à beira de suas poltronas. Sem dúvida, ajudando a moldar também a arquitetura do gênero ação ao longo das décadas.

Steve McQueenClint EastwoodBurt Reynolds e Charles Bronson são alguns dos nomes proeminentes de tal tipo de filme durante os anos 1960 e 1970. E à altura que chegávamos à década de 1980, tal gênero cinematográfico encontrava voz própria nas dezenas de lançamentos a cada doze meses.

Como forma de homenagear este grande gênero do cinema que adoramos e temos certeza que vocês também, resolvemos revisitar alguns que estão aniversariando em 2023. Esses são dez clássicos da ação que completam 30 anos de lançamento em 2023. Confira abaixo e não esqueça de comentar.

O Fugitivo

Os mais novos talvez não saibam, e muitos podem não lembrar, mas ‘O Fugitivo’ foi indicado ao Oscar de melhor filme – o que o eleva a bem mais que um filme de ação e certamente o coloca na posição de melhor filme da lista. Baseado num clássico seriado dos anos 1960, Harrison Ford estrela como um médico renomado, injustamente acusado do assassinato da mulher. Preso e condenado, ele recebe uma segunda chance ao escapar e correr contra o tempo para provar sua inocência. Isso com um incansável agente (Tommy Lee Jones) em seu encalço.

O Demolidor

O que seria de uma lista de filmes de ação dos anos 1990 sem a presença de Sylvester Stallone? Embora não tenha feito o sucesso esperado na época, ‘O Demolidor’ viveu para se tornar um cult, cada vez mais adorado com o passar dos anos. Entre outras coisas, porque sua visão de um futuro politicamente correto ao extremo se concretizou (além de outras previsões). Na trama, Sly é um tira durão, obstinado em derrubar um terrorista (Wesley Snipes). Inimigos jurados, os dois são congelados e levados ao futuro, onde em meio a um admirável mundo novo travam uma batalha que sacudirá as coisas.

O Último Grande Herói

Também não dá para falar de filmes de ação dos anos 1990, sem falar no rival de Stallone na época, Arnold Schwarzenegger. Nos anos 80 e 90, os grandalhões guerreavam para ver quem fazia os maiores filmes e quem obtinha as bilheterias mais rentáveis. A aposta de Arnie há 30 anos foi por uma paródia dos filmes de ação, misturando bastante fantasia e humor em sua narrativa. A trama toda gira em torno de um menino, fã de filmes de ação, que devido a um ingresso mágico vai parar dentro de um filme de Arnold Schwarzenegger.

Não deixe de assistir:

Risco Total

Há 30 anos, Sylvester Stallone teve não apenas um, mas dois grandes filmes queridos do público para chamar de seus. Os fãs olham com muito carinho não apenas para ‘O Demolidor’, como também para ‘Risco Total’, considerado o “Duro de Matar nas Montanhas Geladas” da carreira do astro. No filme, ele vive um especialista em resgates na neve que passa por um trauma e se afasta do trabalho. Anos depois ele retorna somente para se deparar com um grupo de criminosos buscando uma grande quantia de dinheiro perdido nas montanhas. O que impressiona mesmo são as cenas vertiginosas de escaladas nas alturas.

Na Linha de Fogo

Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Harrison Ford foram grandes astros da ação dos anos 80 e 90, mas todos eles precisam prestar reverência ao verdadeiro rei: Clint Eastwood. O lendário astro precisou andar para que essa turma pudesse correr. A esta altura, Eastwood já era mais que um ícone do cinema, e também um diretor prestigiado. E por muito tempo ‘Na Linha de Fogo’ marcou o último trabalho da carreira de Clint que ele não dirigiu. Na trama ele vive um agente do governo designado a proteger o presidente dos EUA. Mas seu trabalho não será fácil, pois um psicopata declaradamente colocou o líder na nação na sua mira.

O Alvo

A verdade é que 30 anos é muito tempo. O suficiente para formar algumas gerações. Quem não era nascido na época talvez não saiba, por exemplo, a fama que o belga Jean-Claude Van Damme teve no fim dos anos 80 e início dos 90. De fato, em meados da década de 1990 ele chegou a ser um dos astros de ação mais bem pagos em Hollywood. ‘O Alvo’ foi um importante passo em sua carreira, que abriu muitas portas.

Um dos grandes feitos do filme foi trazer para os EUA o rei do cinema de ação de Hong Kong, John Woo – que um tempo depois dirigiria grandes filmes como ‘A Outra Face’ e ‘Missão: Impossível 2’. Aqui, Van Damme é um estivador contratado por uma mulher para descobrir o paradeiro de seu pai, que estava vivendo nas ruas. Eles se deparam com uma gangue que está caçando pessoas pobres por diversão.

Sol Nascente

E se Sylvester Stallone teve dois grandes filmes de ação para chamar de seus há 30 anos, por que não seu companheiro de ‘O Demolidor’, Wesley Snipes? O ator havia despontado para a fama no ano anterior, graças a sucessos como ‘Passageiro 57’ e principalmente ‘Homens Brancos Não Sabem Enterrar’. Tudo bem que seu segundo trabalho no ano, este ‘Sol Nascente’, não se tornou tão popular assim, e foi sumindo com o passar dos anos. Apesar disso, o longa une Snipes ao lendário Sean Connery como a dupla protagonista investigando o assassinato de uma mulher em uma empresa japonesa sediada em Los Angeles, no qual os executivos poderosos estão entre os suspeitos. O longa é baseado no livro de Michael Crichton, o mesmo autor de ‘Jurassic Park’.

Zona de Perigo

Há 30 anos, a tríade da ação estava completa com exemplares do gênero lançados por Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis. O terceiro é quem aparece na lista agora com um longa de ação que também é um thriller repleto de mistérios e bastante tensão. Recentemente, o querido ator foi diagnosticado com uma doença que o fez se afastar do trabalho, em uma aposentadoria precoce. Mas Willis sempre estará guardado na mente e coração de todos os cinéfilos, com um repertório de filmes muito interessantes. Um dos menos lembrados, no entanto, é este ‘Zona de Perigo’, no qual vive um policial rebaixado a patrulheiro fluvial. Ele não desiste de investigar assassinatos ocorridos na cidade, que podem estar ligados com seus parceiros na polícia.

A Assassina

A sumida Bridget Fonda, filha de Peter Fonda e sobrinha de Jane Fonda, é quem estrela esse thriller de ação. Há 30 anos, Fonda estava no auge de sua carreira, vista como uma estrela em potencial, dona de alguns sucessos em seu currículo, como ‘Mulher Solteira Procura’ e ‘Vida de Solteiro’. Foram estes filmes que a levaram a ser escolhida para o papel protagonista neste remake americano do cult francês ‘Nikita – Criada para Matar’ (1990), de Luc Besson. A trama é a mesma, e traz uma criminosa sem teto viciada em drogas, sendo revitalizada para se tornar uma bela assassina de alta classe para o governo americano.

Vencer ou Morrer

Depois de Sylvester Stallone e Wesley Snipes, Jean-Claude Van Damme também sentiu o desejo de ter duas produções do gênero para chamar de suas há 30 anos. ‘O Alvo’, é claro, é a mais chamativa e a que ficou mais famosa. ‘Vencer ou Morrer’, para os padrões dos filmes do belga, pode ser considerado quase um drama. Na trama, ele vive um foragido da lei, que escapa da prisão e vai parar em uma fazenda vivendo escondido. A proprietária é uma mãe solteira, papel de Rosanna Arquette, criando seus dois filhos pequenos. A mulher começa a sofrer pressão de empresários para que venda o local, a fim que eles construam seu novo empreendimento, mas ela é contra. Assim, os sujeitos inescrupulosos começam a tomar decisões pouco ortodoxas para expulsá-la. Para a sorte dela, o homem que está vivendo em sua fazenda se mete para defende-la, e sendo Van Damme, ele é bem casca-grossa.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS