terça-feira, abril 30, 2024

‘Twister’, ‘Romy e Michelle’, ‘Mudança de Hábito’ e os Clássicos dos anos 90 que Tiveram (ou Terão) Continuações Tardias

Os anos 90 foram marcados por inúmeros sucessos inesquecíveis no cinema. Foi desta década que saíram alguns dos filmes mais adorados da sétima arte de todos os tempos. Tanto que existe um debate entre os cinéfilos sobre qual seria o melhor ano de todos no cinema. E a década de 1990 guarda dois anos bem especiais para a cultura pop: os anos de 1994 e 1999. O primeiro foi responsável por trazer produções queridas como ‘Um Sonho de Liberdade’, ‘Forrest Gump’, ‘Pulp Fiction’, ‘O Profissional’ e ‘O Rei Leão’, por exemplo. Já o segundo guarda em seu acervo obras do nível de ‘Clube da Luta’, ‘Matrix’, ‘O Sexto Sentido’, ‘Beleza Americana’ e ‘À Espera de um Milagre’.

Pensando nisso, nessa década especial que foi os anos 90, resolvemos adentrar um novo tópico. Isso porque alguns dos mais icônicos filmes deste período vão ganhar ou já ganharam continuações tardias, alguns com décadas de separação entre os filmes. Confira abaixo os 10 que selecionamos para você.

Independence Day

Fenômeno pop dos anos 90, ‘Independence Day’ trouxe uma invasão alienígena em um nível nunca apresentado anteriormente. Isso foi possível graças a efeitos especiais revolucionários que chegaram para o cinema no início daquela década. Assim, em uma escala jamais vista, a Terra era invadida e atacada por naves massivas, iniciando um contra-ataque dos humanos na maior batalha da humanidade. De quebra, o filme transformou um certo Will Smith em astro internacional.

O filme é fechadinho, com começo, meio e fim. Precisava de continuação? Não! Mas recebeu uma em seu aniversário de 20 anos, dirigido pelo mesmo Roland Emmerich. Apesar de contar com as participações de Jeff Goldblum e Bill Pullman novamente, ‘Independence Day – O Ressurgimento’ pareceu carecer da presença de Smith, que se recusou a voltar, e o filme passou em branco. Você lembrava da sequência?

Twister

No mesmo ano de ‘Independence Day’, o filme de tornados produzido por Steven Spielberg também mostrava todo o potencial dos efeitos gerados por computadores (os chamados CGI) e depois dos dinossauros de ‘Jurassic Park’, criavam os tornados mais realistas do cinema. Pura diversão escapista, ‘Twister’ se juntava ao hall dos grandes blockbusters de 1996, protagonizado por Helen Hunt e pelo saudoso Bill Paxton.

Como nunca devemos dizer “nunca”, algo totalmente impensado irá acontecer neste ano de 2024: ‘Twister’ irá ganhar uma inesperada continuação, 28 anos depois do original. ‘Twisters’, do mesmo diretor do indicado ao Oscar ‘Minari’, protagonizado por Glen Powell e Daisy Edgar-Jones, promete ser um dos grandes blockbusters do ano, mostrando uma nova equipe de caçadores de tornados. Veremos.

Um Tira da Pesada

Não deixe de assistir:

Por falar em continuações tardias que serão lançadas em 2024, este ano teremos a volta do policial mais icônico da cultura pop, o falastrão Axel Foley, personagem que fez a carreira do astro Eddie Murphy. Na verdade, ‘Um Tira da Pesada’ é cria dos anos 80, este ano comemorando seu aniversário de 40 anos de lançamento. Dez anos depois de sua estreia nas telonas, chegava o terceiro filme da franquia, e o único a ser lançado nos anos 90. ‘Um Tira da Pesada 3’ era mais leve e movia a ação em um parque de diversões.

Por anos se falou numa nova continuação e até uma série de TV quase foi lançada. Mas agora finalmente, 30 anos depois da última aparição de Foley nas telonas, o policial de Beverly Hills voltará às telas, desta vez nas telinhas na Netflix, para o seu tão aguardado novo filme, com Eddie Murphy protagonizando e grande parte do elenco original.

Romy e Michele

Talvez você não conheça essa comédia cult de 1997, em especial se você for um fã de cinema mais novo. Acontece que mesmo os que viveram na época podem ter esquecido deste longa, que fez um sucesso moderado, e viveria para se tornar cult graças às locadoras e exibições na TV aberta. A moral desta comédia de grande coração é aceitar quem somos verdadeiramente, e ser fiel à nossa essência, mesmo que soe estranho socialmente. Na trama, duas amigas loiras que não eram as mais populares do colégio, aceitam ir à reunião de 10 anos de formatura.

O problema é que a vidas delas não é tão especial quanto gostariam. Assim, a dupla resolve forjar uma vida mais emocionante e bem-sucedida, a fim de impressionar os colegas. ‘Romy e Michele’ resolveu apostar no carisma e na química de Mira Sorvino (que estava em alta na época, tendo acabado de levar um Oscar para casa – por ‘Poderosa Afrodite’) e Lisa Kudrow, que brilhava no auge da série ‘Friends’. Recentemente foi anunciado que ‘Romy e Michele’ irá ganhar uma continuação, 27 anos depois de seu primeiro filme.

Abracadabra

Outro sucesso cult dos anos 90, esse mirado para toda a família e um público mais infantil. Perfeito para exibições no dia das bruxas, ‘Abacadabra’ não foi exatamente um enorme sucesso quando foi lançado em 1993; mas ao longo de todos esses anos foi ganhando cada vez mais apreciadores, que faziam campanha para uma tão aguardada sequência.

Na trama do original, três irmãs bruxas da idade média despertam no “presente” de 1993, e atormentam uma pequena cidade no halloween. É claro que o terror aqui é de mentirinha, perfeito para o trio Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy se divertir muito com suas caricatas performances. Já na era dos streamings, a Disney finalmente tirou do papel a tão aguardada continuação, 29 anos depois. E dizem que não será a última, pois um terceiro filme é planejado.

Mudança de Hábito 

Por falar em produções queridas da Disney em live-action, no mesmo ano em que ‘Abracadabra’ era lançado e se tornava uma pedida perfeita para o halloween; saía nos cinemas a continuação do sucesso inesquecível ‘Mudança de Hábito’, filme pelo qual Whoopi Goldberg para sempre seria lembrada. Por coincidência, o projeto foi pensado originalmente para Bette Midler. Na trama, uma cantora de cabaré presencia um assassinato da máfia e precisa aderir ao programa de proteção às testemunhas, sendo relocada em um convento, assumindo a identidade de uma freira.

Logo no ano seguinte chegava a continuação, que levava a protagonista a ensinar em um colégio para jovens de classes desfavorecidas. Agora, seguindo os passos de ‘Abracadabra’, um terceiro ‘Mudança de Hábito’ é planejado para o lançamento na Disney+, 31 anos depois da última aparição da enérgica Dolores nas telonas.

Debi & Lóide

Uma das comédias mais icônicas dos anos 90, e também uma das mais bem-sucedidas financeiramente e de crítica, ‘Debi & Lóide’ transformou Jim Carrey em um astro absoluto naquela década, e abriu portas para o humor para lá de incorreto dos realizadores, os irmãos Farrelly – que depois aprontariam com ‘Quem Vai Ficar com Mary?’. Ainda hoje, ‘Debi & Lóide’ possui sua legião de culto.

Porém, o longa, assim como tantos outros, demonstram que certas fórmulas não podem ser replicadas, ainda mais com o passar das décadas. A primeira sequência (ou melhor, pré-sequência) foi lançada em 2003, contando a juventude dos amigos. E foi solenemente ignorada, sem os atores ou realizadores originais. Esses retornaram mesmo 20 anos depois do original para a continuação tardia, que igualmente passou sem ser vista, mesmo com Jim Carrey no elenco. Você lembrava?

Ou Tudo ou Nada

Outra tendência em voga em Hollywood são as continuações de filmes clássicos na forma de séries de TV; tendência essa impulsionada pelo sucesso de ‘Cobra Kai’, que deu sequência ao clássico ‘Karatê Kid’. Outros exemplos são programas como ‘Ash vs. Evil Dead’, ‘A Lenda do Tesouro Perdido’, ‘Ted’, ‘Willow’ e ‘Os Mighty Ducks – Nós Somos os Campeões’.  Uma das mais recentes foi a continuação do sucesso cult britânico ‘Ou Tudo ou Nada’, de 1997.

Indicado aos Oscar de melhor filme, roteiro, direção e vencedor de melhor trilha, o longa conta a história de operário desempregados de uma pequena cidade no interior da Inglaterra, que se reinventam como strippers masculinos. Ano passado, 26 anos depois do original, uma minissérie continuou a história em 8 episódios, contando com as voltas de Robert Carlyle e Mark Addy como protagonistas, no Brasil conhecido como ‘Ou Tudo ou Nada de Novo’.

Trainspotting – Sem Limites

Por falar em filmes britânicos cult que fizeram um enorme sucesso, ‘Trainspotting’ é definitivamente um dos longas mais adorados dos anos 90. Cult por excelência, o filme escreveu os nomes do diretor Danny Boyle e do ator Ewan McGregor no mapa do cinema mundial. Um dos filmes definitivos sobre o tema das drogas, a obra aposta na criatividade ao narrar a história de um grupo de jovens amigos sem muitas aspirações, que passam seus dias usando drogas, bebendo, brigando e tentando se divertir em Edimburgo na Escócia.

O longa guarda algumas das cenas mais pesadas do cinema, como a do bebê. 21 anos depois do original, de forma totalmente inesperada, ‘Trainspotting’ voltou às telonas, de forma mais leve, limpa e sanitária, com o reencontro do grupo de amigos em outra fase de suas vidas.

Jumanji

Fechando a matéria, temos um dos longas mais queridos dos anos 90, que fez parte da infância e adolescência de toda uma geração. Lançado em 1995, o ‘Jumanji’ original, dirigido por Joe Johnston, se tornou um sucesso e demonstrou o que os efeitos especiais poderiam fazer na época, depois de criar os dinossauros de ‘Jurassic Park’ e o homem de mercúrio líquido em ‘O Exterminador do Futuro 2’.

Jumanji’ era o próximo passo na evolução de tais efeitos, criando animais virtuais, em um jogo de tabuleiro insano, intenso e mortal. Ninguém sabe dizer por que uma sequência nunca saiu do papel nos anos 90, mas teria sido muito legal ver Robin Williams retornando ao papel. Em 2014, perdemos o querido Williams.

Três anos depois da morte de Williams, chegava finalmente um reboot da ideia, desta vez trocando o jogo de tabuleiro por um videogame, e impulsionado pelos carismas de Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Karen Gillan. O longa fez quase US$1 bilhão nas bilheterias mundiais, e se tornou tão querido quanto o original, não demorando a tirar uma sequência do papel – lançada em 2019. Onde está o terceiro filme é o que queremos saber?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS