segunda-feira, abril 29, 2024

Tiro, Porrada e Bomba! ‘Velocidade Máxima’, ‘True Lies’, ‘O Corvo’ e os Filmes de Ação que Completam 30 Anos em 2024!

Podemos dizer que o gênero da ação no cinema foi um dos grandes responsáveis pelo que temos hoje em matéria de blockbusters e das maiores produções de Hollywood. Se formos voltar no tempo, encontraremos os faroestes como as primeiras fontes do cinema de ação ainda na época de ouro da sétima arte. Isso porque em sua maioria os westerns consistiam em tiroteios, brigas e às vezes até explosões. Os chamados “tiro, porrada e bomba”.

Nos anos 1970, isso se traduziu para uma enxurrada de exemplares do cinema policial, desde Dirty Harry com o primeiro ‘Perseguidor Implacável’, de Clint Eastwood, até Gene Hackman como Popeye Doyle em ‘Operação França’. Nos anos 80 foi onde verdadeiramente tais filmes atingiram status de superprodução, tanto em seu orçamento quanto em suas bilheterias, em filmes como ‘Um Tira da Pesada’, ‘Máquina Mortífera’, ‘Robocop’ e ‘Duro de Matar’. E se formos olhar hoje em dia, todo blockbuster faz uso da ação.

Aqui, em mais uma viagem nostálgica pelo passado, iremos dar uma olhada nos grandes expoentes da ação que estão completando 30 anos de suas estreias nas telonas em 2024. Você lembra de todos eles? É muita nostalgia. Confira.

Velocidade Máxima

O grande filme de ação de 30 anos atrás, ‘Velocidade Máxima’ pegou o mundo de surpresa com sua trama eletrizante, que não tira o pé do acelerador do início ao fim de sua narrativa. Uma bomba em um ônibus que irá explodir caso ele diminua a velocidade, deixando uma cidade em pânico. O filme fez de Keanu Reeves um astro da ação e apresentou uma certa Sandra Bullock, a transformando em estrela.

True Lies

True Lies (1994) | MUBI

O melhor filme de James Bond que não faz parte da franquia 007. Deixe para James Cameron revolucionar o cinema de ação novamente, e Arnold Schwarzenegger emendar um novo sucesso ao lado do cineasta após ‘O Exterminador do Futuro 2’. O filme mostra o que aconteceria se James Bond fosse casado e tivesse uma filha adolescente, mas sua família não soubesse de sua real profissão.

O Corvo

Baseado em quadrinhos góticos, ‘O Corvo’ é um filme de ação sombrio, com elementos sobrenaturais, que ganhou status de cult após a morte de seu protagonista Brandon Lee antes do término das filmagens. Assim, ‘O Corvo’ já ganhava contornos de filme “proibido” antes de seu lançamento, o que aguçou a curiosidade do público. Na trama, um roqueiro volta dos mortos para vingar o assassinato de sua amada, em uma cidade corrupta e violentíssima.

Não deixe de assistir:

O Especialista

O que seria de um ano da década de 90 sem uma produção de Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone. E há 30 anos, o primeiro ganhava na disputa com o mais bem-sucedido ‘True Lies’. Mas Stallone não ficava por menos com seu blockbuster erótico ‘O Especialista’ – sobre um ex-agente do governo trabalhando como mercenário, se envolvendo com uma bela mulher atrás de vingança – papel de uma Sharon Stone no auge. Ah sim, e não podemos deixar de falar sobre a cena do chuveiro envolvendo a dupla nua em pelo.

Street Fighter – A Última Batalha

Schwarzenegger e Stallone eram os reis da ação dos anos 80 e 90, mas outros postulantes ao trono chegavam na época. Um deles era o belga Jean-Claude Van Damme, que nos anos 80 estrelava filmes cult de luta de baixo orçamento, mas que nos anos 90 ganhava produções cada vez mais caras para encabeçar. Um de seus maiores orçamentos foi nessa adaptação de um dos games de luta mais populares de todos os tempos, transformado em um filme de guerra.

Perigo Real e Imediato

Não podemos falar de ação sem mencionar Harrison Ford, um ator que traz muita qualidade a seus projetos, sempre donos de muito conteúdo para além da ação. É o caso com ‘Perigo Real e Imediato’, a despedida do ator do papel de Jack Ryan, o agente da CIA dos livros de Tom Clancy. Ford estreou no papel em ‘Jogos Patrióticos’, e nessa continuação enfrentava cartéis de drogas na América do Sul.

Um Tira da Pesada 3

Beverly Hills Cop III (1994)

Esse ano ‘Um Tira da Pesada’ completa 40 anos de sua estreia, e como forma de comemorar a Netflix irá lançar um novo filme, o quarto, novamente estrelado por Eddie Murphy, que promete dar o que falar. Mas outro aniversário para um filme da franquia são os 30 anos do terceiro longa, que leva Axel Foley para um parque de diversões na Califórnia, que é paródia dos parques da Disney, onde o submundo do crime tem passe livre para suas operações nefastas.

Timecop

Timecop [1994] - Rabbit Reviews

Por falar em Jean-Claude Van Damme, “os músculos de Bruxelas” estrelou não apenas um, mas dois grandes filmes de orçamentos inchados, que se tornaram algumas de suas produções mais grandiosas. Depois de ‘Street Fighter’ da Columbia, era a vez de ‘Timecop’ da Universal, um filme que tinha tudo para se tornar uma franquia, e nunca entendemos por que não rendeu uma continuação. No filme, Van Damme vive um policial do futuro, que viaja no tempo para impedir que bandidos tirem proveito da máquina do tempo para enriquecer.

Contagem Regressiva

Há 30 anos no cinema, tivemos uma verdadeira enxurrada de filmes de ação que usavam bombas e equipamentos explosivos como elementos de suas histórias. De ‘Velocidade Máxima’ a ‘O Especialista’, o medo das explosões parecia dominar Hollywood. No meio desta briga de gigantes, um dos projetos mais interessantes, e também um dos mais obscuros foi ‘Contagem Regressiva’, que trazia Jeff Bridges e Tommy Lee Jones como dois velhos conhecidos do IRA, atualmente em lados opostos da lei.

Em Terreno Selvagem

On Deadly Ground (1994)

Outro que corria por fora para se tornar um dos grandes nomes da ação em Hollywood era Steven Seagal. Depois de seu golaço em ‘A Força em Alerta’, Seagal dava seu passo mais ambicioso, assumindo a direção de uma obra com viés ecológico, no qual vivia um agente ambiental tentando parar uma empresa de petróleo poluidora no Alaska – um tema ainda muito sensível e em voga hoje – como visto na mais recente temporada de ‘True Detective’. O vilão do filme era ninguém menos que Michael Caine.

Zona Mortal

Drop Zone (1994)

Já tivemos Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Jean-Claude Van Damme e Steven Seagal na lista. Estão sentindo falta de alguém? Acertou quem disse Wesley Snipes. Depois de sucessos como ‘Passageiro 57’ e ‘Sol Nascente’, Snipes entregava ‘Zona Mortal’ há 30 anos, sobre um policial precisando se infiltrar no mundo repleto de adrenalina dos paraquedistas para encontrar uma gangue de assaltantes – no melhor estilo ‘Caçadores de Emoção’.

Fuga de Absolom

Um ano antes de revitalizar a franquia 007 com ‘GoldenEye’, o diretor Martin Campbell lançava esse sucesso cult muito popular no mercado de vídeo há 30 anos. Quem estrela é o saudoso Ray Liotta, depois do sucesso de ‘Os Bons Companheiros’. No melhor estilo ‘Fuga de Nova York’, o futuro traz uma sociedade distópica onde criminosos são isolados e deixados com suas próprias leis. Ao invés da ilha de Manhattan, a prisão de Absolom é uma ilha no melhor estilo ‘Lost’.

A Fuga

O então casal da vida real Kim Basinger e Alec Baldwin também resolvia incendiar as telas em um thriller de ação erótico. Depois de ‘O Especialista’, que misturava elementos do cinema de ação, com suspense e muita sexualidade, ‘A Fuga’ seguia estes moldes, com direito a uma cena de sexo bem real (para a época) entre o casal principal. Trata-se do remake de ‘Os Implacáveis’ (1972), sobre um casal de criminosos.

Velocidade Terminal

Terminando a matéria dos filmes de ação que completam 30 anos em 2024, temos mais um filme sobre paraquedismo e muita adrenalina. Depois de Wesley Snipes em ‘Zona Mortal’, quem estrela o filme gêmeo ‘Velocidade Terminal’ é Charlie Sheen. Produzido pela Disney, através da Hollywood Pictures, Sheen vive um instrutor de pulos de paraquedas, que se vê no meio de uma conspiração ao ser alistado por uma agente da KGB, papel de Nastassja Kinski.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS